Autor Tópico: [Resolvido]Windows acessando externamento um servidor Linux.  (Lida 2771 vezes)

Offline alessandro.alfa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
[Resolvido]Windows acessando externamento um servidor Linux.
« Online: 29 de Outubro de 2010, 09:19 »
Bom dia gente!!!

  Estou com um problema tenho que disponibilizar um servidor rodando o samba na minha rede interna, para ser acessado por servidores windows na provinientes da rede publica (internet).

  O cenário é o seguinte.

  Tenho dentro de minha rede um servidor linux rodando o samba, mas em minha rede eu tenho também um outro servidor  linux que compartilha a internet fazendo nat para a minha rede, ou seja o meu servidor samba não esta direto na internet, ele esta atrás de um gateway linux. Quando eu tento acessar o servidor samba através do \\ipinternodosamba das estações windows que estão em minha rede interna, consigo sem problema algum, pois os usuários já estão cadastrados. A questão é que quando tento acessar externa através de servidores windows (\\ipexternodarede) "que estão em ips válidos" não consigo ter acesso, mesmo usando os usuários cadastrados no samba. Até visualizo a pasta mas não tenho acesso pois não aceita a autênticação.

Uso a seguinta regra no servidor de internet/gateway para o encaminhamento de portas

iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 137 -j DNAT --to-destination ipinterno:137
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 138 -j DNAT --to-destination ipinterno:138
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 139 -j DNAT --to-destination ipinterno:139
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 445 -j DNAT --to-destination ipinterno:445

sendo que eth0 é o adaptador externo e estas portas foram as que eu encontrei em minhas pesquisas.

Alguém já passou por isso e/ou teria alguma sugetão de como resolver isso?

Fico no aguardo comunidade amiga.

    
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2010, 17:09 por alessandro.alfa »

Offline Juuuh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Windows acessando externamento um servidor Linux.
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2010, 10:38 »
vc já tentou visualizar os logs pra ver se tem alguma outra porta em específica bloqueando quando tenta o acesso externo?
ou até mesmo pra ver se no log está bloqueando algum acesso externo?

Offline alessandro.alfa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Windows acessando externamento um servidor Linux.
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2010, 11:40 »
eu estou usando o wireshark para acompanhar mas ele mostra apenas a 445 sendo utilizada.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Windows acessando externamento um servidor Linux.
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2010, 13:10 »
A rede windows foi criada pra que isso não funcione. Não adianta tentar, isso não vai funcionar desse jeito.

Vc quer disponibilizar acesso a arquivos pra outras redes? Crie VPNs pras redes de destino. Pra internet, direto, não rola --- nem no próprio windows.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alessandro.alfa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Windows acessando externamento um servidor Linux.
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2010, 17:11 »
Na verdade a minha configuração já estava funcionando, é que eu estava tentando acessar a partir do xp e 2k3, realmente não funcionou. Mas quando usei o Seven e 2008 foi belezinha.

É isto ai gente funciona!!!