Autor Tópico: O logo do ubuntu congela com ATI HD 4870 e o sistema não inicia.  (Lida 6641 vezes)

Offline artech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
O logo do ubuntu congela com ATI HD 4870 e o sistema não inicia.
« Online: 30 de Outubro de 2010, 19:45 »
Boas noites. Tenho tentado instalar a minha placa gráfica Ati Hd4870 já há algum tempo e seja pela forma automática a partir do menu "controladores de hardware" ou sacando os drivers da página da Ati, instalando-os manualmente depois, o resultado é sempre o mesmo. Quando reinicio o computador a seguir à instalação dos drivers do proprietário a imagem com o logótipo do Ubuntu aparece com uma resolução por volta dos 640x480 e fica ali congelada. As ventoinhas passado 2 minutos mais ou menos ficam a trabalhar a menor rotação. O num lock como não liga nem desliga, penso que é sinal que não vale a pena esperar mais e tenho que reiniciar o Computador através do ctrl + alt + prnt scrn + reisub para depois entrar em modo de segurança e desactivar os drivers de proprietário. Isto passa-se com mais alguém? Alguém sabe o que é preciso fazer para meter isto a funcionar? É que sem os recursos gráficos não vale a pena usar linux. O meu sistema é composto por esta pláca gráfica + mb: Asus m2a-vm hdmi (Ati radeon x1250 integrada) + pc: amd 4000+
Se souberem de alguma coisa acerca disto respondam se faz favor.
Abraço e obrigado.

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: O logo do ubuntu congela com ATI HD 4870 e o sistema não inicia.
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2010, 00:27 »
Amigo, de um saque nesse link e veja se te ajuda:

https://wiki.ubuntu.com/X/Troubleshooting/FglrxInteferesWithRadeonDriver


Offline artech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: O logo do ubuntu congela com ATI HD 4870 e o sistema não inicia.
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2010, 14:51 »
Obrigado, mas o problema contínua.

Offline lnxluisfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: O logo do ubuntu congela com ATI HD 4870 e o sistema não inicia.
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2010, 16:49 »
Eu estou com um laptop envy15 1050nr (um corei7 com ATI Mobility Radeon HD 4830)

Assim que peguei o laptop atualizei a bios para a versão mais recente disponível.

Já tentei de tudo...ir para a 10.10, voltei para as versões 8.04, 9.04, 9.10...(na 9.10 tinha hora que o laptop funcionava, tinha hora que não).

Segui todos os tutoriais que eu encontrei pela net...inclusive essa que é bem completo http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu

Na maioria dos casos a tela do boot trava (as vezes fica preta, as vezes eu consigo uma tela roxa no 10.04). Já tentei instalar kernel mais novo, habilitar ppas...e nada.

Foi a unica vez que eu fiquei muito frustrado com o ubuntu.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Ubuntu Linux 10.10

Offline artech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil

Offline artech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: O logo do ubuntu congela com ATI HD 4870 e o sistema não inicia.
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 00:36 »
Ainda não consegui resolver nada. Sempre que instalo os drivers oficiais da ati o ubuntu nem arranca. brrrrrrrr... queria meter isto a funcionar mas não está nada fácil. Isto de instalar os drivers e em seguida nem dar para iniciar o SO já aconteceu a alguém?

Offline feliperamone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: O logo do ubuntu congela com ATI HD 4870 e o sistema não inicia.
« Resposta #7 Online: 23 de MAR?O de 2011, 10:46 »
Está acontecendo também comigo, numa ATI HD 6970. Instalando os drivers pelo Ubuntu ou baixando da ATI a versão 11.2, não adianta.

Depois que instalo o driver, o sistema não dá boot. Depois de aparecer o logo, fica em tela preta.
Estou utilizando o Ubuntu 10.10. Como eu não tinha usado esta versão do Ubuntu ainda e nunca tive placa da ATI antes, nunca tinha acontecido comigo.

Estou tentando neste momento o procedimento q encontrei em http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1695147.
Depois eu aviso aqui se deu certo ou não.

[]'s

Offline feliperamone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: O logo do ubuntu congela com ATI HD 4870 e o sistema não inicia.
« Resposta #8 Online: 23 de MAR?O de 2011, 10:55 »
Consegui!!!

O procedimento foi o seguinte:

su
apt-get install libqtgui4
wget http://www2.ati.com/drivers/linux/ati-driver-installer-11-2-x86.x86_64.run
apt-get install dkms
sh ati-driver-installer-11-2-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/maverick
dpkg -i *.deb
aticonfig --initial

No comando dpkg -i *.deb, da primeira vez que tentei, deu um erro parecido falando sobre fglrx. Tentei fazer o aticonfig e não consegui.
Depois de uns 2 minutos, tentei novamente o dpkg -i *.deb e funcionou. E depois o aticonfig --initial também funcionou.

Rebootei e agora estou usando minha HD6970 no Ubuntu 10.10 x64 normalmente, em 1920x1080 com driver da ATI.

Isto tinha me custado mais de 3 formatações e reinstalações até conseguir.
Retirado do post http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1695147 do usuário SkyHiRider.

Espero ter ajudado.

[]'s

Offline feliperamone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Instalação alternativa do driver ATI no Ubuntu 11.04 Natty
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2011, 22:52 »
Atualizei para o Ubuntu 11.04 e logo após instalar o driver de vídeo que o sistema sugere, ele ficou instável.

Formatei e instalei novamente o Ubuntu e para instalar o driver fiz o seguinte:

Antes de tudo, foi importante atualizar os repositórios, pois não estava achando o libqtgui4.

su
(ou sudo antes de todos os comandos, caso você não tenha liberado seu su)
apt-get install libqtgui4
wget http://www2.ati.com/drivers/linux/ati-driver-installer-11-4-x86.x86_64.run
apt-get install dkms
sh ati-driver-installer-11-2-x86.x86_64.run
(seguir instruções de instalação padrão nas perguntas que serão feitas, a primeira é a opção 1 e depois tudo Y)
aticonfig --initial

Não entendi o porque nesta versão do Ubuntu, ao arrastar a janela, fica com impressão de que não há aceleração de hardware, igual quando vc arrasta uma janela no Windows sem o driver instalado.
Isto acontece tanto com o driver instalado de forma padrão (pelo aviso de habilitar drivers proprietários) quanto deste meu modo de instalação.

E alguém sabe onde habilitar os efeitos da área de trabalho?

[]'s

Offline roneyd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: O logo do ubuntu congela com ATI HD 4870 e o sistema não inicia.
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2011, 22:01 »
eu tenho uma hd 4870, e ta osso pra ver video, quando eu estou vendo um video no vlc por exemplo, se eu jogar uma janela na frente o video continua na tela na frente nã some, e o menu na frente da janela do mesmo jeito. ta muito complicado isso. quando eu removo o drive isso não acontece, mais o placa fioca com os "clocks no talo" ???
ta osso