Usei a muito tempo atras, em casa, o Guarani 3.0, nos primórdios, também usei o Caldera. Mas havia muita incompatibilidade, principalmente com modem (naquela época banda larga residencial não existia) e placas de som. Configurar tudo era um parto. Compilar o kernel era quase que impossível. Isso em 1998/99...
Também, para piorar, minha máquina era um desktop, compartilhado com a minha familia.
Depois disso, tentei o Ubuntu 6.10 (acho), gostei dele num live CD, mas por vários motivos não tive 'coragem' para instalá-lo. Estou a cerca de um mes (15 dias instalado num pendrive de 16Gb, e 15 dias depois instalado no meu note). Sem mais Windows.
O único problema que eu devo ter, provavelmente, é configurar minha impressora de casa nele. Uso muito a impressora no trampo, em casa é minha esposa (que tem o note dela e usa Win7). Nem tentei configurar ainda. Esta impressora é uma multifuncional Lexmark Wireless. Não tenho nem idéia se vou conseguir usar o scanner.
De resto, está tudo funcionando perfeitamente (Som, wireless, camera, microfone, Modem 3G, HD externo, até um twinshock, da clone). Sem contar nos softwares (desde a época que eu 'fui apresentado', na época o Win98) são melhores que os proprietários.
E costumo deixar cada coisa em seu lugar: Aplicativos no notebook; jogos no Playstation3. Simples assim