Autor Tópico: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10  (Lida 71665 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #60 Online: 02 de Dezembro de 2010, 10:25 »
Citar
Instalei o pacote resolvconf como o zekkerj sugeriu mas não mudou nada.
Não basta instalar, é preciso configurá-lo...

Edite o arquivo /etc/resolvconf/resolv.conf.d/base e coloque lá as linhas "nameserver" que vc deseja usar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #61 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:16 »
Vejam o e-mail que recebi do suporte do Modem Onda.

Boa tarde,
 
O modem MSA110 UP, foi lançado esse ano no mês de agosto aqui no Brasil.
 
Referente a compatibilidade: o modem MSA110 UP da operadora TIM não é compatível com o sistema operacional LINUX.
 
O modem modelo MSA110 UP da operadora VIVO, é compatível com o sistema LINUX, devido a uma parceria.
Versões compatíveis: Ubuntu v7.x/Ubuntu v8.x/Ubuntu v9, Fedora v8 e Mandriva 2009.


É ou não é um absurdo?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #62 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:23 »
Citar
Referente a compatibilidade: o modem MSA110 UP da operadora TIM não é compatível com o sistema operacional LINUX.
Experimente ligar pra lá e falar que usa outro modem --- invente um, por exemplo --- pra ver qual é a resposta deles.

"o modem xxxzzy foo-bar da operadora TIM não é compatível com o sistema operacional LINUX". É resposta padrão deles.

Aconteceu comigo outro dia, meu chip queimou, fui ligar pra saber o que fazer, eles perguntaram qual a versão do SO.

"Linux Ubuntu 10.04".

"Senhor, esse modem não funciona em Linux".

"Funciona desde fevereiro de 2010, quando eu o comprei. Só quero saber como faço pra trocar o chip, obrigado".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galafuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #63 Online: 02 de Dezembro de 2010, 20:53 »
Citar
Instalei o pacote resolvconf como o zekkerj sugeriu mas não mudou nada.
Não basta instalar, é preciso configurá-lo...

Edite o arquivo /etc/resolvconf/resolv.conf.d/base e coloque lá as linhas "nameserver" que vc deseja usar.

Fiz isso, mas o problema continua o mesmo. Alguma outra idéia?

Grato

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #64 Online: 02 de Dezembro de 2010, 23:06 »
pode mostrar o conteúdo do arquivo /etc/resolv.conf após a conexão?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galafuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #65 Online: 03 de Dezembro de 2010, 22:24 »
Está funcionando! Não sei o que foi que fez a diferença, mas agora está conectando direto com o DNS certo sempre! Talvez fosse só uma questão de reiniciar o sistema, apesar de que eu tenho quase certeza de que tinha reiniciado o sistema depois de adicionar os nameservers no arquivo base.

Muito obrigado pela ajuda Zekkerj!

Segue o conteúdo do meu /etc/resolv.conf depois de conectar

# Dynamic resolv.conf(5) file for glibc resolver(3) generated by resolvconf(8)
#     DO NOT EDIT THIS FILE BY HAND -- YOUR CHANGES WILL BE OVERWRITTEN
nameserver 189.40.238.6
nameserver 189.40.238.7
nameserver 189.40.224.5

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #66 Online: 04 de Dezembro de 2010, 01:23 »
galafuz, oq vc fez pra funcionar exatamente?

Seu modem é o ONDA MSA110UP da TIM?

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #67 Online: 04 de Dezembro de 2010, 01:33 »
Cálcio, estava agora passando no tópico de outro colega e lembrei de uma coisa que pode fazer a diferença. Eu cheguei a te pedir pra fazer algum procedimento com o módulo "usbserial"?

Algo como um "modprobe usbserial -product blablabla"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #68 Online: 04 de Dezembro de 2010, 20:06 »
Acho que não...

Offline galafuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #69 Online: 04 de Dezembro de 2010, 20:34 »
Cálcio, meu modem é exatamente o mesmo, com plano da TIM. Segui as instruções deste link:
http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/bb/viewtopic.php?t=542
 
Basicamente, foi instalar o usb_modeswitch e o wvdial e usar as configurações do wvdil.conf que tão nesse post, mudando o dispositivo para /dev/ttyUSB3

A partir daí ele já estava conectando, mas só muito raramente encontrava os servidores DNS corretos e por isso eu não conseguia navegar. Instalei o resolvconf e editei o arquivo como recomendado pelo zekkerj, e ele passou a encontrar os servidores corretos.

O detalhe bizarro é que ainda não é sempre que ele encontra os servidores corretos, as vezes ainda conecta com os servidores errados e eu tenho que desconectar e reconectar. Mas a frequencia com que ele encontra os servidores certos aumentou bastante. Alias, os servidores com os quais ele conecta nem são aqueles que coloquei no arquivo base, o que me leva a crer que é o próprio modem que, sabe-se lá como, passou a encontrar os servidores certos.

Enfim, espero que te ajude a fazer esse modem funcionar ai no seu sistema.

Offline vfarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #70 Online: 10 de Dezembro de 2010, 21:41 »
Amigos, afinal este tópico está resolvido? Li, implementei tudo o que foi dito e nada. Só não consegui instalar os pacotes "usb-modeswitch" e "usb-modeswitch-data" mais recentes, da forma como o arquivo README do programa orientava, mesmo tendo todos os pré-requisitos necessários. Que droga é essa? É o meu sistema? Baixei o Ubuntu 10.10, confirmei a qualidade dos arquivos baixados, instalei o sistema, tudo funciona muito bem mas com a praga desse modem dá tudo errado. Porque acontece isso no Linux. O Galafuz disse que tinha conectado mas não soube dizer os passos efetuados, com certeza. O que ele fez? Cadê a solução? Aí é lasca. Ficamos chupando o dedo. Instalei o Windows Vista em uma das partições do meu micro de testes só para testar o modem. Assim que pluguei o desgraçado ele já foi identificado. Instalei os drivers e rolou legal. Alguns fabricantes são simplesmente uns babacas quando não se aperceberam ainda que o Linux está sendo cada vez mais usado.  Desculpem o desabafo mas faz mais de vinte dias que tento configurar a desgraça desse modem. Estressei. Desculpem-me mais uma vez.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2010, 22:16 por vfarias »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #71 Online: 10 de Dezembro de 2010, 22:22 »
vfarias,

Este topico é para o 9.10.

Veja seu proprio tópico => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76170.msg424426.html#msg424426

Tem respostas do zekkerj lá

Offline vfarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #72 Online: 11 de Dezembro de 2010, 06:46 »
Caro Tota, o meu tópico empacou. Forneci algumas informações solicitadas por alguns colegas mas não obtive a continuidade que desejava.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #73 Online: 30 de Dezembro de 2010, 23:58 »
E então, Cálcio, conseguiu resolver seu problema?  Cara, eu consegui fazer essa budega funcionar.  Foi facinho, levou só umas 10 horas.  :P :P :P
Meu caso foi o seguinte:
Como eu moro mal, num prédio velinho que não tem nem velox nem outro tipo de cabeamento, eu ponderei muito antes de assinar o 3G da tim.  Pesquisei, vi em fóruns e me preparei para contratar um serviço mediano que serviria pelo menos para poder checar e-mails e navegar sem baixar nada de importante.
Ontem eu finalmente assinei o plano, peguei uma promoçãozinha e ganhei o famigerado MSA11OUP de graça.  Acho que valeu a pena.  Instalei ontem mesmo no windows e já conectou de boa com uma boa velocidade e tal.  Eis que então fica sempre aquela maldita pulguinha atrás da orelha:  será que tem como funcionar no ubuntu?
Hoje eu tirei o dia somente para brincar com ele no linux.  Meu tutorial base foi esse aqui:

http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?pid=18040#p18040

E então tome-lhe bootar no windows, baixar um pacote, bootar linux, tentar instalar o pacote e descobrir que ele depende de uma pá de outras coisas.  Ossos do ofício... hehehe

Enfim, quando finalmente consegui instalar o wvdial e o usb_modeswitch me deparei com os erros que vc encontrou.  E tome-lhe pesquisar mais tutoriais e foruns por aí.  Esses daqui me foram muito úteis:

http://tux-n00b.blogspot.com/2009/05/huawei-ec168c-on-ubuntu-804-hardy-heron.html
http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/bb/viewtopic.php?t=542&postdays=0&postorder=asc&start=0

Bom, basicamente o que me aconteceu foi o seguinte:

Depois de executar o usb_modeswitch eu via com o lsusb que o dispositivo usb havia realmente mudado, mas não de 2000 para 0037, e sim para 0091.  Eu não entendi exatamente pq isso, mas enfim, eu percebi também que ele não entrava como USB, mas sim como SCSI.  Com isso ele não criava o dispositivo ttyUSB para ser utilizado pelo wvdial.

Então depois de executar o usb_modeswitch era preciso ainda dar um modprobe pro usb.  Eu fiz como esse tópico aqui explica:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=46242.msg273547#msg273547

Mas ali o comando do modprobe tá apontando para um outro tipo de modem, o 0037.  Eu rodei esse comando para o tipo que o meu foi identificado, 0091:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x0091
Depois disso eu conferi os ttys e vi que apareceram os quatro para usb: ttyUSB0, ttyUSB1, ttyUSB2, ttyUSB3.  Tudo que eu fiz foi editar o wvdial.conf e testar um de cada vez.  O meu acabou funcionando no 3 mesmo.  Daí então o wvdial conectou normalmente, sem nenhum problema.

Então, resumindo a ópera, eu criei um scrpit para conexão, que ficou assim:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
sudo usb_modeswitch -c /etc/usb_modeswitch.d/19d2\:2000

sudo modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x0091

sudo wvdial tim

Meu wvdial.conf ficou assim:

Código: [Selecionar]
[Dialer tim]
Modem = /dev/ttyUSB3
ISDN = 0
Baud = 460800
Init = ATZ
Init2 = AT+CGDCONT=1,"IP","tim.br"
Phone = *99#
Dial Command = ATD
Ask Password = 0
Password = tim
Username = tim
Stupid mode = 1

Bom, não sei se vc já tentou isso antes, mas só para constar que não é falta de suporte do linux para esse modelo de modem.  Assim como outro colega anteriormente postou, ele funciona numa boa.

E em relação à qualidade e velocidade, eu realmente me surpeendi com a Tim.  Imaginei que o serviço seria precário mas não, o sinal onde moro é bom e a velocidade é realmente boa.  Só estou apreensivo mesmo é quanto a limitação, contratei um plano de 60 horas mensais.  E também a franquia, depois de 1Gb de download a velocidade cai drasticamente.
Bom, avise se minha dica deu algum resultado.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Configura o modem movel ONDA MSA110UP da TIM no ubuntu 9.10
« Resposta #74 Online: 31 de Dezembro de 2010, 00:28 »
Só mais um detalhezinho que percebi dos seus logs, esse erro aqui no TimWeb3:

pc@pc-desktop:~$ sudo wvdial TimWeb3
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: AT +CFUN=0
AT +CFUN=0
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1
ATQ0 V1 E1
OK
--> Sending: AT +FCLASS=0
AT +FCLASS=0
OK
--> Sending: AT+CGDCONT=1,"IP","www.tim.com.br"
AT+CGDCONT=1,"IP","www.tim.com.br"
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATDT*99***1#
--> Waiting for carrier.
ATDT*99***1#
ERROR
--> Invalid dial command.
--> Disconnecting at Mon Nov 29 19:37:12 2010

Tava dando pra mim também.  Pesquisando eu descobri que é por causa do endereço que ele tá discando, www.tim.com.br.  Mudei o meu wvdial para tim.br e passou a conectar normal.  Dá uma olhada na minha resposta anterior e veja se essa configuração funciona pra vc também.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.