Esta dica apresenta exatamente o que é indicado no título: o jogo do Mario, um dos mais conhecidos do mundo, que apresenta níveis dinâmicos, tornando-o infinito! O jogo chama-se
Infinite Adaptive Mario e a sua característica principal é ser dinâmico, ou seja, conforme as qualidades do jogador, o jogo vai manipulando-se para aumentar ou diminuir a dificuldade. Torna, por isso, o clássico jogo do Mario num jogo infinito e perfeito para todos os adeptos do grande Super Mario!
http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/11/bombas_mario_brancoM.jpgO jogo Infinite Adaptive Mario foi criado por Ben G. Weber com o objectivo de seguir o rumo actual dos jogos: serem moldáveis, tornando a dificuldade dinâmica conforme a qualidade do jogador. Segundo o Ben Weber, actualmente os jogos apesar de terem esta dinâmica, ela não é realizada de uma maneira adequada ou perfeita, pois limita-se a aumentar ou diminuir as armas e/ou tempo limite de jogo.
http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/11/Mario_nivel_13_infinito_ubuntuM.jpgOra, por esse motivo, criou o jogo Infinite Adaptive Mario que se adapta nas várias vertentes de dificuldade de jogo. Para além de criar dinamicamente os níveis (tornando-o infinito), o progresso do jogador é definido por níveis conforme os seus resultados a passá-los ou não. Sendo assim, se um jogador perde muitas vezes, o nível é reduzido, e então o jogador desce para um nível mais fácil. No entanto, se utilizador conseguiu passar o nível com alguma dificuldade, então passa ao nível seguinte que terá uma dificuldade superior, obviamente. No caso de utilizador passar o nível de uma forma muito rápida, o que sugere que o nível foi fácil, então o jogo gera um nível bem mais complicado para se adaptar às boas qualidades do jogador.
http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/11/flor_mario_cogumeloM.jpgEsta é a teoria do jogo e, na verdade, é o que acontece na prática! Experimentei e realmente o jogo apresenta dificuldades bem diferentes conforme as nossas qualidades a mexer no pequeno Super Mario! De salientar que durante o jogo, reparei que a frequência das falhas (ou precipícios) e a sua largura variava de nível para nível conforme a dificuldade, bem como a altura do solo e o número de inimigos.
http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/11/cogumelo_marioM.jpgRelativamente ao jogo em si, ele não é dotado de menus nem opções que o possam modificar, infelizmente. O jogo começa com o Mario à espera da interacção do utilizador no nível 50 de dificuldade, o permite ter já uma boa quantidade de obstáculos. Sendo assim, se o jogador não conseguir, o nível desce, caso contrário irá subir. Apesar de tudo, o que falhou foi uma pequena opção de escolha para fullscreen (seria uma opção muito importante).
InstalaçãoEste jogo não tem qualquer ligação com o Ubuntu, por isso não tem qualquer repositório associado. Este jogo está escrito em Java e por isso é multi-plataforma, funcionando também noutros sistemas como o Windows ou o MacOS. Como funciona através da framework Java, tem essa dependência. Pelos testes que fiz, funciona bem não só com o Java oficial da Sun, mas também com o OpenJDK, uma versão opensource do Java. Se ainda não tem instalado o Java, recomendo que leia este artigo:
http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-10-10-maverick-meerkatDepois de ter o Java instalado, deverá fazer download do jogo clicando aqui:
http://users.soe.ucsc.edu/~bweber/mario/AdaptiveMario.jarDeverá guardar o ficheiro numa pasta segura, visto que esse ficheiro é o próprio jogo. Inicialmente o ficheiro não está definido como executável, por isso precisa de indicar ao Ubuntu que ele é uma aplicação. Para tal, abra as Propriedades do ficheiro, clicando com a tecla da direita do mouse e escolhendo a opção Propriedades.
http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/11/propriedades_mario_infinitoM.jpgNa nova janela, seleccione a terceira aba, ou seja, a aba intitulada “Permissões” e ponha um visto na opção “Permitir executar o ficheiro como uma aplicação“. Por fim, clique em Fechar.
http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/11/permissoes_propriedades_executavelM.jpgDe seguida, é só executar o ficheiro, ou seja, clique com a tecla da direita do mouse em cima do ficheiro e escolha ou a opção “Abrir com OpenJDK Java 6 Runtime” ou “Abrir com SunJava 6 Runtime“.
http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/11/propriedades_mario_infinitoM1.jpgCrie um atalho para o Infinite Adaptive MarioDe forma a que não tenha de estar sempre a clicar com a tecla da direita do mouse em cima do ficheiro para poder jogar, recomendo que crie um atalho para o jogo! Para criar o atalho, deverá usar o procedimento explicado neste artigo:
http://ubuntued.info/como-adicionar-um-atalho-ao-menu-do-ubuntuQuando chegar à parte de preenchimento do atalho, deverá preencher de uma forma semelhante à seguinte:
Nome: “Infinite Adaptive Mario”
Comando: Deverá clicar no botão Navegar e seleccionar o ficheiro que fez download!
Comentário: “Jogo do Mário versão dinâmica”
http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/11/atalho_mario_infiniteM.jpgSe quiser utilizar uma imagem para jogo, sugiro esta:
http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/11/mario_icone.pngFonte:
http://ubuntued.info/jogue-mario-inifitamente-no-ubuntu?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+ubuntued+(UBUNTUED)
Divirtam-se!
Fiquem com Deus.