Autor Tópico: Quem aí já largou o Windows definitivamente?  (Lida 11488 vezes)

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Online: 25 de Novembro de 2010, 08:33 »
Olá pessoal

Bem, eu usei o Ubuntu pela primeira vez em 2006, na época do 6.06 e do 6.10. Na época gostei muito, mas na verdade aqui em casa tive um problema de adaptação porque as outras pessoas tinham o costume de fazer muito uso do MS Office e o BrOffice naquela época era um pouco precário, tinha pouca compatibilidade com os formatos de arquivos proprietários. Acabou que usei o Ubuntu por um ano e depois larguei, retornando definitivamente ao Windows, a contragosto.

Soma-se a isso o fato de que eu era mais novo na época e ainda era muito ligado à essa coisa de jogos eletrônicos, o que pesou na decisão para o retorno ao Windows.

Essa semana resolvi me aventurar no Linux novamente e instalei o Ubuntu em dual-boot com o Windows, em um novo hardware. Fiquei impressionado com a melhora do sistema operacional. Para começar, reconheceu todo o hardware sem problemas. Os programas de software livre evoluíram bastante nesse espaço de tempo. O exemplo paradigmático é o BrOffice (estou inclusive elaborando minha monografia nele), que era sofrível e agora está muito bom.

Além disso, diminuiu significativamente o número de gambiarras que tem que ser feitas para o sistema funcionar perfeitamente (por exemplo, antigamente configurar a internet era um saco, com aquele pppoeconf que nunca salvava direito as configurações). Hoje em dia muitas coisas que naquela época deviam ser feitas a partir da edição de arquivos de configuração já podem ser feitas via interface gráfica. Tenho plena consciência que ao fazer algo via terminal ou edição de arquivos é mais gratificante do ponto de vista do aprendizado, mas para a maioria das pessoas é uma coisa chata.

A questão central do tópico é a seguinte:
"Quem aí já largou o Windows definitivamente?"

No meu caso, há duas semanas usando o Ubuntu 10.10, já não sinto mais a menor necessidade de utilizar o Windows na partição. Vou dar mais um tempo (uns 2 meses) e penso em apagá-lo definitivamente. Estou muito feliz com o Ubuntu no meu hardware. Atende bastante às minhas necessidades. A única coisa que lamento um pouco é a ausência de um programa de edição gráfica qualidade como o Photoshop. Tentei emular via Wine uma versão portável do mesmo, mas não deu certo. Posteriormente tento com uma instalação completa.

E vocês? Contem suas experiências.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2010, 08:50 »
em casa ñ uso mais windows, no trabalho essa decisão ñ depende de mim
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2010, 09:45 »
Já disse isso noutro tópico, comecei onde você abandonou, isto é  no 6.06/ 6.10, primeiro foi com máquina virtual e, com o tempo, passei para dual boot e, como quase não usava  Windows,  quem foi virtualizado foi o Janelas, mais para usar minha impressora, pois, no Ubuntu os drivers são piores.
Aqui minhas filhas também usam o Ubuntu sem reclamar.
Usuário Linux- 449417

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2010, 19:40 »
eu larguei aqui em casa já tem uns 5 meses. no serviço também uso no meu micro, porém quando estou em outros micros, daí tenho que usar o windows. mas estou sabendo muito mais mexer com o linux do que com o win7

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2010, 20:12 »
Já tem 8 meses que abandonei e não sinto falta.
Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline filipevix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Linux User: #526205
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2010, 20:21 »
em casa eu n uso mais.
"The Future is Open"

Offline antoniodasilva.andre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2010, 20:23 »
Boa noite a todos...

Bom eu sempre usei o Linux desde que comprei o meu primeiro micro (bons tempos do Mandrake) ..... :'(

Depois me aventurei no Slack e também no Debian, hoje uso o Ubuntu em meu micro em casa e no trabalho sou Instrutor em Linux para professores da rede estadual aqui na Cidade onde moro Linhares ES

Offline filipevix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Linux User: #526205
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2010, 20:52 »
Boa noite a todos...

Bom eu sempre usei o Linux desde que comprei o meu primeiro micro (bons tempos do Mandrake) ..... :'(

Depois me aventurei no Slack e também no Debian, hoje uso o Ubuntu em meu micro em casa e no trabalho sou Instrutor em Linux para professores da rede estadual aqui na Cidade onde moro Linhares ES
antoniodasilva.andre eu moro em vitória.Legal vê o pessoal do ES participando do fórum e da divulgação do S.L.
"The Future is Open"

Offline alsoares75

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2010, 22:41 »
TInha largado e vou largar de novo, é que fiz caca no meu 10.04 depois atualizei para 10.10, fiquei com impressão que o sistema tinha ficado lento. Então resolvi fazer uns testes já que tinha o cd de restore do windows do meu notebook, mas nem conseguir usar, pois o janelas é muito lento.
Agora estou testanto buscando configurações melhores semana que vem Linux total de novo.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2010, 22:47 »
Em casa eu.


Só que se eu for em um cyber vou ter que usar Windows acredito...


Eu casa não quero ficar desfragmentando a cada 1 mes, não quero ficar limpandado registro (eu sei que o Linux guarda lixo, mais é menos...) não quero ficar procurando Firewall gratis para Windows, no Ubuntu tem bons Firewall de graça.

Fora que eu não gosto da facilidade do windows que acaba dando trabalho para modificar algumas coisas, no Ubuntu eu altero Fstab vou aprendendo a editar alguns arquivos...

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2010, 03:21 »
Pra uso pessoal, uso apenas o ubuntu (como meu notebook tá esquentando muito e com problemas de rodar jogos, então o windows tá empoeirado há um tempo, já que era o único uso dele... falando nisso, nunca comprem notebooks da hp!).

Pra uso profissional não tenho muita escolha e me obrigam a usar windows ainda.
Googling since 1999.

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2010, 12:07 »
É pena, porém não podemos ainda abandonar o Windows plenamente. Uso o Ubuntu (tenho dois Discos Rígidos) quase que plenamente, e raramente o Win, porém não podemos nos esquecer que muitos software são feitos para rodar no sistema Win e que mesmo a imprensa especializada não dedica muito espaço ao Linux, como por exemplo, revista informática, Revista CD-Rom .
Mas mesmo com estes problemas, sou Ubuntu, desde suas primeira versões e é uma pena que muitos utilizadores do Win não se conscientizaram da viabilidade do Ubuntu, onde uma equipe confiável se esmera em produzir atualizações com frequência estabelecida e o que é mais a se considerar, não pagamos pelas versões atualizadas ao contrário da MS.
Parabéns e obrigado à Equipe do Ubuntu

Offline Holmes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2010, 12:10 »
Olá pessoal

Bem, eu usei o Ubuntu pela primeira vez em 2006, na época do 6.06 e do 6.10. Na época gostei muito, mas na verdade aqui em casa tive um problema de adaptação porque as outras pessoas tinham o costume de fazer muito uso do MS Office e o BrOffice naquela época era um pouco precário, tinha pouca compatibilidade com os formatos de arquivos proprietários. Acabou que usei o Ubuntu por um ano e depois larguei, retornando definitivamente ao Windows, a contragosto.

Soma-se a isso o fato de que eu era mais novo na época e ainda era muito ligado à essa coisa de jogos eletrônicos, o que pesou na decisão para o retorno ao Windows.

Essa semana resolvi me aventurar no Linux novamente e instalei o Ubuntu em dual-boot com o Windows, em um novo hardware. Fiquei impressionado com a melhora do sistema operacional. Para começar, reconheceu todo o hardware sem problemas. Os programas de software livre evoluíram bastante nesse espaço de tempo. O exemplo paradigmático é o BrOffice (estou inclusive elaborando minha monografia nele), que era sofrível e agora está muito bom.

Além disso, diminuiu significativamente o número de gambiarras que tem que ser feitas para o sistema funcionar perfeitamente (por exemplo, antigamente configurar a internet era um saco, com aquele pppoeconf que nunca salvava direito as configurações). Hoje em dia muitas coisas que naquela época deviam ser feitas a partir da edição de arquivos de configuração já podem ser feitas via interface gráfica. Tenho plena consciência que ao fazer algo via terminal ou edição de arquivos é mais gratificante do ponto de vista do aprendizado, mas para a maioria das pessoas é uma coisa chata.

A questão central do tópico é a seguinte:
"Quem aí já largou o Windows definitivamente?"

No meu caso, há duas semanas usando o Ubuntu 10.10, já não sinto mais a menor necessidade de utilizar o Windows na partição. Vou dar mais um tempo (uns 2 meses) e penso em apagá-lo definitivamente. Estou muito feliz com o Ubuntu no meu hardware. Atende bastante às minhas necessidades. A única coisa que lamento um pouco é a ausência de um programa de edição gráfica qualidade como o Photoshop. Tentei emular via Wine uma versão portável do mesmo, mas não deu certo. Posteriormente tento com uma instalação completa.

E vocês? Contem suas experiências.

Eu ainda não larguei, pois uso o spss no windows, todavia uso mais o linux.

vlw fwi, Viva 8)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline cesgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2010, 16:42 »
Usei a muito tempo atras, em casa, o Guarani 3.0, nos primórdios, também usei o Caldera. Mas havia muita incompatibilidade, principalmente com modem (naquela época banda larga residencial não existia) e placas de som. Configurar tudo era um parto. Compilar o kernel era quase que impossível. Isso em 1998/99...

Também, para piorar, minha máquina era um desktop, compartilhado com a minha familia.

Depois disso, tentei o Ubuntu 6.10 (acho), gostei dele num live CD, mas por vários motivos não tive 'coragem' para instalá-lo. Estou a cerca de um mes (15 dias instalado num pendrive de 16Gb, e 15 dias depois instalado no meu note). Sem mais Windows. 

O único problema que eu devo ter, provavelmente, é configurar minha impressora de casa nele. Uso muito a impressora no trampo, em casa é minha esposa (que tem o note dela e usa Win7). Nem tentei configurar ainda. Esta impressora é uma multifuncional Lexmark Wireless. Não tenho nem idéia se vou conseguir usar o scanner.

De resto, está tudo funcionando perfeitamente (Som, wireless, camera, microfone, Modem 3G, HD externo, até um twinshock, da clone). Sem contar nos softwares (desde a época que eu 'fui apresentado', na época o Win98) são melhores que os proprietários.

E costumo deixar cada coisa em seu lugar: Aplicativos no notebook; jogos no Playstation3. Simples assim
Notebook Compaq - Processador Intel Pentium Dual Core T3200
HD 160Gb 5400RPM (SATA)
2Gb RAM 667Mhz DDR2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Quem aí já largou o Windows definitivamente?
« Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2010, 16:45 »
Esta impressora é uma multifuncional Lexmark Wireless. Não tenho nem idéia se vou conseguir usar o scanner

Até onde eu sei, impressoras são reconhecidas automaticamente pelo Ubuntu. Quanto ao scanner, tem um programa chamado "xsane" que faz exatamente isso: obter imagens de um scanner. É experimentar para ver - e quem sabe também largar o Windows 7...