Autor Tópico: PC congela depois de algum tempo. (Resolvido)  (Lida 17234 vezes)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
PC congela depois de algum tempo. (Resolvido)
« Online: 30 de Novembro de 2010, 13:38 »
Verificando as pesquisas, só vi tópicos se referindo a notebooks, no meu caso é o PC que está travando, e sou forçado a reiniciar pressionando o botão da CPU (Reset).

Começou a travar ainda no 10.04, e instalei o 10.10 na esperança de sanar o problema, mas continua, ainda que menos.

O que posso fazer? Há algo mais que eu possa fazer, sem ser o extremo de apertar o botão para reiniciar? Pois que eu saiba isto pode estragar o HD.



« Última modificação: 03 de Janeiro de 2011, 19:57 por Madrigal »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2010, 14:15 »
Primeira coisa a verificar são as temperaturas. Quando a máquina travar, vá ao setup do BIOS e confirme todas as temperaturas.

Depois, confirme as voltagens da fonte. O ideal é fazer isso com um multiímetro, mas na falta dele, as leituras do BIOS podem quebrar o galho.

As memórias também devem ser testadas.

Por fim, verifique drivers proprietários, como da placa de vídeo (muito comum), de rede e de som.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2010, 14:48 »
zekkerj, isso poderia ter alguma relação com o Kernel também?
Nesse tópico aqui o pessoal discutiu bastante isso e algumas coisas eu nem entendi direito.

As vezes eu também sinto esse problema do Madrigal, só que no Windows tudo funciona perfeitamente.
Aliás, nele sempre funcionou!
Meu Kernel é esse aqui: 2.6.32-26-generic (#48-Ubuntu SMP Wed Nov 24 09:00:03 UTC 2010).
No menu Sistema > Adminstração > Drivers de hardware diz que não tenho nenhum driver proprietário em uso no sistema.

Será que o problema do Madrigal poderia ser alguma atualização de Kernel?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2010, 15:02 »
Citar
zekkerj, isso poderia ter alguma relação com o Kernel também?
Pode em algumas circunstâncias.
Citar
Será que o problema do Madrigal poderia ser alguma atualização de Kernel?
Primeiro a gente tem que descartar as causas no hardware, pra depois estudar as causas no software.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2010, 15:05 »
Citar
Primeiro a gente tem que descartar as causas no hardware, pra depois estudar as causas no software.

Mesmo isso não ocorrendo no Windows?

Citar
Poderia pensar que é problema de memória, ou outra coisa física, mas quando estou no Windows 7, este problema não ocorre.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2010, 15:09 »
Não importa o que acontece no windows agora. Quando a gente descartar as causas de hardware, a gente estuda todas as causas possíveis de software.

Senão, a gente nunca vai ter certeza de qual é o problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2010, 15:11 »
Beleza.
Então vou acompanhar o tópico para aprender mais um pouco.  ;)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2010, 20:12 »
Por fim, verifique drivers proprietários, como da placa de vídeo (muito comum), de rede e de som.

Comecei pelo fim. :-P

O único driver proprietário instalado é o NVIDIA, mas antes de instalá-lo, eu tomei a precaução de verificar se travaria, e travou, portanto creio que não é o problema com isso, também eu desabilitei totalmente os Efeitos Visuais, e não surtiu efeito.

Quanto a ver a temperatura na bios, confesso que fiquei um tanto confuso, vc diz na tela azul quando se inicia o computador teclando DEL?
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, 20:13 por Madrigal »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2010, 00:48 »
Citar
Quanto a ver a temperatura na bios, confesso que fiquei um tanto confuso, vc diz na tela azul quando se inicia o computador teclando DEL?
Exato. A tela exata muda de fabricante pra fabricante, mas dever algo como "System Healthy" ou "Thermal Monitor", ou coisa parecida.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2010, 21:56 »
Primeira coisa a verificar são as temperaturas. Quando a máquina travar, vá ao setup do BIOS e confirme todas as temperaturas.

CPU Temperature 42Cº
M/B Temperature 40Cº

Agora não sei qual o parâmetro, se esses valores são normais ou não. Esqueci de olhar a voltagem, depois vejo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2010, 10:23 »
Sim, são temperaturas aceitáveis. Você usa windows nessa máquina? Há alguns programas monitores de voltagem no Windows que podem te ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2010, 15:33 »
Você usa windows nessa máquina? Há alguns programas monitores de voltagem no Windows que podem te ajudar.

Uso o Windows 7, mas nele não trava, ao menos não notei ainda, já que quase não entro, vou pesquisar sobre os programas, se vc já puder me adiantar, agradeço.

Só vou ter tempo de entrar no meu pc no final de semana, aí vejo.

Offline R.C.S.L.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
  • Xubuntu 12.04 LTS
    • Ver perfil
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2010, 22:31 »
Caro,

Boa noite! Antes de tudo, já tentaste testar o Ubuntu por intermédio do Live CD?
A princípio, em boa parte dos casos, os problemas de "congelamento" do sistema têm como causa a temperatura elevada da CPU.
Não tem como usar, por um dia, o Windows 7 - apenas para se ter uma certeza se é um defeito de software ou hardware -?

Abraços,
R.C.S.L.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2010, 11:57 »
Não tem como usar, por um dia, o Windows 7 - apenas para se ter uma certeza se é um defeito de software ou hardware -?

Humm, realmente perdi totalmente o costume de usar Ruindows, só tenho devido à minha webcam que não funciona no Ubuntu (até a versão +- 9.04 fucionava!).

O sistema está travando bem menos, agora mesmo estou usando há umas 3 horas e só travou uma vez. Mas se travar der de travar muito vou colocar no Windows mesmo, mesmo me sentindo um pouco perdido, ao inverso dos usuárias de Windows que passam a usar Linux. :-P

Offline R.C.S.L.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
  • Xubuntu 12.04 LTS
    • Ver perfil
Re: PC congela depois de algum tempo.
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2010, 21:54 »
Caro,

Boa noite! Será que o problema de congelamento não está relacionado aos drivers de vídeo?
Ontem, formatei o meu computador, quando instalei um driver de vídeo diferente da que costumo utilizar, o meu sistema passou a congelar dados uns minutos ou horas de uso. Solucionei desinstalando o driver de vídeo.

Procedimentos para desinstalação:
- Sistema/Administração/Drivers adicionais
- O sistema procurará todos os drivers disponíveis.
- Após a procura, carregará uma pequena lista com as opções de drivers para instalação. Creio que haverá um selecionado. Remova o mesmo com o botão Remover (localizada na parte inferior direita).

Veja se resolverá.

Abraços,
R.C.S.L.