Autor Tópico: "autorun" de arquivo na inicialização do sistema  (Lida 2346 vezes)

Offline ThOnY

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
"autorun" de arquivo na inicialização do sistema
« Online: 09 de Novembro de 2010, 17:49 »
Pessoal não sei se aqui é onde se deve colocar este assunto ou talvez na sessão de 'aplicativos'... Mas ai vai:

Eu gostaria de saber se tem como ao inicializar o Ubuntu se dá pra ele executar um arquivo automaticamente.
Por exemplo: eu quero que um vídeo seja executado quando se inicializa o sistema. O Ubuntu abre normal e executa um vídeo qualquer. Logo este vídeo obviamente será executado com o reprodutor de vídeo padrão. Então o mesmo será carregado por ele e será executado o vídeo.

Me falaram que dá pra executar programas automaticamente quando se inicia o sistema pelo caminho Sistema > Preferências > Sessões mas é só o programa e mesmo assim não testei.

Uso o Ubuntu 9.10 e vou participar de um evento que vai disponibilizar o acesso gratuito ao PC e internet mas as máquinas serão com o Ubuntu com intuito dos visitantes conhecerem, compararem entre outras coisas. Estou usando o maincontrol pra gerenciar o tempo (que será de 30min por pessoa) e serão 10 máquinas. Só que antes da pessoa logar queria que passasse um vídeo curto da nossa instituição. Seria um modo da gente fazer propaganda também pois falaremos do Ubuntu e do que ele proporciona.

Então pessoal alguém pode me dar um help? Não precisa necessariamente um video (independente do formato dele - mp4, mpg, avi, etc) ou um arquivo em slide algo do tipo mas que não seja uma imagem jpg porque seria algo estático e daria menos informação e interatividade...

Aguardo resposta...

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: "autorun" de arquivo na inicialização do sistema
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2010, 18:12 »
"...mas é só o programa..." <- traduzindo, dá pra fazer qualquer coisa. Programas podem ter argumentos... scripts também são programas...

Qual é o problema? Teste, veja com os seus próprios olhos.

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: "autorun" de arquivo na inicialização do sistema
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2010, 18:30 »
Deve ter várias maneiras, aqui vai a minha sugestão:
Coloca o vídeo na pasta pessoal. Abre o gedit e cola esse script:
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

sleep 10

totem nome_do_video.xxx

O 20 depois do sleep é o tempo que demora pra o vídeo abrir depois que loga.
Ai você salva esse arquivo na própria pasta pessoal e dá permissão de execução.
Depois vai em Aplicativos de sessão e no campo comando coloca o caminho do script:
Citar
/home/nome_do_usuario/nome_do_script.sh
Espero ter ajudado.
Ubuntu 12.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "autorun" de arquivo na inicialização do sistema
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2010, 10:46 »
Citar
Uso o Ubuntu 9.10 e...
e está na hora de atualizar, não? ;)

Citar
totem nome_do_video.xxx
Esse é o truque. Se não gostar do totem, é só trocar pelo seu preferido.

PS: Não vá passar um vídeo "XXX" na frente de todo mundo, no evento!!! ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D