Salve geral!
Sou um ex-usuário linux tentando voltar à ativa. Comecei a brincar com linux já faz algum tempo, com o 'Guarani', e depois com a distro Mandrake. Perdi o tesão quando lançaram uma porcaria chamada 'Lindows' (linux com cara do Windows 98). Infelizmente, para a época, era um parto configurar placas de som, modem (banda larga, só em empresas) e isso me desestimulou.
Recentemente montei dois pendrives (2Gb e 16Gb). O primeiro com o LiveCD do Ubuntu 10.10. Quando o S.O. subiu, mandei instalar no segundo pendrive, assim como grub, só para testes e não para afetar o Windows do meu notebook, que eu uso para trabalhar. Grata surpresa que TUDO foi reconhecido e instalado (Wireless, webcam, som, microfone, video, etc.). Resolvi me aventurar mais com meu pendrive e vi que meu modem 3G funciona sem problemas.
Empolguei-me tanto ao ponto que estou pensando em abandonar o Windows e instalar o Ubuntu no note. Como já disse, trabalho com o note, e as ferramentas que trabalho (SAP) rodam quase que sem sustos.
Lendo dois tópicos
Tunando o ext4 para desempenho e
Tunando o JFS para desempenho, fico com a dúvida Qual dos Filesystem devo utilizar e tunar?