Autor Tópico: [RESOLVIDO] Particionar HD com GParted  (Lida 2097 vezes)

Offline RKHM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Particionar HD com GParted
« Online: 17 de Novembro de 2010, 11:10 »
Olá a todos,
Baixei o GParted, tenho o Ubuntu 10.04 instalado desde que comprei o notebook. Mas estou precisando utilizar Windows para algumas tarefas da faculdade, e estou encontrando dificuldades para particionar o HD.
Minha estrutura de partições é a seguinte:
Partição 1 - O sistema operacional
Partição 2 - /home
Partição 3 - SWAP
Eu queria diminuir a /home em uns 20GB para instalar o windows. Mas acontece que, no GParted tem que desmontar a partição para modificá-la, e não consigo fazer isso.
E também, tenho receio de perder meus arquivos.
Alguém poderia me ajudar?
Obrigado,
« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 14:50 por RKHM »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Particionar HD com GParted
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2010, 11:37 »
Pq não instala um emulador de máquina virtual, como o VirtualBox ou o VMware Player? Assim vc não precisa particionar o HD, e pode até ter os dois sistemas funcionando ao mesmo tempo (em dual boot, vc só poderia ter um rodando a cada momento).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Particionar HD com GParted
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2010, 11:39 »
Antes que eu esqueça... tanto o VMware Player quanto o VirtualBox são gratuitos, no máximo vc precisa registrar-se pra receber sua licença (no caso do VMware Player).

Escolhendo essa opção, vc cria a máquina virtual no seu HD, como um arquivo normal, sem precisar formatar, particionar, nem nada...

Daí vc só precisa do CD de instalação do Windows, pra instalá-lo na máquina virtual...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RKHM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
Re: Particionar HD com GParted
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2010, 14:49 »
Olá,
Estou usando o Virtual Box OSE e realmente é muito boa a dica do zekkerj, evita muita dor de cabeça.
Obrigado pela ajuda!