Autor Tópico: [Resolvido] Como solicitar senha para um item do menu?  (Lida 2569 vezes)

Offline idicbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
[Resolvido] Como solicitar senha para um item do menu?
« Online: 20 de Novembro de 2010, 23:19 »
Olá, pessoal.

Em primeiro lugar, cordiais saudações a todos  :)

Imagino que minha dúvida talvez até já tenha sido respondida... mas não estou sabendo o quê exatamente pesquisar, por favor, desculpem.

De qualquer modo, minha questão é a seguinte: o Synaptic, para citar um exemplo, quando executado a partir do menu, solicita a senha do administrador. Há um modo de fazer com que outros programas (itens dos menus) façam o mesmo?

Por exemplo, é possível fazer com que a senha do administrador seja solicitada antes de executar (ccsm)? Se sim, como se faz?

Valeu.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, 00:41 por idicbr »

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Como solicitar senha para um item do menu?
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2010, 23:22 »
Já tentou verificar as permissoes de arquivos?



Se marcar o executavel do programa para permitir só ao root acesso não resolve?


Não testei, mais este assunto está me interessando para melhorar a segurança do meu sistema.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Como solicitar senha para um item do menu?
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2010, 23:25 »
Olá, pessoal.

Em primeiro lugar, cordiais saudações a todos  :)

Imagino que minha dúvida talvez até já tenha sido respondida... mas não estou sabendo o quê exatamente pesquisar, por favor, desculpem.

De qualquer modo, minha questão é a seguinte: o Synaptic, para citar um exemplo, quando executado a partir do menu, solicita a senha do administrador. Há um modo de fazer com que outros programas (itens dos menus) façam o mesmo?

Por exemplo, é possível fazer com que a senha do administrador seja solicitada antes de executar (ccsm)? Se sim, como se faz?

Valeu.
Sim,
É só clicar com o botão direito em cima do meu (aplicativos Locais Sistema)
Ir em editar menu.

Navegue até o programa que você quer e depois clique em propriedades,
Na parte de comando você coloca na frente dele
gksu
Pronto, sempre que for abrir ele pedira sua senha.

OBS: Vale lembrar que quando você esta usando o "poder de administrador", ele estará mudando no sistema em si e não no seu usuário, ou seja algumas coisas podem não surtir um efeito esperado, pois precisa ser configurado como usuário.
Não sei se fui claro, ok??

Só para citar um exemplo, se você alterar o tema da sua área de trabalho, ela trocará normalmente, mas se fizer isso como root(administrador), você não verá diferença para sua área de trabalho, mas se logar como root verá a diferença da área de trabalho, entendeu?????
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 23:31 por Andreson »

Offline idicbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Como solicitar senha para um item do menu?
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2010, 00:05 »
@Andreson Fiz exatamente o que você disse e... bingo! Funcionou! Valeu!!! No entanto, me perdoe, mas não entendi muito bem sua OBS.

Existe apenas um usuário... eu. É correto então, afirmar que, se essa alteração for feita por mim (no meu login) e, posteriormente, eu criar um novo usuário, ele deverá informar a senha do administrador caso queira executar o ccsm? Ou eu realmente não entendi nada?  :(

@livre1 Pois é, eu havia imaginado que solução passaria pela manipulação das permissões, mas a dica do Andreson me pareceu ser o modo mais simples.

De qualquer modo, obrigado a ambos :)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Como solicitar senha para um item do menu?
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2010, 00:14 »
Citar
É correto então, afirmar que, se essa alteração for feita por mim (no meu login) e, posteriormente, eu criar um novo usuário, ele deverá informar a senha do administrador caso queira executar o ccsm?
Não, não vai solicitar,
O que quis dizer é que cada usuário tem sua própria área de trabalho,  O que você alterar na sua não valerá para outra, isso vale também para o usuário root(Quando pede a senha é para usar os "poderes" deste usuário) ou seja se não for uma configuração global de todo o sistema, como instalar programas etc, não vai afetar nenhum outro usuário.

PS: Acho que compliquei mais do que expliquei, rsrs.

Offline idicbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Como solicitar senha para um item do menu?
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2010, 00:27 »
Complicou nada, Andreson... esclareceu! E, o melhor, eu entendi!  ;D

Muito obrigado por sua gentileza. Abs.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Como solicitar senha para um item do menu?
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2010, 00:33 »
Que bom, agora se possível, edita a primeira mensagem do seu post e coloca resolvido no titulo,
só para ajudar as pessoas que tiverem a mesma duvida, ok?

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: [Resolvido] Como solicitar senha para um item do menu?
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2010, 10:23 »
Essa solução é interessante, mas alguém pode abrir o terminal e executar o programa por ele sem pedir senha. Ou editar o menu novamente e retirar o gksudo.
T+.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, 10:29 por RonaldoRG »
Ubuntu 12.04