Autor Tópico: De repente, não consigo mais me conectar à Claro 3G [resolvido]  (Lida 3890 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
De repente, não consigo mais me conectar à Claro 3G [resolvido]
« Online: 09 de Dezembro de 2010, 09:45 »
Eu tenho um modem Huawei E220 desde final de 2009. Comecei apanhando muito para usá-lo no Ubuntu 9.10 (no post "Solução para Navegar com o Modem 3G Huawei E156B da Claro" tem um pouco dessa minha história) mas depois, a partir do 10.04 a coisa ficou tranquila e o modem é reconhecido facilmente e também a configuração da conexão é praticamente automática.

Faziam já uns 6 meses que não usava mais este serviço (havia cancelado porque eu uso só quando viajo) e agora, como vou viajar, o contratei de novo. Testei durante uns 2 dias e tudo correu bem, tanto no desktop (com 10.04) quanto no netbook (com 10.10).

Só que hoje fui fazer um teste final antes da viagem e o modem é reconhecido, abre a opção de conectar na Claro mas não conecta de forma alguma. Já tentei editar a conexão mas não resolveu. Excluí a conexão e comecei tudo do zero, com a conexão sendo criada pelo próprio Ubuntu através de algumas respostas minhas (Brasil, Claro, padrão, etc.) e nada de conectar. O modem é reconhecido, aparece a opção "Claro 3g - Conectar" mas não conecta.

Já testei nos 2 netbooks e no desktop e o resultado é o mesmo. No Windows não há problema e conecta numa boa.

Vocês estão sabendo de alguma mudança no acesso à Claro?

Ou será que em alguma das muitas atualizações do Linux e do Ubuntu que houve nestes últimos dias ocorreu alguma mudança?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2010, 17:48 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: De repente, não consigo mais me conectar à Claro 3G
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2010, 10:21 »
Oi RamonB, vc sabe se conectar via wvdial? A gente pode usar a saída do wvdial pra depurar o motivo de não estar conectando no NM.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: De repente, não consigo mais me conectar à Claro 3G
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2010, 19:00 »
zekkerj, obrigado pela resposta rápida. Vou testar e depois dou um retorno. Como vou viajar amanhã, só vou poder testar depois da chegada ao meu destino e depois de "assentar", ou seja, lá por 2a.-feira. Então, assim que eu tiver uma posição com o wvdial (nunca o usei mas vamos ver no que é que dá...) dou um retorno (sem dizer que sempre existe a esperança que o problema seja na Claro aqui da Bahia e lá em Curitiba a coisa se resolva... *rs*).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: De repente, não consigo mais me conectar à Claro 3G
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2010, 17:47 »
Como eu suspeitava, não era problema do Ubuntu (nem do Windows). Cheguei em Curitiba e a conexão passou a funcionar sem problemas. Deve ter sido alguma restrição / alteração / etc. da Claro lá em Salvador.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1