Autor Tópico: Ubuntu em um eeepc 1000HA  (Lida 3739 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Online: 04 de Dezembro de 2010, 20:31 »
Já faz um ano que tenho um eeepc 1000HA e ainda não mudei o sistema operacional de windows para Ubuntu GNU-Linux por motivos de garantia. Nesse tempo, testei por um pen drive bootavel, o Ubuntu 10.04 e tive uma boa impressão.

Ocorre que uso esse computador em sala de aula, especificamente para exibição de filmes em data show. Nesses testes que fiz em casa, pude verificar o funcionamento do sistema e das teclas Fn. Mas, não pude testar todas, especialmente a relacionada ao data show. Como a resolução da tela desse netbook é 1024x600, ao alternar para a imagem do projetor a resolução muda para 800x600 e não é possível exibir tela e projeção ao mesmo tempo, porque o projetor fica tentando encontrar uma resolução, apagando e exibindo a tela.

Então, gostaria de saber se entre os usuários do fórum alguém já instalou o Ubuntu nesse modelo de netbook e qual a experiência dessa instalação.

A garantia dele está no fim e em breve pretendo instalar o Ubuntu nele.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2010, 22:55 »
Ola Luiz, coloque o resultado do lspci aqui para o pessoal analizar e dar dicas, mas a ideia e que vc coloque o ubuntu numa resolução que seja compativel com os dois sistemas, se o projetor suporta suponhamos 800X600 vc tera que colocar o Ubuntu na mesma resolução em modo clone, talvez assim funcione. tente essa ferramenta no synaptico;

grandr






\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline somewhere2go

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2010, 09:05 »
Já utilizo há algum tempo sem problemas. A única situação é mesmo a resolução que fica nos 800x600, no entanto estável e sem problemas.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2010, 15:20 »
Acertando a resolução em 800x600 posso usar as duas telas em modo clone.

Então, fora isso, o ubuntu no eeepc 1000ha roda bem, sem instabilidades? As teclas de função para alternância entre tela e projeção do data show (F8) e sleep (F1) são corretamente reconhecidas?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2011, 21:30 »
Depois de ler mais informações na rede e em um tópico mais antigo

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=63320.0http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=63320.0

estou quase decidido a remover o Windows XP SP3 Original que veio no Eee PC 1000HA e substituí-lo pelo Ubuntu 10.04. Pensei nessa versão LTS pois tenho a intenção de ficar só com o Linux mesmo.

No entanto, ainda não consegui respostas para algumas dúvidas:
1) Esse Netbook Atom tem apenas 1GB de memória RAM. No Windows XP Home ele demora cerca de 20 segundos para chegar ao login e mais de 30 para desligar. Quando iniciado e pronto, ao acessar o disco pelo Explorer há um atraso de uns 10 segundos para que a lista de diretórios seja exibida pela primeira vez. Depois que se acessa pela primeira vez na seção, a o carregamento fica normal. Então, gostaria de saber com quem usa esse modelo com Ubuntu Linux se o desempenho dele é melhor do que o conseguido com o Windows;

2) Rodando por Live-CD, via pen drive, percebi que o sistema funciona bem. Reconheceu som, efeitos de vídeo, wireless e modem 3g. Mas, percebi que não reconheceu a webcam, a função Fn+F7 para apagar o monitor e a função Fn+F9 de informações. As teclas especiais, que ficam acima de F2, F3, F4, F5 (no windows possuem as funções de apagar monitor, ajuste de resolução, programável e programável) também não funcionaram. Pesquisei na rede a ainda não encontrei alguma informação que me ajude a configurar essas teclas com a suas funções no Ubuntu;

3) Não pude testar a saída de vídeo VGA e como uso esse netbook para exibição de filmes e aulas em datashow, esse função é essencial para mim. Não encontrei nenhuma referência negativa quanto a isso e percebi que ao pressionar Fn+F8 a tela apresenta uma variação de brilho, como se o sistema procurasse outro monitor para alternar;

4) Pretendo instalar o Ubuntu 10.04 clássico, pois não gostei do visual e organização da versão para netbook remix. Nesse caso, será que é preciso alterar alguma configuração de repositório ou mesmo de dispositivos de sistema? Como não possui drive DVD, li em alguns fóruns que a referência /media para o DVD poderia apresentar conflito nesse netbook.

5) Li também que no windows XP o sistema emula um efeito surround de som que melhora muito a qualidade com os alto-falantes do Eee PC. As referências de Linux para esse modelo que encontrei foram tutoriais de instalação do Ubuntu 8.10, EEEbuntu, e Debian Leny. Então, como muita coisa evoluiu desde o 8.10 gostaria de saber com quem usa o Ubuntu nesse modelo de netbook qual é o comportamento dos efeitos de som avançado. Alguns usuários em fóruns reclamam de volume baixo e até distorção.

6) Por fim, como com o windows existe um recurso auto super engine que otimiza a frequência do processador e economiza bateria, gostaria de saber também se o gerenciamento de energia dele causa algum tipo de perda de autonomia (no windows a autonomia real é de 5 horas)

Sei que são muitas dúvidas, mas como pretendo fazer uma mudança definitiva sempre é bom contar com a experiência dos colegas. Afinal, se o conjunto for vantajoso, será menos um Window$ na face da Terra...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2011, 00:07 »
Eu deixei dual-boot até testar tudo que eu precisava saber no meu note itautec.
Qdo tudo que eu precisaria estava funcionando perfeitamente deletei o vista original.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2011, 10:00 »

estou quase decidido a remover o Windows XP SP3 Original que veio no Eee PC 1000HA e substituí-lo pelo Ubuntu 10.04. Pensei nessa versão LTS pois tenho a intenção de ficar só com o Linux mesmo.

No entanto, ainda não consegui respostas para algumas dúvidas:
1) Esse Netbook Atom tem apenas 1GB de memória RAM. No Windows XP Home ele demora cerca de 20 segundos para chegar ao login e mais de 30 para desligar. Quando iniciado e pronto, ao acessar o disco pelo Explorer há um atraso de uns 10 segundos para que a lista de diretórios seja exibida pela primeira vez. Depois que se acessa pela primeira vez na seção, a o carregamento fica normal. Então, gostaria de saber com quem usa esse modelo com Ubuntu Linux se o desempenho dele é melhor do que o conseguido com o Windows;

Ola

Ja tive um 1000h, um 904hd e ainda tenho um 701. Em todos tudo sempre funcionou.

Liga em uns 15/20 segundos e desliga em 5. Sim o desempenho é bem melhor, pois não vai ficando lento com o tempo devido a atualizações e service packs do windows.

Citar
2) Rodando por Live-CD, via pen drive, percebi que o sistema funciona bem. Reconheceu som, efeitos de vídeo, wireless e modem 3g. Mas, percebi que não reconheceu a webcam, a função Fn+F7 para apagar o monitor e a função Fn+F9 de informações. As teclas especiais, que ficam acima de F2, F3, F4, F5 (no windows possuem as funções de apagar monitor, ajuste de resolução, programável e programável) também não funcionaram. Pesquisei na rede a ainda não encontrei alguma informação que me ajude a configurar essas teclas com a suas funções no Ubuntu;

Web cam funciona sem problemas. Todas as teclas de função aqui sempre funcionaram.
Para programar as teclas existe o pacote xev que de da as informações necessárias para configurar os atalhos de teclado.

Citar
3) Não pude testar a saída de vídeo VGA e como uso esse netbook para exibição de filmes e aulas em datashow, esse função é essencial para mim. Não encontrei nenhuma referência negativa quanto a isso e percebi que ao pressionar Fn+F8 a tela apresenta uma variação de brilho, como se o sistema procurasse outro monitor para alternar;

Não há dificuldades quanto a isto. O problema reside apenas em configurar o sistema para tela de 800x600, onde na tela wide dos EeePc ficam ruins, mas no datashow ficam ok.


Citar
4) Pretendo instalar o Ubuntu 10.04 clássico, pois não gostei do visual e organização da versão para netbook remix. Nesse caso, será que é preciso alterar alguma configuração de repositório ou mesmo de dispositivos de sistema? Como não possui drive DVD, li em alguns fóruns que a referência /media para o DVD poderia apresentar conflito nesse netbook.

Nenhuma modificação em repositorios é necessária. Quanto ao dvd, basta fazer um comentário no arquivo fstab para anular o cdrom.

Citar
5) Li também que no windows XP o sistema emula um efeito surround de som que melhora muito a qualidade com os alto-falantes do Eee PC. As referências de Linux para esse modelo que encontrei foram tutoriais de instalação do Ubuntu 8.10, EEEbuntu, e Debian Leny. Então, como muita coisa evoluiu desde o 8.10 gostaria de saber com quem usa o Ubuntu nesse modelo de netbook qual é o comportamento dos efeitos de som avançado. Alguns usuários em fóruns reclamam de volume baixo e até distorção.

O som dos EeePc nunca foi uma maravilha, mas nunca tive problemas.

Citar
6) Por fim, como com o windows existe um recurso auto super engine que otimiza a frequência do processador e economiza bateria, gostaria de saber também se o gerenciamento de energia dele causa algum tipo de perda de autonomia (no windows a autonomia real é de 5 horas)
Aqui sim, o windows ganha. Apesar de configurar os meus ex-EeePc e o 701, a bateria dura menos.
Ok que no Windows a bateria do 1000ha dure mais (7 horas no meu na epoca) O sistema fica uma carroça, roda a 600mHz, a tela tem que estar no brilho minimo, e ter um processo rodando apenas.

Tanto no Windows como aqui não existe milagres, desempenho bom, bateria ruim.

Como seu 1000h tem um hd de 160gB, instale o Ubuntu em dual boot inicialmente, aprenda sobre o sistema, ajuste a seu gosto, deixe como quer e use o pacote remastersys para gravar todas as suas modificações, e se quiser, ao fim remova o windows inteiro.

[]'s

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2011, 11:09 »
Obrigado Tota

Eu já uso o Ubuntu no PC há dois anos e atualmente é meu sistema prioritário. Gosto muito do Ubuntu e da sua praticidade (particularmente, ainda não encontrei algo tão eficiente para reprodução e edição de mídia quanto os pacotes mencoder e mplayer. Com os codecs medibuntu o mplayer nunca me deixou na mão) e as dúvidas que tinha eram mais em função de comentários que li em fóruns

Com os esclarecimentos que fez, pretendo remover o windows mesmo e instalar só o Ubuntu (Até porque quando eu comprei o netbook a loja já havia feito a instalação e dividiu o disco em duas partições de 75GB e deixou praticamente 10GB para uma partição oculta de recuperação. O aparelho veio com um DVD Eee PC para recuperação e instalação do windows.

Para isso, estou pensando em dividir o disco em três partições, sendo uma EXT4 de 30GB, uma Swap de 1GB e Outra Ext4 com o restante, para troca e armazenamento de arquivos e mídias.

Você conseguiu fazer a webcam funcionar por live-CD?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2011, 12:16 »
Que eu me lembre, basta instalar o cheese para testar a cam.

Hoje em dia eu uso o 701 muito pouco, mas posso ver para voce se a coisa aí encrencar. Os outros eu já me desfiz quando ganhei um macbook de minha filha.

[]'s


Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2011, 20:03 »
Legal Tota

Por curiosidade, quanto você deixou para o Swap?

Nos fóruns eu li referencias conflitantes. Alguns dizem que para quem tem 1GB deve-se criar uma partição com 256MB. Outros recomendam usar o dobro da memória RAM.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2011, 00:05 »
Depende!

O conflito se deve a ser notebook X desktop.

Para notebook, onde a hibernação é importante para se economizar bateria, a swap deve ser o dobro da memoria.

No meu 701 que tem ssd de 4 gigas, fica impossivel swap num espaço tão pequeno, logo, ele não hiberna.

Em espera tudo bem, mas hibernar, o dobro de memoria, ok?

[]'s

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2011, 12:25 »
Perfeito.

Ainda com Live-CD instalei o pacote cheese e conferi que a webcam funciona bem. Para o teclado selecionei a configuração ASUS laptop, já que o mesmo não era reconhecido.  No terminal usei o comando xev e verifiquei que apenas as duas primeiras teclas especiais (apagar tela e mudar resolução) não foram reconhecidas com code key. As demais, inclusive as outras duas especiais (que no windows são configuráveis e vem como padrão super engine e skipe) foram reconhecidas.

Já estou começando a fazer os backups.

Só não decidia ainda duas coisas:
1) Usar e versão 10.04 LTS ou a versão 10.10. No meu desktop percebi que o boot da 10.10 é mais demorado e em algumas ocasiões o firefox trava;

2) Tabela de partição. Até coloquei uma pergunta sobre isso em outro tópico, mas estou na dúvida entre:
a) instalar o sistema em uma única partição EXT4 ;
b) Instalar o sistema em uma partição específica para / e deixar o resto para /home;
c) Instalar o sistema em uma partição e criar outra em FAT, NTFS ou EXT4 para arquivos.

Para todas as opções, pretendo deixar 2GB de Swap em uma partição específica.

Particularmente, estou mais inclinado a fazer a opção "a", já que não pretendo mudar o sistema operacional, ainda mais usando uma versão LTS. Uma outra opção que me passa pela cabeça é esperar o lançamento da versão 11.04...

Na verdade, só não me decidi ainda pela versão LTS porque o suporte ao modem 3G que uso é muito melhor na versão 10.10. (Na 10.04 o modem é reconhecido como disco e montado na mesa, o que toma espaço da tela. Além disso, percebi que as configurações de conexão da versão 10.10 são mais completas, com opções de se escolher entre UMTS e EDGE. Aliás, nessa versão o ícone de rede ativa ganhou a função dinâmica de mostrar e intensidade do sinal.)

Se eu usar a versão 10.10 contarei com atualizações por um tempo menor e serei fatalmente obrigado a instalar uma nova versão (daí a opção de esperar a 11.04)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em um eeepc 1000HA
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2011, 10:46 »
Formatei o meu Eee PC e instalei somente o Ubuntu, com /home separada. Pesquisei bastante sobre a questão do swap e optei por deixar 3GB reservados em uma partição. Optei pela versão 10.04 LTS. Na versão 10.10, alguns recursos e teclas não foram reconhecidos.

Estou terminando de ajustar esse Eee PC às minhas necessidades. Minha primeira impressão é de desempenho muito superior ao do windows xp. A única coisa que ainda não resolvi foi a exibição de vídeo  WMV  HD. Instalei os pacotes medibuntu e percebi que quase todos os vídeos que testei funcionam bem com o Gnome-player. A única dificuldade que percebi foi com um vídeo HD, de 2.8GB de tamanho e resolução 1600x900. O vídeo abre, com o som perfeito, mas a imagem fica quadro a quadro. Os demais vídeos WMV, AVI, MPEG, MPG, MP4, MOV e FLV funcionam perfeitamente, inclusive com as legendas. No caso específico desse vídeo HD pensei na possibilidade de utilizar algum recurso extra para a placa de vídeo integrada Intel GMA950;
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS