Autor Tópico: Comandos para gerir DHCP e as sessões  (Lida 6280 vezes)

Offline ivan.costajr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Comandos para gerir DHCP e as sessões
« Online: 12 de Novembro de 2010, 17:39 »
Amigos,

Antes de tudo, agradeço muito a ajuda e o tempo de vocês.

Há dois anos tenho um servidor rodando Ubuntu Server na empresa onde trabalho. Foi instalado e configurado por mim mesmo. Tem serviços de MySQL, DHCP, Apache e Samba. Tudo funcionando. Quando atualizei, agora para o 10.04 LTS, notei que as máquinas, configuradas para o range de IP dinâmico estavam sempre com os mesmos IP e que o número de IP não está se renovando, está sempre crescendo.

Tenho 20 máquina com IP fixo e mais 20 com IP dinâmico. Além disso, vários funcionários e clientes trazem, eventualmente, seus computadores portáveis. Sempre pensei que nunca usaria muitos IP, mas noto que as máquinas estão ganhado o IP 232, 233.. Como se o DHCP não tivesse renovando os IP e aproveitando os IP livres.

Para piorar não sei, pois nunca precisei saber, os comandos para listar as sessões ativas do DHCP ou mesmo derrubar um determinado IP. Já fucei pela Internet, mas não acho esses comandos, podem me indicar um site ou mesmo um livro?

Não queria colocar um gerenciador gráfico no servidor, prefiro (sempre) continuar apenas no terminal.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comandos para gerir DHCP e as sessões
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2010, 19:16 »
Oi ivan.

Não me lembro de nenhum aplicativo, gráfico ou texto, pra gerir os leases do DHCP. Talvez o webmin o faça, apesar da integração dele com o Ubuntu não ser lá das melhores.

Quando tenho problemas com o DHCP, costumo me fiar nos logs do sistema; um "tail -F /var/log/syslog | grep -i dhcp" mostra tudo que o DHCP está fazendo, em termos de comunicação.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mrcmarcelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Comandos para gerir DHCP e as sessões
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2010, 22:42 »
da uma olhada na configuração do dhcpd.conf para ver o tempo que um determinado ip fica para um pc

Offline warlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
    • warlinux.blogspot.com
Re: Comandos para gerir DHCP e as sessões
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2010, 13:52 »
Ao meu ver o servidor de DHCP está trabalhando corretamente, pois ele está alocando os IPs
em uma faixa que você mesmo especificou no arquivo de configuração.

O que está acontecendo é que ele grava os IPs usados pelas máquinas, no arquivo /var/lib/dhcp3/dhcpd.leases
digamos que seria um cache, enquanto não completar as faixas de IP que foi especificado ele vai atribuindo um IP novo
para uma máquina nova na rede, quando encher essa faixa de IP, ele irá verificar os IPs que não estão sendo utilizados
e aí ele começa a distribuir os IPs alternadamente.

Nesse arquivo você pode verificar para qual MAC foi atribuido cada IP, e qual o tempo de release do IP para esse MAC.
você pode inclusive se quiser, deletar as entradas das máquinas antigas, reiniciar o servidor de DHCP e aí ele começara
a distribuir os IPs de numeração baixa novamente.

Bom acho que é isso, espero não ter confudido mais.

Mande noticias, abraços !!!
"O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Tutorial de instalação Debian Netinstall
http://warlinux.blogspot.com

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comandos para gerir DHCP e as sessões
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2010, 14:22 »
Citar
enquanto não completar as faixas de IP que foi especificado ele vai atribuindo um IP novo
para uma máquina nova na rede,
Não é assim não, warlinux. Quando a estação inicia, se ela vê que a última concessão que recebeu ainda é válida, ela tenta renovar essa concessão. O mesmo procedimento é feito pelo servidor dhcpd, se ele vê que a máquina tem uma concessão válida ele a renova, em vez de alocar um endereço novo.

Talvez a questão esteja no prazo estipulado pras concessões. Se estiver muito curto, as máquinas podem estar perdendo as concessões enquanto estão desligadas. Procure colocar o prazo das concessões em 24 horas (86400 s).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline warlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
    • warlinux.blogspot.com
Re: Comandos para gerir DHCP e as sessões
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2010, 15:26 »
Citar
se ela vê que a última concessão que recebeu ainda é válida, ela tenta renovar essa concessão. O mesmo procedimento é feito pelo servidor dhcpd, se ele vê que a máquina tem uma concessão válida ele a renova, em vez de alocar um endereço novo.

Foi o que tentei explicar, parece que acabei complicando a explicação, srsrs, o novo IP seria apenas para as máquinas novas que nunca pegaram IP na rede.

Abraços !!!
"O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Tutorial de instalação Debian Netinstall
http://warlinux.blogspot.com