O ponto alto de tudo isso é a coragem da Canonical de mudar os paradigmas pré-estabecidos e romper com soluções previamente ofertadas como foi o caso do Gnome shell. Eu particularmente vejo isso com bons olhos pois não ficamos presos a soluções formatadas e presas a tecnologias limitadas. Acho o Gnome Shell um grande erro de engenharia, e não vejo praticidade alguma na sua forma de trabalho e usabilidade. Quando eu vi aquilo pela primeira vez ao testar no meu Ubuntu eu fiquei frustrado e torcia para que a Canonical não adotasse aquilo. E graças a Deus ela não adotou. Talvez o uso do Unity seja precoce para a versão principal do sistema, mais de todo modo não deixa de ser algo estingante. Acho que a próxima versão do Ubuntu poderia usar o Gnome 2d mesmo, como já conhecemos, e a Canonical amadurecer o desenvolvimento do Unity na sua versão para Netbooks. A implementação do Wayland no lugar do X é outra decisão acerta que mostra o espirito vanguardista e coragem dos desenvolvedores da Canonical. Essa decisão será implementa aos poucos e com certeza será um divisor de águas no mundo do software livre. Acredito que na versão 12.04 já teremos um Unity forte, um amadurecimento mais consistente e não tão experimental do Wayland. O futuro é bem promissor. Não podemos deixar de ressaltar que a Canonical está sendo bem ousada e rompendo em partes com parceiros como os desenvolvedores do Gnome.
Não posso nem estar ansioso em ver essas implementações, pois as mesmas estarão amadurecidas e prontas para uso bem provavelmente na próxima versão LTS.
É aguarda para ver. Quem viver verá....