Falam mal por uma série de fatores:
_preguiça
_burrice
_acomodação ao estilo windows de ser
_desconhecimento
_pré-conceito
_falta de paciência
_falta de suporte de hardware de alguns fabricantes instransigentes, daí a culpa cai no Linux etc etc etc
Quando eu comecei, já comecei mal - comprei uma revista com o malfadado Famelix 2.0 com visual de Windows Vista por curiosidade - queria conhecer o tal concorrente gratuito do Windows.
Mermão... que merlin ! Travava pra caramba, o escambau ( distribuições ruins tmb são a causa de muita gente falar mal do Linux, temos que dar a mão à palmatória de vez em quando...).
Só que eu sou curioso e chato - tentei, meses depois e muuuuuuuito reticente, com outra distribuição - essa sim, já me deu algumas alegrias - o saudoso Kurumin 7 ( bons tempos ).
Baixei depois só pra conferir e testar: Fedora, Opensuse 11 , Ubuntu 8.04 e Big Linux.
Depois de muito pestanejar, decidi-me pelo Ubuntu, o qual eu ficava cada dia mais fissurado e é a distribuição que eu costumo indicar para qualquer pessoa sem desmerecer nenhuma outra, mas o Ubuntu ficou como a distro do 'coração'.
Mas é isso, a luta continua e o bom e velho pinguim a cada dia vai fazendo mais adeptos, mas a estrada é longa.
Agora, para quem tem viseiras como mulas empacadas, só vai usando o Windows mesmo. Nada contra,tmb uso ele mas que não venham falar mal do Linux pra mim porque vão ouvir! hehe
Grande abraço.