Autor Tópico: Permissões quando do uso do NFS  (Lida 9327 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Permissões quando do uso do NFS
« Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2011, 01:03 »
Nunca tive problemas assim, mas para ser franco deve mesmo dar erro.

1o) Normalmente cada usuário é usado para uma pessoa, assim um usuário não deveria nunca ser usado duas vezes.

2o) Para mim servidor nunca deve ser usado como desktop, afinal é servidor. No meu caso os servers nem tem ambiente gráfico.

Entenda que quando você usa o mesmo usuário mais de uma vez (ao mesmo tempo) os programas devem mesmo apresentar problemas, e são muitos os motivos que levam a isso.

Sugiro que pare de abrir mais de uma seção de um usuário, muito menos que use o servidor para outros trabalhos que não sejam aquele primário para o qual foi criado.

Infelizmente acho isso a melhor opção para seus problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline lopesadv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Permissões quando do uso do NFS
« Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2011, 08:08 »
Obrigado pela resposta.
Eu não mencionei nos posts anteriores: eu removi todos os usuários do cliente, inclusive todas as pastas. No server estão criados todos os usuários. Exportei as pastas dos usuários, via NFS. O resulto, então, foi que no cliente só se loga se o servidor estiver ativo. Enquanto não se abre aplicativos no server ou no cliente, roda normalmente. Porém, ainda resta a questão de estar usando o servidor como desktop também. Então, se o problema não decorre de configuração, me resta manter um server dedicado.
Aproveitando a mensagem: você tem o NIS no seu server configurado da mesma forma orientada no link já postado neste tópico? Tem mais algum material técnico sobre ele que possa me indicar?
Outra coisa: ao aparecer o problema, fui para o terminal (tela preta) e vi, no topo da tela, a mensagem: "plymouth está desconectado".
Novamente, obrigado.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2011, 08:23 por lopesadv »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Permissões quando do uso do NFS
« Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2011, 12:34 »
Meu esquema atual aqui é aquele descrito no link indicado. Estou pensando em passar a usar LDAP + Samba, mas só penso isso porque teria algumas vantagens de usar esse novo esquema para autenticar usuários em outros sistemas, além do login.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline lopesadv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Permissões quando do uso do NFS
« Resposta #18 Online: 15 de MAR?O de 2011, 16:52 »
clcampos, boa tarde. Já está usando o LDAP + SAMBA? Estamos refazendo a rede de nosso escritório aqui. O resultado será que 6 máquinas (clientes) usarão Ubuntu. 3 usarão Windows 7 e uma, windows xp. O servidor local será montado com linux (ubuntu server). São arquivos de escritório de advocacia, ou seja, na imensa maioria, textos, planilhas e afins. Então, pensei em fazer o mesmo que você, para centralizar a administração. Você conseguiu configurar a sua rede assim? E pode me indicar boas matérias sobre o tema?
Novamente, agradeço as ajudas prestadas.

Att.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Permissões quando do uso do NFS
« Resposta #19 Online: 15 de MAR?O de 2011, 17:32 »
Por incrível que pareça só consegui mexer nisso agora, mas o servidor que "iria pro ar" ontem voltou ao status de teste. Estamos encontrando problemas com autenticação, que demora entre 40 e 50 segundos, mesmo direto nele.

Não sei o que foi feito de errado, assim estamos revendo tudo. Hoje estou dedicando o dia a fazer alguns testes para ver se acho o problema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline lopesadv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Permissões quando do uso do NFS
« Resposta #20 Online: 04 de Abril de 2011, 11:56 »
Boa tarde, clcampos. Conseguiu colocar o servidor "no ar"? LDAP + SAMBA estão estáveis? Pode me indicar material teórico sobre a "dupla"?
Obrigado.