Autor Tópico: Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital  (Lida 4080 vezes)

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Online: 23 de Junho de 2006, 21:05 »
Sexta, 23 de junho de 2006, 19h37

O governo brasileiro confirmou, nesta sexta, a escolha pelo padrão a escolha do padrão japonês (ISDB) de TV digital para o País. A confirmação foi dada pelo pelo diretor do departamento de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica do Itamaraty, embaixador Antonino Marques Porto e Santos.

O ministro do Interior e Comunicações do Japão, Heizo Takenaka, deve chegar ao Brasil na próxima quinta-feira para a assinatura do acordo definitivo.

O governo japonês aceitou estudar a incorporação de tecnologias desenvolvidas por universidades brasileiras como o MPEG 4 (compressão de áudio e vídeo) e o middleware ao padrão ISDB. As mudanças devem acontecer somente no sistema a ser implantado no Brasil e novos países que vierem a adotá-lo. No Japão, o sistema já em operação não admitiria as inovações por questões de incompatibilidade.
Redação Terra

Leia esta notícia no original em:
Terra - Notícias
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1051346-EI306,00.html

Offline Barbeirovsk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2006, 22:36 »
Pois é... é uma pena o Brasil não tomar iniciativa de criar um sistema próprio, fazendo uso de ferramentas livres.
A Argentina e outros países da América do Sul, afirmaram que poderiam participar do projeto desde que pudessem sugerir modificações... ou seja, uma tecnologia livre, tanto na arquitetura quanto nos softwares. Nessas condições, futuramente esse sistema seria adotado por países africanos, e até em outros paises asiáticos, pelas mesmas razões as quais o protocolo TCP/IP hoje é o protocolo padrão no mundo inteiro.

Enfim, mais um tiro no pé!

Offline Fagner Patricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • http://fagnerpatricio.blogspot.com/
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2006, 10:00 »
Citar
Pois é... é uma pena o Brasil não tomar iniciativa de criar um sistema próprio, fazendo uso de ferramentas livres.
A Argentina e outros países da América do Sul, afirmaram que poderiam participar do projeto desde que pudessem sugerir modificações... ou seja, uma tecnologia livre, tanto na arquitetura quanto nos softwares. Nessas condições, futuramente esse sistema seria adotado por países africanos, e até em outros paises asiáticos, pelas mesmas razões as quais o protocolo TCP/IP hoje é o protocolo padrão no mundo inteiro.

Enfim, mais um tiro no pé!


Barbeirovsk não é bem assim, estudo na UFPB que está fazendo parte do projeto nacional de desenvolvimento do padrão de TV digital, lá está sendo feitos estudos sobre aplicações e trabalhando no padrão do mpeg4, tive até a oportunidade de ajudar desenvolvendo o padrão do JPEG para eles :), mas quero dizer a todos que o principal do projeto é 100% nacional e livre, que á tecnologia que vai ser utilizada nos setop box, que futuramente serão embutidas nas televisões, o que foi escolhido a cima foi apenas o padrão da modulação do sinal, ou seja, como o sinal vai viajar pelo espaço do satélite até as centrais e vice-versa, que ai realmente não vai influenciar em nada e não era necessário o desenvolvimento de um novo padrão de modulação, é tentar refazer a roda, a única coisa que vai incorporada no setop box é o modulador-demodulador desse sinal, e mesmo assim ele será desenvolvido aqui, mas acho que ai não vai ser livre, mas podem ficar tranquilos e felizes em termos de tecnologia o nosso padrão de setop box é muito melhor que todos os que existem hoje :), quando tuto estiver terminado a qualidade da imagem será duas vezes melhor que o padrão utilizado hoje, por exemplo, que tevir a oportunidade de ver a copa do mundo numa tv que está recebendo o sinal HDTV o nosso será duas vezes melhor :)

Até mais!!!
Viva o mundo Livre!!!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2006, 11:27 »
Tenho acompanhado com atenção a novela da escolha do padrão a ser empregado em nossa transmissão de TV digital.
Não opino porque acho que existem critérios desconhecidos por nós.
Acredito que o critério da escolha tenha sido técnico e não eleitoral, já que a Rede Globo apoia o padrão japonês...
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline a13x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2006, 13:01 »
é claro que a Globo apoia o padrão japonês, porque se tivesse sido escolhido o pradrão Europeu, aí as operadoras de telefonia também entrariam na briga, porque elas também iriam poder transmitir o sinal de tv para os celulares como acontece atualmente na europa.
e isso eu acho que a tv Globo não quer...

Piras

  • Visitante
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2006, 14:49 »
Independentemente da qualidade técnica da imagem a ser produzida pelo padrão japonês, eu lamento profundamente a sua adoção pelo Brasil, já que ele só vem reforçar o oligopólio das grandes redes de televisão, que fazem péssimo uso de sua concessão de serviço público, tanto pela qualidade cultural da sua programação quanto pela manipulação político-partidária de seu jornalismo.

O padrão europeu aumentaria a possibilidade de haver maior pluralismo na oferta de televisão no Brasil, abrindo a possibilidade de serem criados novos canais comunitários e de se estabelecer uma concorrência acirrada com as companhias telefônicas. O padrão japonês, pelo contrário, reforçará o caixa das grandes redes, seu domínio da TV brasileira e seu comprometimento político com o governo que lhes conferiu esta nova mamata.

Eu nem condeno o atual governo  pela decisão, já que, neste caso, como em muitos outros, ele só segue o padrão usual de troca de favores entre os governantes e as redes de televisão. Quem esperava mudanças de comportamento por parte do partido hoje dominante que tire suas lições do episódio.

Para o pluralismo cultural e o aperfeiçoamento democrático do País, é uma péssima notícia.

Offline Thib

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2006, 18:50 »
Ótimo, mais uma perda de oportunidade pra democratizar nossa mídia. Ao invés de mais emissoras, escolhemos mais qualidade de imagem para nossas emissoras sem qualidade de conteúdo.
Palmas para o Brasil.
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

Offline cafecraft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2006, 00:43 »
Citação de: "RC2006"
Tenho acompanhado com atenção a novela da escolha do padrão a ser empregado em nossa transmissão de TV digital.
Não opino porque acho que existem critérios desconhecidos por nós.
Acredito que o critério da escolha tenha sido técnico e não eleitoral, já que a Rede Globo apoia o padrão japonês...


Me parece que as emisoras á possuem equipamentos pronto para o padrão japonês e as teles já funcionariam com o padrão Europeu!.. Com o padrão japonês  as teles vão ter que invertir para fazer uso do padrão escolhido.
Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.

Offline cafecraft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2006, 01:07 »
Citação de: "Piras"
Independentemente da qualidade técnica da imagem a ser produzida pelo padrão japonês, eu lamento profundamente a sua adoção pelo Brasil, já que ele só vem reforçar o oligopólio das grandes redes de televisão, que fazem péssimo uso de sua concessão de serviço público, tanto pela qualidade cultural da sua programação quanto pela manipulação político-partidária de seu jornalismo.

O padrão europeu aumentaria a possibilidade de haver maior pluralismo na oferta de televisão no Brasil, abrindo a possibilidade de serem criados novos canais comunitários e de se estabelecer uma concorrência acirrada com as companhias telefônicas. O padrão japonês, pelo contrário, reforçará o caixa das grandes redes, seu domínio da TV brasileira e seu comprometimento político com o governo que lhes conferiu esta nova mamata.

Eu nem condeno o atual governo  pela decisão, já que, neste caso, como em muitos outros, ele só segue o padrão usual de troca de favores entre os governantes e as redes de televisão. Quem esperava mudanças de comportamento por parte do partido hoje dominante que tire suas lições do episódio.

Para o pluralismo cultural e o aperfeiçoamento democrático do País, é uma péssima notícia.


Ué mas o padrão japones também permite a existênica de vários canais tipo a antena parabolica!.. ou será que estou errado ??

ex:

Canal dos sem terras, canal de games e etc!...
Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2006, 14:08 »
Na verdade, tanto faz o padrão, pois o que interessa mesmo é a programação.

Há alguns anos atrás, disseram que a redenção da TV no Brasil seria a TV paga. Pois bem, aqui em casa temos as  dezenas de milhares de canais da Sky. A maioria não vale um tostão furado. No fim, assistimos apenas uns 40% deles, pois para cada HBO ou Sony, você tem de pagar por dezenas de milhares de E! Entertainment, MTV, People & Arts (já foi bom num passado remoto), Multishow (idem), Bloomberg, CNT etc.

Se aqui fosse um país que não se subordinasse ao Grande Capital, nós teríamos a possibilidade de assinar apenas os canais que nos interessassem e não os pacotes fechados que eles nos oferecem.

Agora, será que alguém acredita que o padrão A, B ou C traria novos canais com um mínimo de qualidade na programação? Será que alguém acredita (ainda) que eles, sim, seriam a redenção da TV brasileira? (Como vêem, eu nem toquei nas TVs abertas, porque aquilo é o fundo do fundo do fundo do poço).
You can't always get what you want

Piras

  • Visitante
Brasil fecha acordo com padrão japonês de TV digital
« Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2006, 00:28 »
Citação de: "ceti"
Na verdade, tanto faz o padrão, pois o que interessa mesmo é a programação.


De fato, concorrência só pode assegurar algum pluralismo, mas não resolve o problema da qualidade cultural. Aliás, uma concorrência mais acirrada, como estes últimos anos o demonstram, pode até piorar o nível cultural dos programas, "legitimando" a apelação pura e simples. É preciso uma política cultural por parte do Poder Público para elevar o nível cultural da TV e isto, no Brasil, é quase utopia...