Autor Tópico: Taxa de rede gigabit está correta? - Resolvido!  (Lida 22359 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Taxa de rede gigabit está correta?
« Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2010, 08:10 »
Não é bem pirado por velocidade Andreson, é inconformado com essas configurações padrões que estão muito abaixo do que o sistema pode render!

No caso aqui da rede gigabit é que achei que as taxas de velocidade seriam mais altas por padrão do que os 32MB/s que tinha quando liguei ela aqui sem alterar nada na primeira vez!

Na rede 10/100 já consegui tirar tudo o que podia!  Não passa dos 11MB/s travado! Como estou cada vez mais sendo um "devorador de dados"  :) , tava ficando lento demais trasnferir essa massa toda de dados para o servidor de arquivos!  Daí me falaram, olha, tem a rede gigabit, ela pode te entregar mais de 100MB/s!  Tá tudo bem, que ótimo eu pensei!  Mas o "buraco" é bem mais embaixo do que eu pensava!

Aí você começa a ler e pesquisar e vê que o lance dos 100MB/s não é tão simples assim!  Você descobre que tem que mexer nos arquivos que configuram essa bagaça! E o engraçado é que tem vários arquivos de configurações e documentações sobre esses arquivos, que tem mandam usar como está! Ou seja, na configuração padrão! Agora esse filme de usar tudo na configuração padrão eu já vejo faz tempo! Não é de hoje isso!

Já vi que tem com ser muito mais rápido do que estou agora, mas tem que gastar muito mais do que eu gastei! Daí o custo/benefício para uma rede doméstica não fica viável, isso pra mim né!

O investimento foi baixo comparado ao ganho de desempenho que tive. Pra ter mais desempenho do que isso, teria que gastar uma fortuna em Switch, placa mãe e placa de rede!  Dá estrutura que já tinha com os 11MB/s eu gastei a mais cerca de R$ 350,00 para ter os 51MB/s que tenho agora! Eu comprei um Switch, duas placas de rede Gigabit PCI e 10 metros de cabo CAT6!

Então estou com uma rede 4,6 vezes mais rápida do que antes gastando pouco. O problema é que para ter ela com dobro dessa velocidade, eu teria que vender um rim!  ;D
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Taxa de rede gigabit está correta?
« Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2010, 01:56 »
Então estou com uma rede 4,6 vezes mais rápida do que antes gastando pouco. O problema é que para ter ela com dobro dessa velocidade, eu teria que vender um rim!  ;D
Cuidado para não infeccionar ok?
he, compreendo e estou começando a "entrar" nesta área.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Taxa de rede gigabit está correta?
« Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2010, 20:08 »
E aí galera! Venho trazer a vocês mais um capítulo desta saga da minha rede gigabit doméstica!

E com mistérios que só a informática trás pra vocês!

Vamos ao resumo da ópera!

Chegaram os Patch cords CAT6 Furukawa de fábrica, homologados, testados, juramentados e lavrados em cartórios!

Pois bem, fui ao testes para comparar com a minha gambiarra de cabos avulsos cat6 (também furukawa) mas com conectores cat5, portanto, um filho bastardo que não conseguiria os títulos do seu irmão de sangue azul vindo de fábrica!

O cat6 de fábrica realmente é imponente, conectores com acabamento primoroso, realmente você sente que a conexão é bem mais firme na placa de rede com ele, não deixa ele dobrar junto ao conector RJ45. Segundo o fabricante tem ouro de vários kilates que te mordem! Percebi que a trama dele  no conector é em zig-zag em quanto o conector do cat5 vem tudo "parelho"!

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas vamos ao testes práticos, a os resultados foram...

A navegação dentro do samba no servidor ficou visivelmente mais rápida com os novos cabos sangue azul, a montagem dos ícones de fotos e filmes parecem que estão no HD principal e não em rede!  

Na transferência de arquivos  é que tive surpresas!

Nas taxas servidor - PC, aumentou em média 2 MB/s!  Lutava para ficar em 40MB/s agora fica estável em 42MB/s!  
Nas taxas PC - servidor caíram espantosos 8 MB/s!  Ficava estável em 50MB/s em imagens ISO de 4.4GB, agora não passa dos 42MB/s!
Nas transferências simultâneas não modificou a velocidade total, mas as taxas se equilibram bem mais rápido com os novos cabos!

E agora, alguém sabe me explicar o motivo da queda de desempenho no PC - servidor só por conta dos cabos?




 
« Última modificação: 15 de Novembro de 2010, 19:05 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Taxa de rede gigabit está correta?
« Resposta #18 Online: 16 de Novembro de 2010, 14:45 »
Como vc fez esses testes?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Taxa de rede gigabit está correta?
« Resposta #19 Online: 17 de Novembro de 2010, 02:41 »
Como vc fez esses testes?

Pois é! Como eu fiz esses testes....    ::) ::) ::)

Eu achei o motivo da queda de desempenho!

Como tenho 5 HDs no PC principal, acabei fazendo o primeiro teste logo de cara com o HD mais lento!

Assim confirma um artigo que li do Tom's Hardware onde os discos rígidos são os maiores responsáveis pela queda de desempenho da rede gigabit! Para quem se interessar o artigo com 9 páginas é esse aqui: http://www.tomshardware.com/reviews/gigabit-ethernet-bandwidth,2321.html

Tava muito irado com essa queda de desempenho tão grande sem motivo aparente!  Perguntei pra mais gente que trabalha na área e ninguém sabia o que dizer! Daí saí testando cabos CAT6 puro, CAT6 bastardo, CAT5e e CAT5!  Logo de cara eu coloquei o cabo puro sangue apenas entre o PC - Switch!  E não é que a velocidade tinha voltado ao normal?

Fiquei ainda mais invocado! Daí comecei a testar as transferências com os diferentes HDs do PC! Daí aconteceu o mesmo resultado que postei acima!

O HD com Journal externo consegue manter taxas médias altas e por muito tempo!  Mas para minha surpresa, foi o HD mais velho, o de 500GB da Seagate, que consegue as taxas mais altas do PC para o servidor! Nem quero quebrar muito a cabeça sabendo o motivo disso também! De qualquer forma achei muita gente mais louca do que eu, tem cara que faz cálculos das porcentagens em que cada ponto da rede perde em desempenho! Hehehehhe

Eu estou dando esse tópico como resolvido!

Para um desempenho próximo as taxas nominais da rede gigabit, só precisaria trocar:

- Um Switch mais caro, realmente "tora", 6 vezes mais caro do que o meu atual!
- Placas de rede do servidor e do PC  ligadas ao barramento PCI-Express (obviamente todas Gigabit)! O que me obrigaria a comprar uma placa mãe para servidor de verdade quase 10 vezes mais cara do que a placa atual usada no meu servidor caseiro!
- HDs em RAID 0 com 10000 rpm a 15000rpm! Sem falar claro na opção dos SSDs! E isso tudo nas duas pontas da rede!!!!  Esse aí é o principal gargalo! Só de pensar nessas configurações o bolso já infartou!

Por essas e por outras, minha rede doméstica está ótima como está no momento!  







« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 02:46 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2