Autor Tópico: nao eh windows... realmente!  (Lida 6611 vezes)

Offline edwvb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
nao eh windows... realmente!
« Online: 30 de Outubro de 2010, 19:46 »
Gostaria de saber opiniões e ter orientações de pessoas mais experientes do que eu, no uso do Ubuntu, uso o xp a vários anos, estou cansado dele, nao aguento mais as " atualizaçoes automáticas", que de automaticas num tem nada, so presta pra ver se vç ta com um pirata ou nao debaixo do braço, nele já pus o BRoffice pra nao ter encheçao de saco, não tenho muita experiência com linux, mas estou tentando, dentro de minha capacidade, me deparo com vários problemas que não consigo resolver, mas como dizem, linux não eh windows, que bom, tenho chances e motivos suficientes para continuar tentando a aprender linux, mas acho que a comunidade deveria dar maiores condições de termos pessoas capacitadas em lidar com o linux.

O que gostaria de sugerir, seria, que dentro deste forum, termos cursos on line, para pessoas como eu, que nao sabem nada de linux e desejem aprender, com pessoas que querem nos orientar, me desculpem se alguns acharão que isto seria bobagem, mas eu mesmo estou tentando, em algumas horas por dia, geralmente a noite a procurar um local que me desse essa oportunidade e informaçao, e confesso que talvez por não saber procurar, não estou sendo feliz.

Mas com toda a certeza, não vou abandonar o ubuntu, mas nem que chova canivete aberto, tenho dual boot aqui em meu pc e já fazem dias que não sei o que eh XP, graças a Deus, kkk, e viva o Linux para todos, digo Ubuntu, abraços a todos!


Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2010, 21:28 »
Colega, aqui no fórum tem muita coisa explicativa e simples na seção para iniciantes, é só pesquisar, existe também o amigo Google só para Linux.
Eu comecei a usar Ubuntu numa máquina virtual, depois, em dual boot com XP e fui aprendendo e ainda continuo, sempre usei a pesquisa que te indiquei e qualquer coisa que não entenda pode postar aqui no fórum.
Veja: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/board,20.0.html

Boa sorte !
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 21:30 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline filipevix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Linux User: #526205
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2010, 21:45 »
Bem vindo amigo, tem muita gente capacitada pra te ajudar aqui no fórum.O pessoal esta disposto a lhe auxiliar no que for necessário, não tenha dúvida.
já  que você deseja aprender te recomendo um guia bem interessante é o Guia foca Linux, ele é divido em níveis; iniciante ; Intermediário e avançado. Tenho certeza que você aprenderá muito lendo ele. Existe ainda o Ubuntu guia do Iniciante que é muito bom também.
guia foca Linux: www.guiafoca.org
ubuntu guia do Iniciante: http://ubuntuone.com/p/N1V/
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 21:51 por filipevix »
"The Future is Open"

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2010, 22:17 »
Citar
(...) dentro de minha capacidade, me deparo com vários problemas que não consigo resolver (...)
Boas vindas companheiro. Como o pessoal já falou, faça uma pesquisa aqui no fórum ou google sobre os problemas que acontecem ai, mas caso não achando a solução não guarde os problemas pra você, utilize o fórum que tem muita gente disposta a ajudar. Graças a Deus não tive muitos problemas durante minha transição do windows pra cá, e os que apareceram foram resolvidos aqui e hoje com muito orgulho utilizo somente ubuntu.
Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2010, 22:38 »
Ola edwvb, seja bem vindo³ ao nosso forum, tem algumas video aulas aqui se desejar;

http://www.4shared.com/dir/cAvFWaVl/videos.html

http://www.miroguide.com/search?query=ubuntu&submit=Search&page=1#pg2

E o manual de sobrevivencia;

http://tales.linuxhard.org/documentos/Manual_Sobrevivencia_Linux.pdf

Pesquisa especializada em linux aqui;

http://www.google.com.br/linux

Use a pesquisa do forum, vc provavelmente encontrara alguem com a mesma duvida que a sua.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 23:01 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline edwvb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2010, 22:56 »
o meu problema esta justamente em ouvir no ubuntu, apesar de ter feito ou achar que fiz todas as instalaçoes de plugins, nao estou conseguindo ouvir nem meus mp3, youtube, alias, som existe, so que uma hora funciona outra nao, mais nao funciona do que funciona, vou explicar melhor:

qdo logo no ubuntu, ouço o som, so que muito baixo, fora de rotaçao, e somente em uma caixa de som, se pego um led zeppelin pra escutar, acontece a mesma coisa, o som sai muito baixo, fora de rotação, como se estivesse com rotaçao baixa, hj mesmo fiquei muito contente, apos entrar no xp, fiz algumas coisas nele, reniciei o pc e entrei no ubuntu, pra minha surpresa o som estava rolando normalmente no ubuntu, som estereo, alto, ou seja, fiquei todo faceiro kkk, feliz mesmo, pois curto pra caramba meus rocks e gosto de aprender tudo quando for possivel, entao fui pra ver um tutorial no youtube da vida, vi e ouvi normalmente, precisei sair, desliguei o pc e quando cheguei e entrei novamente direto no ubuntu, que tristeza, nao tinha som algum, olhei em tudo qdo eh lugar, ta tudo normal, volume e tudo o mais, mas nao tem um som bom de escutar, ta baixo e sem conseguir compreender o que sai na caixa de som, o resto to resolvendo aos poucos... como nao conheço linux, ate que to me saindo muito bem, e as dicas que estao me dando, com certeza vou utilizar, quando tiver som sempre que ligar esse negocio, este eh o meu problema, o resto sei como resolver, inclusive via google, que foi o que me ajudou pra caramba.

Quero agradecer a todos que responderam este topico, vlw
Eduardo
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 22:58 por edwvb »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2010, 09:19 »


Faça um teste com o áudio: aplicativos>acessórios>terminal  , digite: gstreamer-properties
Usuário Linux- 449417

Offline alcides.lima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2010, 09:56 »
Amigo,
Meus parabéns por vc ter migrado...Bem vindo!

Minha recomendação é vc fazer como vc fez no windows, com certeza vc nao desfragmentou os hds nas primeiras semanas e nem se preocupou com isso antes de precisar, também não deve ter até hoje usado o netmeeting ou o agendador de tarefas do xp.

No linux é igual. Use apenas o vc precisa, e concentre-se nisso, com o tempo outras necessidades aparecerão e ai é só recorrer aos foruns, amigos, e o bom e velho google. Sempre e somente quando precisar, não se preocupe em se tornar expert em pouco tempo. O bom do linux é justamente se maleável ao seu nivel de interesse e necessidades.

Um abração.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2010, 13:28 »
Ola edwvb, coloque a saida do comando lspci aqui para sabermos qual o seu equipamento. Vc tentou a dica do Ioca? Deixe como servidor padrao o pulse, se nao surtir efeito pode tentar outra configuração.

tente no terminal tbm;

alsamixer   --->(se nao estiver instalado, instale pelo synaptic)


Tente deixar o volume perto do maximo em todos os itens que aparecerao.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline edwvb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2010, 13:55 »
conf. pedido, segue abaixo:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82815 815 Chipset Host Bridge and Memory Controller Hub (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82815 815 Chipset AGP Bridge (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev 02)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801BA ISA Bridge (LPC) (rev 02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801BA IDE U100 Controller (rev 02)
00:1f.2 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB Controller #1 (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801BA/BAM SMBus Controller (rev 02)
00:1f.4 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB Controller #1 (rev 02)
00:1f.5 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801BA/BAM AC'97 Audio Controller (rev 02)
01:08.0 Ethernet controller: Intel Corporation 82801BA/BAM/CA/CAM Ethernet Controller (rev 01)
01:0a.0 Modem: Smart Link Ltd. SmartPCI2800 V.92 PCI Soft DFT (rev 02)
01:0b.0 Multimedia audio controller: Ensoniq 5880B [AudioPCI] (rev 02)
01:0c.0 Ethernet controller: Hangzhou Silan Microelectronics Co., Ltd. RTL8139D [Realtek] PCI 10/100BaseTX ethernet adaptor (rev 01)
02:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 PRO] (rev 01)
02:00.1 Display controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 PRO] (Secondary) (rev 01)

deixei tudo em pulse, a entrada esta saindo nos dois canais, mas saida somente em um canal e o alsamixer tambem esta tudo aumentado.

Offline edwvb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2010, 14:39 »
So para constar, acabei de fazer a experiencia de entrar pelo XP e reinicar no Ubuntu, o som veio normal, sem problemas, mp3, youtube, ou seja, num sei o que ta acontecendo kkkk.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2010, 15:50 »
Ola, so uma pergunta, vc isntalou pelo Wubi?(dentro do Windows)
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline edwvb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2010, 18:21 »
nao, nada mais faço em windows, nao instalo nada, nao uso nada,
so ubuntu, por enquanto,
deixa eu aprender linux que vou procurar a outras distros kkkkkk.

o que posso te dizer:

dual boot ( XP x Ubuntu 9.04 ), nao faço mais nada em XP, so to usando ubuntu agora, mesmo com este probleminha no som, so nao quero ter que entrar no xp, sair e entrar no linux pra ter as coisas em ordem, se nao fosse esse problema... deixava o windows de vez.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2010, 18:30 »
Ola o modem de internet discada esta isntalado la nos drivers de hardware? se estiver instalado tente desinstalar e reinicie.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline edwvb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: nao eh windows... realmente!
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2010, 19:05 »
desinstalei o que vç me pediu, platao, mas num to entendo ainda o que ta acontecendo, desliguei o pc e entrei direto no ubuntu, nao tem som, se entrar no windows e depois ir pro ubuntu, sai o som:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82815 815 Chipset Host Bridge and Memory Controller Hub (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82815 815 Chipset AGP Bridge (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev 02)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801BA ISA Bridge (LPC) (rev 02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801BA IDE U100 Controller (rev 02)
00:1f.2 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB Controller #1 (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801BA/BAM SMBus Controller (rev 02)
00:1f.4 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB Controller #1 (rev 02)
01:08.0 Ethernet controller: Intel Corporation 82801BA/BAM/CA/CAM Ethernet Controller (rev 01)
01:0a.0 Modem: Smart Link Ltd. SmartPCI2800 V.92 PCI Soft DFT (rev 02)
01:0b.0 Multimedia audio controller: Ensoniq 5880B [AudioPCI] (rev 02)
01:0c.0 Ethernet controller: Hangzhou Silan Microelectronics Co., Ltd. RTL8139D [Realtek] PCI 10/100BaseTX ethernet adaptor (rev 01)
02:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 PRO] (rev 01)
02:00.1 Display controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 PRO] (Secondary) (rev 01)