Autor Tópico: [Resolvido] Problemas com wireless, Realtev rtl8187b, encherga e não conecta  (Lida 14835 vezes)

Offline erikepc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
 Olá pessoal, uso rede wireless e meu sistema atual, a 5 dias é um dual boot com win7 e Maverick 10.10, no linux instelei sem problemas, porém ao tentar me conectar à internet tive problemas. O sistema encherga as conexões tanto a eth0 como a wlan0, essa última é wpa, tenho uma senha de 16 caracteres, não sei se isso pode ser um problema. Estou a uns 3 metros no máximo do roteador, e na verdade estou ficando sem idéias, só penso em quanto eu queria usar e aprender sobre o linux, continuando..
 Bom vasculhei a net e achei algumas alternativas, algumas nao funcionaram e outras ainda vou testar, gostaria de saber se alguém pode me ajudar a resolver esse problema, estou me esforçando para fugir do ndiswrapper, pois terá uma queda na qualidade do sinal e ele nao suporta wpa, isso se não me engano.
  Bom sem delongas, uso uma placa de rede realtek rtl8187b/g, e vou por os comandos mais pedidos, que eu notei e me perdoem se esqueci algum, só pedir que mando p vcs, bom bora lá:

# erike@ubuntu:~$ sudo iwconfig wlan0
wlan0     IEEE 802.11bg  ESSID:"Tesla"  
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: Not-Associated  
          Tx-Power=20 dBm  
          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Encryption key:off
          Power Management:off
          
erike@ubuntu:~$ sudo ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:90:f5:77:35:6a  
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:19 Endereço de E/S:0xdead

lo        Link encap:Loopback Local  
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:100 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:100 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:7712 (7.7 KB) TX bytes:7712 (7.7 KB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:22:43:8a:f6:35  
          endereço inet6: fe80::222:43ff:fe8a:f635/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:15 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:3223 (3.2 KB)

erike@ubuntu:~$ sudo lsusb
Bus 003 Device 002: ID 04f3:0230 Elan Microelectronics Corp.
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 008: ID 0bda:8189 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps Network Adapter
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
erike@ubuntu:~$ sudo lspci
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 671MX
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS968 [MuTIOL Media IO] (rev 01)
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 191 Gigabit Ethernet Adapter (rev 02)
00:05.0 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] SATA Controller / IDE mode (rev 03)
00:06.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] PCI-to-PCI bridge
00:07.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] PCI-to-PCI bridge
00:0f.0 Audio device: Silicon Integrated Systems [SiS] Azalia Audio Controller
00:1f.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] PCI-to-PCI bridge
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)
03:00.0 System peripheral: JMicron Technology Corp. SD/MMC Host Controller
03:00.2 SD Host controller: JMicron Technology Corp. Standard SD Host Controller
03:00.3 System peripheral: JMicron Technology Corp. MS Host Controller

#erike@ubuntu:~$ sudo nm-tool
[sudo] password for erike:

NetworkManager Tool

State: disconnected

- Device: wlan0 ----------------------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            rtl8187
  State:             disconnected
  Default:           no
  HW Address:        00:22:43:8A:F6:35

  Capabilities:

  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

  Wireless Access Points
    Tesla:         Infra, 00:21:91:6F:38:D6, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 100 WPA


- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            sis190
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        00:90:F5:77:35:6A

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           10 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         off


Bom é isso gente, estou sem idéias e gostaria muito de fugir no ndiswrapper se alguém puder me ajudar ficarei muito grato, valeu pessoal! :P
« Última modificação: 10 de Novembro de 2010, 14:44 por erikepc »

Offline erikepc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2010, 02:46 »
Oi pessoal, tava fazendo uns testes se vc não souberem de dana acho é o ndiswrapper mesmo a unica saida, então agooooora se ninguem souber de nenhuma outra forma, gostaria de saber se alguém conhece um bom tutorial p instalar o ndiswrapper, pq todos que eu tentei até agora não deram em nada, já tenho um pasta chamada wifi com os drivers do rtl8187b e com uma pasta do ndiswraper, acho q ta quase nos finalmente, mas não consegui instala da erro, certo q fiz algo errado, alguém pode me ensinar por favor?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2010, 06:59 »
Qual erro?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erikepc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2010, 12:16 »
Oi!
Então, pelo oq vi é o ndiswrapper a solução mesmo, vou ter q morrer com um pouco de sinal mas é outra his´toria, bom
vi uns tutoriais aki mesmo e uns 4 na net, tentei reproduzir mas em alguns pontos nao deu.
 Olha, eu fiz algumas etapas, baixei a versão do ndiswrapper 1.56, lembrando que meu linux é o 10.10, ok baixei tambem a versao para linux do meu driver rtl8187, descompactei ambos e coloquei o conteudo da pasta do driver numa pasta "wifi" e pus também o conteudo do ndiswrapper na pasta... problemas:
   No comando makedrv não acontece nada e quando tentei o install do ndiswrapper achei que ia dar certo mas deu multiplos erros nao achou headers e não consegui criar pq eu nao era root, mesmo usando o #sudo install, bom eu acredito que já tem um parte do trabalho mais ou menos feita, e deve faltar pouco, você me ensina a arrumar isso?
Obrigado mesmo!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2010, 12:53 »
Tudo que eu preciso saber no momento é qual foi o erro que você teve, quando tentou instalar o ndiswrapper.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erikepc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2010, 13:37 »
Ok, tive erro no momento de usar o makedrv no drive q nao funcionou e, na pasta do ndiswrapper ao dar install de erro, ele nao achou headers, fora que no tutorial ensinava a usar o apt get, mas precisa de rede acho q foi isso vou testar usando o dpkg -i.
 Tem como vc me dizer oq é realmente preciso p instalar o ndiswrapper pq achei uma pagina que mandou baixar uns arquivos daki entre eles o ndiswrapper e o ndisgtk (http://packages.ubuntu.com/maverick/ndiswrapper-utils-1.9) mas a cada clik q vc dá tem arquivos necessarios relacionados, ai fiquei meio perdido, uma noticia boa é vou comprar no sebo um livro "Guia Pratico para Ubuntu" vou pertubar menos vcs ;D.
 Já baixei e queimei um cd de instalação do Ubuntu, caso precise de algum repositório do cd.
 Bom é isso, desculpa perturbar mas a cada obstáculo eu sinto mais vontade de pesquisar, parece coisa de bobo mas tamos ae !
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 13:39 por erikepc »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2010, 13:58 »
O "dpkg -i" vai trabalhar com arquivos ".deb" que vc vai baixar manualmente. O problema é que esses arquivos têm dependências, e como vc já descobriu, é um inferno resolvê-las manualmente.

O ideal seria você conectar-se por cabo, caso isso seja possível, pra fazer a instalação dos pacotes necessários.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erikepc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:09 »
Putz, eu tentei me conectar a cabo, acho que no segundo ou terceiro link que li dizia que a conexao a cabo facilitaria o processo e tal... mas acontece que não consegui também, e uma pergunta eu reparei agora mesmo que a versao do ubuntu instalada era amd64, o wubi baixou a de 64 bits e instalou vc acha isso um problema, meu windows é 32 bit.
  Bom vc tem alguma idéia de como contornamos esses problemas?
Deve ter algo configurado errado, sem net wireless, pois a placa é a melhor placa do mercado das placas que vc nao deve ter, e sem net a cabo o sistema é quase uma ilha, ainda que seja uma bem interessante ;D
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 14:12 por erikepc »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:39 »
Citar
uma pergunta eu reparei agora mesmo que a versao do ubuntu instalada era amd64, o wubi baixou a de 64 bits e instalou vc acha isso um problema, meu windows é 32 bit.
Nada a ver, a versão depende apenas do seu processador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erikepc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2010, 16:22 »
Estou indo tentar fazer a instalação manual vamos ver noq dá.
 Ei Zekkerj tava pesquisando em um post vc deu essa dica:
sudo modprobe -r rt2800usb
sudo modprobe -r rt2870sta

lsmod

sudo modprobe -v rt2870sta

dmesg | tail -20

iwconfig wlan0

nm-tool

E ai tinha q fazer uma blaklist
Não é o mesmo driver que o meu mas vc acha que um procedimento desse arrumava o problema?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:10 »
Não, definitivamente, não resolve seu problema. Seu chipset é outro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erikepc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:21 »
Ok, mas e essa ideia aqui Zekkrj: Seguinte ao invés de baixar os multiplos arquivos e suas depencias, como eu baixei o cd do ubuntu, tem como instala o ndiswrapper pelo cd? Estou tentado encontrar soluçoes para casos offlines.
 Oq vc acha da idéia, possivel?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:30 »
Pelo CD do Windows? Sim, é desse CD que vc tem que baixar o driver.
Quanto às dependências do ndiswrapper, não são tantas assim, são? A menos, claro, que vc tenha feito uma instalação totalmente fora do padrão, o que por outro lado explicaria os problemas com a rede...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erikepc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2010, 20:08 »
Não o driver do windows eu já tenho, sim é o cd certinho mesmo.
Mas o que eu falo é usar o cd o ubuntu, na verdade eu instalei o ndiswrapper, utilizando o cd do ubuntu q baixei... instalei o common pelo cd, e ai baixei o ndiswrapper 1.9-1.56 e o aplicativo de interface para o ndiswrapper, esqueci o nome, mas ao instalar o driver da wireless e reiniciar o pc apareceu uma mensagem sobre que não há drivers proprietarios e pediu para ativar um tipo de pacote com os drivers mais comuns em notebooks, porém não foi possivel a conexão e antes mostrava, melhor listava a conexao com fio eth0 e a wlan0, agora nao mostra a wlan0.
 Achei que ia dar certo e piorei o quadro ahuahuauhua, caramba tem coisas q só eu mesmo!
Vc já viu isso?
 Apos a instalação do ndiswrapper e do driver aparecer uma placa com cadeado falando de drivers proprietarios querendo baixar algo?
 Ah sobre a instalação juro que não fiz nada anormal, dei o nome do usuario e a senha o wubi fez o resto, mas logiko q se nao fosse o wubi taria tudo errado mesmo, vc esta certo.
Até vc me dar uma luz.....mais pesquisas...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wireless, encherga e não conecta
« Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2010, 20:13 »
Provavelmente você não seguiu o tutorial de instalação do ndiswrapper até o fim, há um passo onde você bloqueia o driver nativo e força a carga do ndiswrapper.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D