Autor Tópico: Iniciante No Linux  (Lida 5136 vezes)

Offline .::juan::.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • O cara mais novo desse forum...
    • Ver perfil
Iniciante No Linux
« Online: 17 de Novembro de 2010, 23:16 »
Bem estou muito feliz por estar aqui nesse forum,acho que o Linux é um dos melhores sistemas operacionais por pequenas coisas como a iniciativa desse forum,enfim eu estou aqui para pedir algumas dicas e tirar umas duvidas:
A "Melhor" distribuição do linux pe Ubuntu ou Kubuntu?
É verdade que o Kubutu é a distribuição baseada no Ubuntu mais lenta?
Mesmo não sendo indentificado nenhum virus no linux é bom ter um antivirus?
Porque os CD's do Ubuntu são tão baratos.
Eu ja usei o Linux durante 1 semana e na barra de cima "que eu não sei o nome" sumiu o botão de desligar,isso é normal?como concerto?
Como se desfaz um dual boot caso eu queira ficar com o Linux?
Vale apena migrar pro linux?
Quais as principais diferenças do windows 7 e do Ubuntu "Sem contar com o centro de programas,acho que é esse o nome"
Da pra configurar o linux para uma rede dial-up
Porque o Linux é visto como coisa de nerd.
Varias pessoas se negam a até expreimentar o linux porque?
É possivel desconfigurar o linux sem querer
WINE funciona direito?
Eu notei que a velocidade de dowload no linux é mais rapida que o Windows,isso tem alguma coisa aver com ativirus,firewals etc...?
Os produtos da loja do Ubuntu são entregues no brasil?
O cd gratuito do Ubuntu chega em 5 semanas mesmo?
Ps:Desculpem a  minha ignorançia nesse assunto
Ps2:Desculpem minha pessima gramatica
Ps3:Achei um guia na internet quem for novato igual a min de uma olhada.
http://opiratadigital.files.wordpress.com/2010/05/livro_ubuntu2.pdf

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2010, 23:25 »
Bem estou muito feliz por estar aqui nesse forum,acho que o Linux é um dos melhores sistemas operacionais por pequenas coisas como a iniciativa desse forum,enfim eu estou aqui para pedir algumas dicas e tirar umas duvidas:
A "Melhor" distribuição do linux pe Ubuntu ou Kubuntu? Ubuntu é a padrão
É verdade que o Kubutu é a distribuição baseada no Ubuntu mais lenta? não
Mesmo não sendo indentificado nenhum virus no linux é bom ter um antivirus? só se for compartilhar muito arquivo c/ sistema windows, só p/ ñ prejudicar o windows
Porque os CD's do Ubuntu são tão baratos. são gratuitos, baixe do site oficial - http://www.ubuntu.com/
Eu ja usei o Linux durante 1 semana e na barra de cima "que eu não sei o nome" sumiu o botão de desligar,isso é normal?como concerto? clique no em cima dessa barra e em adicionar ao painel o botão de desligamento
Como se desfaz um dual boot caso eu queira ficar com o Linux? o livro que vc linkou abaixo ensina isso
Vale apena migrar pro linux? teste em dual-boot primeiro
Quais as principais diferenças do windows 7 e do Ubuntu "Sem contar com o centro de programas,acho que é esse o nome"
Da pra configurar o linux para uma rede dial-up sim, tem tutorias aqui no fórum
Porque o Linux é visto como coisa de nerd.
Varias pessoas se negam a até expreimentar o linux porque?
É possivel desconfigurar o linux sem querer sim
WINE funciona direito?
Eu notei que a velocidade de dowload no linux é mais rapida que o Windows,isso tem alguma coisa aver com ativirus,firewals etc...? sim
Os produtos da loja do Ubuntu são entregues no brasil? sim
O cd gratuito do Ubuntu chega em 5 semanas mesmo? depende, mas normal/ chega
Ps:Desculpem a  minha ignorançia nesse assunto
Ps2:Desculpem minha pessima gramatica
Ps3:Achei um guia na internet quem for novato igual a min de uma olhada.
http://opiratadigital.files.wordpress.com/2010/05/livro_ubuntu2.pdf
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline .::juan::.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • O cara mais novo desse forum...
    • Ver perfil
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2010, 23:31 »
Obrigado pelas respostas,só mais uma duvida,o meu pc é relativamente novo,ainda não tenho quas enada nele só algumas musicas,o melhor metodo de instalação seria qual?
Ps:Não me importo em nada de formatar.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2010, 23:34 »
Obrigado pelas respostas,só mais uma duvida,o meu pc é relativamente novo,ainda não tenho quas enada nele só algumas musicas,o melhor metodo de instalação seria qual?
Ps:Não me importo em nada de formatar.

acho o dual-boot c/ o windows
esse livro é excelente vai te ajudar muito

nos dê uma idéia do seu pc, p/ te passarmos umas dicas
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline .::juan::.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • O cara mais novo desse forum...
    • Ver perfil
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2010, 23:41 »
Ok,tenho mais informaçoes aqui:
HP pavilion Dv4
Intel I3
ATI RADEON
Windows 7 "Hate >:("
Leitor de DVD/CD
Leitor de digitais "Digital Person"
500Gb de memoria fisica "175,38 Ocupados com arquivos do sistema e algumas coisinhas"
4GB de Ram
Acho que monitor de 13 polegadas "Acho"
Webcam e Microfone "Não sei informar a resolução"
PS:Eu ja usei o Ubuntu e mais um que eu esqueci durante um tempo para ver a diferença entre os sistemas operacionais então eu ja tenho uma ideia basica de como funciona o ubuntu.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2010, 23:43 »
Ola juan, sao varias opçoes, vc pode usar o Wubi que instala o Ubuntu dentro do Windows(nao aconselho), usar o Virtualbox que cria uma maquina virtual dentro do Windows onde vc pode instalar o Ubuntu, instalar lado a lado(dual boot) Ubuntu/Windows, usar o o cd como Live-cd dando boot por ele e usar o sistema a vontade, instalar o Ubuntu no pen-drive e levar para onde quiser. Recomendo algumas leituras;

 
Apostilas basico:

Guia de Sobrevivencia--->http://tales.linuxhard.org/documentos/Manual_Sobrevivencia_Linux.pdf

Orgulho Geek---> http://opiratadigital.files.wordpress.com/2010/05/livro_ubuntu2.pdf

Igor Abreu---> http://ubunteiro.wordpress.com/apostila-ubuntu-ygor-abreu/ (da para ter uma boa base, apesar dessa apostila ser antiga)

Apostilas basico/intermediario/avançado:

Guia Foca Linux ---> http://www.guiafoca.org/?page_id=51   (aqui tem tudo e mais um pouco do que vc precisa saber)

« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 11:11 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2010, 23:47 »
Ok,tenho mais informaçoes aqui:
HP pavilion Dv4
Intel I3
ATI RADEON
Windows 7 "Hate >:("
Leitor de DVD/CD
Leitor de digitais "Digital Person"
500Gb de memoria fisica "175,38 Ocupados com arquivos do sistema e algumas coisinhas"
4GB de Ram
Acho que monitor de 13 polegadas "Acho"
Webcam e Microfone "Não sei informar a resolução"
PS:Eu ja usei o Ubuntu e mais um que eu esqueci durante um tempo para ver a diferença entre os sistemas operacionais então eu ja tenho uma ideia basica de como funciona o ubuntu.

tua ati, pode ou ñ lhe dar uma dor de cabeça
o microfone vai depender do chipset de som da tua pl. de mãe, em geral acho que deve funcionar
mas sempre as configurações mais tranquilas são intel e nvidia
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline .::juan::.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • O cara mais novo desse forum...
    • Ver perfil
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2010, 13:25 »
Obrigado pela força,eu notei que os usuarios do linux são bem unidos e dispostos a ajudar,não só aqui mas em todos os lugares,só mais umas coisinhas:
O pc do meu primo de 9 anos esta muito lento,eu estou pensando em formatar pra ele e instalar o Ubuntu ou Edubuntu,voce acham que seria uma boa opção para ele?
PS:Ele só usa pra jogar,mas com wine acho que fica legal
Outra coisa caso a minha Ati der erro como mencionaram como procedo?
Eu ja perguntei isso mas porque o Linux é visto como coisa de nerd?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2010, 13:33 »
acho melhor vc deixar p/ teu primo de 9 anos no windows, ele ainda tá na idade de brincar de joguinho.

sobre a ati, busque informações no google e aqui no fórum

sobre tua última pergunta, veja o tópico abaixo e tire suas conclusões:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,10.0.html
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, 13:38 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

bawlaw

  • Visitante
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2010, 13:58 »
Bem estou muito feliz por estar aqui nesse forum,acho que o Linux é um dos melhores sistemas operacionais por pequenas coisas como a iniciativa desse forum,enfim eu estou aqui para pedir algumas dicas e tirar umas duvidas:
Quais as principais diferenças do windows 7 e do Ubuntu "Sem contar com o centro de programas,acho que é esse o nome" Bem, é dificil encontrar similariedades na verdade xD
Porque o Linux é visto como coisa de nerd. Porque antigamente, só quem conhecia ou gostava de mexer pelas linhas de comando conseguiam lhe dar com o sistema. Hoje, já mudou muita coisa, mas o preconceito de alguns ainda continua
Varias pessoas se negam a até expreimentar o linux porque? Podem ser varios motivos: Medo do diferente, preconceito, porque já usou o sistema laa no ano de 1500 e nao gostou, por opinioes de terceiros... etc...
WINE funciona direito? Olha, depende do que voce for precisar, dá pro gasto, estao melhorando muito, mas é dificil encontrar algo que rode bem, uso o office 2007 no wine aqui, e dá pro gasto. (Sugiro utilizar o PlayonLinux para utilizar aplicativos no wine)
Ps:Desculpem a  minha ignorançia nesse assunto
Ps2:Desculpem minha pessima gramatica
Ps3:Achei um guia na internet quem for novato igual a min de uma olhada.
http://opiratadigital.files.wordpress.com/2010/05/livro_ubuntu2.pdf

Offline .::juan::.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • O cara mais novo desse forum...
    • Ver perfil
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2010, 21:43 »
Bem eu ja testei o ubuntu,ja aprovei ja gravei minhas coisas pessoais em um cartão de memoria e ja estou praticamente pronto para mudar de windows para linux,só umas coisas:
Acham que é boa ideia?
Voces podem me dar uma lista de programas que são uteis?
O WINE é relativamente facil de usar?
O Google chrome tem um icone diferente no linux,tem alguma coisa a ver com a versão?
Porque eu organizo minhas perguntas em topicos?
Só isso

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2010, 22:01 »
Bem eu ja testei o ubuntu,ja aprovei ja gravei minhas coisas pessoais em um cartão de memoria e ja estou praticamente pronto para mudar de windows para linux,só umas coisas:
Acham que é boa ideia? use o dual-boot no começo até se acostumar
Voces podem me dar uma lista de programas que são uteis? http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes
O WINE é relativamente facil de usar? ñ uso, pois sempre prefiro usar o que o linux tem a disposição, mas se for necessário no teu caso tem tutorias.
O Google chrome tem um icone diferente no linux,tem alguma coisa a ver com a versão? mesma coisa
Porque eu organizo minhas perguntas em topicos?
Só isso
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline .::juan::.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • O cara mais novo desse forum...
    • Ver perfil
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2010, 22:19 »
Ok,ja devo tar enchendo a paciencia  ::),agora a ultima pergunta,quando tempo é bom eu testar o Ubuntu em dual boot?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2010, 22:21 »
Ok,ja devo tar enchendo a paciencia  ::),agora a ultima pergunta,quando tempo é bom eu testar o Ubuntu em dual boot?

isso depende de cada um
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

bawlaw

  • Visitante
Re: Iniciante No Linux
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2010, 10:43 »
Bem eu ja testei o ubuntu,ja aprovei ja gravei minhas coisas pessoais em um cartão de memoria e ja estou praticamente pronto para mudar de windows para linux,só umas coisas:
Acham que é boa ideia?hehe, porque nao seria?? xD
Voces podem me dar uma lista de programas que são uteis?
O WINE é relativamente facil de usar? ..... relativamente. Existem facilitadores como playonlinux/Cedega/Crossover que podem ajudar.
O Google chrome tem um icone diferente no linux,tem alguma coisa a ver com a versão? é porque ele se chama chromium. é uma versao OpenSource do Chrome, ambos sao distribuidos pelo Google, e ambos dao de instalar no linux.
Porque eu organizo minhas perguntas em topicos? .......para que sejam respondidas em topicos xD
Só isso

Ok,ja devo tar enchendo a paciencia  ,agora a ultima pergunta,quando tempo é bom eu testar o Ubuntu em dual boot? hehe, isso depende da adaptação de cada pessoa, eu por exemplo tenho em dual a 1 ano e meio[/color]