Tive o mesmo problema agora a pouco. Tentando extrair o arquivo com a opção "Extrair aqui" do menu de contexto dava erro *** stack smashing detected ***: rar terminated e simplesmente não descompactava. Mas se eu abrir o arquivo, dando dois cliques, o File Roller reconhece normalmente os arquivos compactados, e ainda posso extrair tudo, pelo menu Pacote -> Extrair... , mas o nome da pasta fica com uns caracteres trocados no lugar dos caracteres acentuados, e fica escrito no final do nome da pasta (ou arquivo) os dizeres "(codificação inválida)".
Se eu descompactar com unrar x nome_do_arquivo.rar em um terminal, o arquivo ou pasta descompacta normalmente, e o nome fica correto.
Não entendo pq não consigo descompactar pelo menu de contexto, se ele usa o próprio File Roller para fazer isso. E se o File Roller usa o unrar como backend, pq essas coisas acontecem? Os 3 jeitos de se descompactar os arquivos/pastas não devia resultar na mesma coisa?
Desculpa estar ressuscitando um tópico antigo e tido como resolvido, mas acho isso um problemão para quem está começando no Ubuntu (só pelo fato de ter que abrir o terminal e digitar coisas que ele nem faz idéia do que seja). Esse problema persiste no Ubuntu 12.04.