Autor Tópico: Partição do HD não tme permissões comuns  (Lida 5304 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Partição do HD não tme permissões comuns
« Online: 20 de Novembro de 2010, 22:33 »
Recentemente formatei meu HD. Instalei o Win Seven numa partição maior, e Ubuntu 10.10 numa menor. Formatei uma terceira de 21GB como NTFS para colocar meus arquivos, permitindo a leitura pelos dois sistemas.

Percebi primeiramente pelo Windows que ao tentar fazer algumas coisas nesta terceira partição ele não permitia. Um exemplo, foi ler um arquivo no sistema de computação algébrica Axiom, que ao ler nesta partição não achava os arquivos do MinGW, como se estivessem instalados nela. No Ubuntu, o problema que percebi é que um arquivo compilado pelo gcc, nesta partição, ao ser executado retorna a mensagem: "bash - permissão negada".

O que pode estar ocasionando isso?  :-[
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2010, 23:15 »
Cara, pelo que sei não da para rodar nada no Ubuntu direto pela partição NTFS do Windows, primeiro é preciso que você copie o programa, ou seja lá o que for, para sua pasta pessoal.

A parte do windows eu não saberei te ajudar.

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2010, 23:18 »
O problema parece ser da partição. Mas já que você disse "rodar", faz sentido. Uma pena. toda vez que for fazer um trabalho terei que compilar na minha partição e só então passar pra partição geral.

Alguém tem alguma outra solução?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2010, 23:20 »
O problema parece ser da partição. Mas já que você disse "rodar", faz sentido. Uma pena. toda vez que for fazer um trabalho terei que compilar na minha partição e só então passar pra partição geral.

Alguém tem alguma outra solução?
Não sei se vai funcionar 100% (mas não custa tentar, hehe)
Por que você não formata em FAT32???
Se você compilar no pendriver por exemplo e for executar ele executará normalmente. Faça um teste.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 23:22 por Andreson »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2010, 23:54 »
Citar
No Ubuntu, o problema que percebi é que um arquivo compilado pelo gcc, nesta partição, ao ser executado retorna a mensagem: "bash - permissão negada".
Isso é esperado. Partições NTFS são montadas com a opção "noexec", que impede que arquivos binários sejam executados.
Se vc quer armazenar binários executáveis, use uma partição Linux nativa (ext4, xfs, reiser ou ext3).
Citar
Por que você não formata em FAT32???
Não vai resolver, e ainda vai perder no resultado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sales10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2010, 20:56 »
Ola amigos, estou com um probleminha aqui e talvez possam me ajudar, formatei meu HD como nosso amigo aqui, e fiquei com uma parti;ao em NTFS de 40GB onde ficou salvo todos os meus documentos, e outra de 39GB onde isntalei o Ubuntu, problema que agora o Ubuntu s[o fica travando e nao consigo instalar os programas que preciso como (Cad e Corel) ai quero voltar para o Windows, mas na hora que vou formatar para instalar o Windows diz que essa particao do HD nao e compativel, vcs sabem me dizer o que faco para formatar essa particao em NTFS novamente?

Luiz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2010, 21:27 »
vcs sabem me dizer o que faco para formatar essa particao em NTFS novamente?

Dê o boot com o live cd do Ubuntu e faça as alterações que desejar usando o => sistema => Administração => Editor de partições Gparted

Quando tudo estiver em ordem aí, use o Live cd por pelo menos uns tres meses até conhecer bem o sistema, depois faça a instalação novamente, e procure aqui no forum os motivos deste travamento. Sempre tem solução.

Se tem maquina potente ( 2 a 4 gigas de ram ) baixe e instale o virtualbox para windows, e depois crie um disco virtual para instalar o Linux por ele. Não estraga seu sistema, voce aprende mais sobre o GNU/Linux e não vai ficar desapontado.

[]'s

Offline mulequeatentado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2011, 10:49 »
Amigos, coloquei um HD novo no meu PC, formatei no formato EXT4 utilizando o gparted, mas ficou como proprietario root, e não consigo colocar meus arquivos neste HD, alguem sabe como posso resolver isso? Neste PC uso apenas o ubuntu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2011, 10:52 »
Crie um diretório com seu nome dentro desse HD, e faça seu usuário dono desse diretório. Ou seja, igual à forma usada no diretório "/home". Assim se depois você quiser fazer o mesmo com outro usuário, é só repetir o procedimento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mulequeatentado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2011, 11:11 »
Mas não consigo alterar nada no HD, criar pastas, diretorios, colar arquivos, nada... Olhei nas propriedades e está como proprietario o ROOT.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2011, 11:13 »
É como tem que estar. A partir do momento em que o root criar esse diretório dentro da partição e fazer do seu usuário dono dele, vc vai poder mexer nele à vontade.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mulequeatentado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2011, 11:22 »
Entendi, só não sei como que faz.
Pode me explicar melhor? Como criar o diretório.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Partição do HD não tme permissões comuns
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2011, 11:34 »
Da mesma forma como você cria qualquer diretório --- só que com o root...

Depois, ainda com o root, você faz seu usuário ser dono do diretório que você criou.

Compreendeu? Não tem como evitar fazer isso com o root. Apenas nós estamos fazendo isso, pra não precisar fazer novamente. A partir daí, seu usuário cuida de tudo, dentro do diretório dele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D