Autor Tópico: [Resolvido]Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?  (Lida 9512 vezes)

Offline cesarcostap2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
[Resolvido]Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Online: 17 de Novembro de 2010, 20:04 »
Pessoal eh o seguinte eu uso o windows 7 64 bits, meu computador tem 4GB de ram 400GB HD core 2 duo com três partições C: D: E: e quero usar o linux(conhecer) juntamente com o windows em dual boot. depois de muita espera eu consegui o ubuntu 10.10 amd 64 antes eu já tinha tentado instalar(atraves daquela opção que o instala dentro do windows) o ubuntu-10.10-desktop-i386 mas eu ñ usava 10 mim e ele travava, congela e fica impossivel de executar qualquer ação, pensei que o problema seria por que ele ñ eh 64 bits e ai formatei a partição(E:) onde eu tinha instalado ele e instalei o ubuntu-10.10-desktop-amd64 mas ficou pior não consigo usar nenhum minuto e ele trava/congela, por favor me ajudem a resolver esse problema, quero muito usar o linux instalado no meu hd mas ñ quero perder dados e nem ter que me livrar do windows7, desde já agradeço as respostas que me ajudarem.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 19:57 por cesarcostap2 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2010, 20:16 »
Ola

Por favor coloque:

1) Qual sua mother board

2) Qual sua placa de video

3) Em que momento ele trava. ( no logon, aleatoriamente, ao tocar som, ao mexer o mouse, etc )

4) Como instalou, via wuby, em dual boot, etc.

5) se em dual boot colocou o grub na partição do disco c: ou dá o boot de que forma?

Com isto, um diagnostico mais preciso por parte do forum poderá ser possível.

[]'s

Offline cesarcostap2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2010, 21:31 »
1) Qual sua mother board

como eu faço para descobrir a minha amigo

2) Qual sua placa de video

intel(R)82945G Express Chipset Family(Microsoft Corporation - WDDM 1.0) total de memória gráfica disponível: 256MB  memoria de video do sistema 64 MB

3) Em que momento ele trava. ( no logon, aleatoriamente, ao tocar som, ao mexer o mouse, etc )

depois de pouco tempo ñ importa o que eu esteja fazendo clicando, ouvindo musica ou ate parado de todo jeito trava

4) Como instalou, via wuby, em dual boot, etc.

coloquei o cd do linux e ele tem uma opção para instalar dentro do linux foi com essa opção que eu instalei

5) se em dual boot colocou o grub na partição do disco c: ou dá o boot de que forma?

Com isto, um diagnostico mais preciso por parte do forum poderá ser possível.

o que eh grub?

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2010, 22:39 »
Citar
1) Qual sua mother board

como eu faço para descobrir a minha amigo

Entre em Aplicativos > Acessórios > Terminal e cole isso:
sudo apt-get install lshw

Ele vai pedir para você digitar a senha do primeiro usuário que você criou no Ubuntu e irá instalar um programa.

Depois de instalado, cole esse outro:
sudo lshw -html >> info.html

Pronto, agora ele gerou um relatório e você vai pegar aqui: Locais > Pasta pessoal

O nome dele é info.html e vai ter várias informações da sua máquina.

Citar
4) Como instalou, via wuby, em dual boot, etc.

coloquei o cd do linux e ele tem uma opção para instalar dentro do linux foi com essa opção que eu instalei

Você quis dizer Windows, ne?

Citar
5) se em dual boot colocou o grub na partição do disco c: ou dá o boot de que forma?

Com isto, um diagnostico mais preciso por parte do forum poderá ser possível.

o que eh grub?

GRUB é o gerenciador de boot do Linux.
É ele que vai mostrar o seu Ubuntu e Windows para você escolher qual quer usar na hora de ligar o computador.

Entre novamente no terminal e cole isso aqui para mostrar o resultado para o pessoal:
sudo fdisk -l


Offline cesarcostap2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2010, 10:50 »
Entre em Aplicativos > Acessórios > Terminal e cole isso:
sudo apt-get install lshw

veio eu posso ir nesses comandos apenas rodando o cd do linux sem instalar, pois o linux que está instalado ñ dura 5 segundos e trava e qdo roda direto pelo cd ele ñ trava

coloquei o cd do linux e ele tem uma opção para instalar dentro do linux foi com essa opção que eu instalei

Você quis dizer Windows, ne?
eh eu errei, windows e ñ linux

como eu te falo ñ eh possivel ficar 5 segundos no linux que ele trava, já rodando o cd sem instalar ele fica normal

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2010, 11:45 »
Citar
Entre em Aplicativos > Acessórios > Terminal e cole isso:
sudo apt-get install lshw

veio eu posso ir nesses comandos apenas rodando o cd do linux sem instalar, pois o linux que está instalado ñ dura 5 segundos e trava e qdo roda direto pelo cd ele ñ trava

Não porque não é possível fazer instalação em cima do Live CD, a não ser que fosse uma cópia customizada que rode em USB ou algo do tipo.
E isso já seria uma outra história!

Sinceramente, comandos que mostrem informações de hardware por um Live CD eu não sei não.
Vamos ver se aparece alguém para te dar alguma idéia nisso.

Se bem que você poderia entrar no seu Windows e usar o Everest para fazer esse relatório.
Tenho certeza de que existem forma de se fazer isso pelo próprio Linux e nem precisar entrar no Windows, mas como o que importa é resolver o problema logo, então essa seria mais uma alternativa.  ;)

Fiquei pensando numa coisa aqui ...
Será que esse tempo que o seu Ubuntu fica ligado já é o suficiente para gerar algum log?
Porque se for, pode ser que seja útil acessar a pasta onde eles ficam através do seu Live CD.

Alguém mais experiente poderia dizer se isso funciona ou não!
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 07:42 por fatecano »

Offline cesarcostap2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2010, 21:11 »
pois eh cara esse problema tá me tirando do serio to doido para poder usar ol inux mas ñ posso.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2010, 22:09 »
Citar
veio eu posso ir nesses comandos apenas rodando o cd do linux sem instalar, pois o linux que está instalado ñ dura 5 segundos e trava e qdo roda direto pelo cd ele ñ trava

Achei uma forma de descobrir o modelo da sua placa mãe usando o Live CD!  ;)

Entre no terminal e cole isso: sudo su

Depois, cole esse outro aqui: dmidecode | more

Ali tem várias informações referentes a BIOS Information e depois outras sobre System Information.

System Information é o que interessa para a gente! ;)

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Metodos-para-descobrir-modelo-da-placamae-no-Linux
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 07:40 por fatecano »

Offline cesarcostap2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2010, 15:26 »
pois eh amigo vou fazer isso que vc falou e depois posto aqui, eu mudei o ubuntu de partição mas ñ teve jeito continua travando.
tomara que encotremos um jeito de resolver esse problema

Offline cesarcostap2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2010, 22:54 »
fatecano, veio vi um procedimento em outro forum que era assim "fui em sistema-preferencia-aparência-efeitos visuais-nenhum" fiz isso no meu ubuntu e hoje a tarde inteira ele ñ travou, o que eu perdo sem esses efeitos visuais???? da para usar o ubuntu sem problemas sem esses efeitos visuais????

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2010, 22:59 »
fatecano, veio vi um procedimento em outro forum que era assim "fui em sistema-preferencia-aparência-efeitos visuais-nenhum" fiz isso no meu ubuntu e hoje a tarde inteira ele ñ travou, o que eu perdo sem esses efeitos visuais???? da para usar o ubuntu sem problemas sem esses efeitos visuais????
Concerteza, isso é mais para enfeitar o desktop, mas se não me engano existe uma forma de habilitar os efeitos e não travar, mas não lembro onde vi(tem um tópico aqui no forum da uma pesquisada, mas só se quiser os efeitos(que não são necessários.)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2010, 00:06 »
Ola tente veja se ajuda;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,75554.0.html

Ainda podem ter os efeitos minimos nas janelas com o metacity(vc tera os efeitos mais simples e os mais funcionais mas nao o "cubo") para isso proceda;

gconftool-2 --type bool --set "/apps/metacity/general/compositing_manager" "true"
 
« Última modificação: 28 de Novembro de 2010, 00:18 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2010, 07:06 »
fatecano, veio vi um procedimento em outro forum que era assim "fui em sistema-preferencia-aparência-efeitos visuais-nenhum" fiz isso no meu ubuntu e hoje a tarde inteira ele ñ travou, o que eu perdo sem esses efeitos visuais???? da para usar o ubuntu sem problemas sem esses efeitos visuais????

Eu tinha sugerido aqueles comandos porque você disse que mal conseguia iniciar o seu Ubuntu que ele travava:
Citar
veio eu posso ir nesses comandos apenas rodando o cd do linux sem instalar, pois o linux que está instalado ñ dura 5 segundos e trava e qdo roda direto pelo cd ele ñ trava

Que bom que ele ligou agora!

Minha irmã teve esse mesmo problema no dela e o motivo também foram esses efeitos visuais.
Foi só desabilitar que o problema parou!
Como ela quase nem usa o Ubuntu dela, nem tentei uma alternativa a isso.

A dica do platão é muito boa!
Leia com bastante atenção.  ;)



Offline cesarcostap2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2010, 14:52 »
fatecano, veio vi um procedimento em outro forum que era assim "fui em sistema-preferencia-aparência-efeitos visuais-nenhum" fiz isso no meu ubuntu e hoje a tarde inteira ele ñ travou, o que eu perdo sem esses efeitos visuais???? da para usar o ubuntu sem problemas sem esses efeitos visuais????

Eu tinha sugerido aqueles comandos porque você disse que mal conseguia iniciar o seu Ubuntu que ele travava:
Citar
veio eu posso ir nesses comandos apenas rodando o cd do linux sem instalar, pois o linux que está instalado ñ dura 5 segundos e trava e qdo roda direto pelo cd ele ñ trava

pois eh cara geralmente ele durava de uns 10 segundos a 1 minuto sem travar, ai dentro desse minuto eu consegui desativar os efeitos visuais.

Que bom que ele ligou agora!

Minha irmã teve esse mesmo problema no dela e o motivo também foram esses efeitos visuais.
Foi só desabilitar que o problema parou!
Como ela quase nem usa o Ubuntu dela, nem tentei uma alternativa a isso.

A dica do platão é muito boa!
Leia com bastante atenção.  ;)

eu vou dar uma lida agora, vlw pela sua ajuda foi um dos poucos que tentou me ajudar, muito obrigado!!!!




Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Linux Ubuntu 10.10 amd64 travando por que? como resolver?
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2010, 14:55 »
Citar
eu vou dar uma lida agora, vlw pela sua ajuda foi um dos poucos que tentou me ajudar, muito obrigado!!!!

Não é não véio!
O pessoal aqui é muito prestativo.
As vezes não tiveram tempo ou então ficaram acompanhando de perto porque já tinha alguém dando sugestões.

Boa sorte ai! ;)