Autor Tópico: Atenção especial aos iniciantes...  (Lida 11822 vezes)

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Atenção especial aos iniciantes...
« Online: 11 de Dezembro de 2010, 14:11 »
Pessoal,

Este fórum talvez seja o mais dinâmico do Brasil, no tocante à freqüencia das mensagens.

No entanto, percebo que muita coisa fica sem resposta e por muito tempo.
E coisa até bem simples.

Vou citar algo que acabo de verificar.
Um colega - iniciante - cadastrou-se e perguntou no dia 9 como ele faz para obter a senha de "root".

Eu mesmo não tinha certeza, vez que desde que uso Ubuntu, faço minha própria instalação e configuro as senhas.
Botei um link do Br Linux, que talvez traga alguma luz.... Mas acho que nem ali está claro como obter a senha de "root" para um computador que vem com a máquina instalada.

Sei, alguns dirão que ele deve procurar, que esta dúvida já foi respondida no fórum e tal.

Só que eu não encontrei.

Percebi que a última visita do sujeito foi hoje, às 13h30min. Ou seja, ele aguarda avidamente por uma resposta!

E se queremos que os usuários fiquem com o Ubuntu, acho que precisamos oferecer atendimento preferencial aos iniciantes.

O que acham?
Linux User 586375

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2010, 15:36 »
Ola alevian, sei qual e o post que vc esta se referindo, a intenção e ajudar mas veja, o Alex logou hj as 13:30hs criou outro post com a mesma duvida que foi trancado, no post original ja haviam 2 respostas(que foram no mesmo dia da pergunta!!!) mas nao sei por que motivo, Alex logou mas nao respondeu as perguntas que iriam ajudar a encontrar uma direção para o problema. Na minha opniao ele deve ter encontrado algum problema em navegar pelo forum, em outros casos nao ha solução por causa da falta de dados consistentes sobre o problema, entre outros, que inviabilizam as respostas.

Obs; coloquei sua dica la no post original tbm.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76481.msg425898.html#msg425898
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2010, 15:40 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2010, 18:22 »
Concordo com Platão muitos não dão detalhes do problema, nem mensagens de erro que aparecem. Simplesmente diz que tal programa não funciona no ubuntu e coisas do gênero.
É a mesma coisa de ir ao médico e dizer que não esta se sentindo bem.
Só com isso ele não vai conseguir resolver nada.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2010, 20:33 »
É a mesma coisa de ir ao médico e dizer que não esta se sentindo bem.
Quando não é isso, são coisas especificas que o usuário acha que devem ser adivinhadas, do tipo "zyx do abc não está funcionando", ai fica difícil responder. Pode até não ser um problema especifico do "abc", mas ai alguém tem que perguntar o que é "abc", pra que ele quer o "abc", etc e tal. Resumindo: saber perguntar também é uma arte.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2010, 23:02 »

E se queremos que os usuários fiquem com o Ubuntu, acho que precisamos oferecer atendimento preferencial aos iniciantes.

O que acham?
Sinceramente, não queremos que eles fiquem com o Ubuntu, quem tem que querer são eles (todos tem o direito de escolhas), assim estamos aqui para tentar ajudar no que for possível, e na medida que o usuário colabora e nos manda dados das questões pertinentes, para que possamos ajuda-lo, perceba que aqui ninguém se nega ajudar, por isso somos uma comunidade que cresce a cada dia.

Pense no exemplo a seguir de que você está se afogando num lago, ai me aproximo e digo "me da sua mão" e você olha para minha cara e não diz, nem faz nada, muitos ainda depois vem e dizem "morri por causa daquele ali".

Entendeu
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2010, 23:09 por Andreson »

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2010, 23:20 »
Há um tempo atrás alguém mandou num tópico um link com um texto entitulado "Como fazer perguntas inteligentes" (ou algo assim). Uma leitura muito interessante, que deveria ser obrigatória pra qualquer pessoa que quisesse receber ajuda de verdade num forum.

Aqui o link: http://www.istf.com.br/perguntas/

90% das pessoas que ficam sem resposta são porque fizeram a pergunta errada. A culpa não é dos usuários.
Os 10% restante são perguntas sem resposta mesmo. (Ex: "como eu faço pra abrir o msn no linux, mas com a janela de cabeça pra baixo, e acendendo a luz do meu quarto sempre que alguém mandar uma mensagem")
Googling since 1999.

Offline christiankiss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
    • Conta no GameSpot
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2010, 14:57 »
Como sou beginner, pouco eu poderia colaborar com o meu conhecimento. Mas a idéia é boa, embora eu ache que as mensagens postadas corretamente são muito bem respondidas pela galera veterana. Realmente o que o Platão disse acontece: em outros fóruns de Linux eu presenciei até pessoas que postam coisas do tipo: "O programa não abre igual no Windows" ou "o terminal deu erro quando digitei o comando" (qual erro, afinal?).

Reforço que este fórum é muito amistoso com os iniciantes.

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2010, 12:45 »
Eu acho que atenção principal que deve se ter com os iniciantes é em relação a que eles consigam conectar a internet, pois isso quando comecei foi o aspecto principal de ficar ou não com uma distro e a utilizá-la. As outras coisas dá para esperar, mas isso normalmente não dá.

Acho que quanto mais automático for a conexão e fácil a conexão é melhor. Podendo ser por via discada, por cabo, por modem de banda larga móvel, via rádio, wi-fi, etc... Se o usuário não conseguir se conectar na internet com facilidade de primeira ou nas primeiras tentativas tende abandonar a distro e até o sistema operacional se for iniciante, por não saber ainda que existe outras distro com maior facilidade de conexão.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2010, 12:56 por toso51 »
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2010, 13:20 »
Os 10% restante são perguntas sem resposta mesmo. (Ex: "como eu faço pra abrir o msn no linux, mas com a janela de cabeça pra baixo, e acendendo a luz do meu quarto sempre que alguém mandar uma mensagem")

kkkkkkkkkkkkkkkkkk!! Genial essa!

As pessoas deviam entender que não somos um suporte pago, somos uma comunidade que auxiliam uns aos outros, mais sem obrigação.


E se queremos que os usuários fiquem com o Ubuntu, acho que precisamos oferecer atendimento preferencial aos iniciantes.

O que acham?
Sinceramente, não queremos que eles fiquem com o Ubuntu, quem tem que querer são eles (todos tem o direito de escolhas), assim estamos aqui para tentar ajudar no que for possível, e na medida que o usuário colabora e nos manda dados das questões pertinentes, para que possamos ajuda-lo, perceba que aqui ninguém se nega ajudar, por isso somos uma comunidade que cresce a cada dia.

Pense no exemplo a seguir de que você está se afogando num lago, ai me aproximo e digo "me da sua mão" e você olha para minha cara e não diz, nem faz nada, muitos ainda depois vem e dizem "morri por causa daquele ali".

Entendeu

Faço minhas suas palavras...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline BrunoKira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:09 »
Cara, sou iniciante aqui, nem instalei o Ubuntu e já não concordo com você, pois todas as minhas dúvidas iniciais os membros já me ajudaram, e muito rapidamente. E também as milhares de dúvidas que vem surgindo estão sendo resolvidas cada vez que eu navego no fórum, pois aqui tem muito conteúdo. Eu acho que isso vai de cada membro iniciante querer realmente ou não aprender mais sobre o mundo do linux.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2010, 17:13 por BrunoKira »

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2011, 20:42 »
Pessoal,

Apesar de minhas colocações não terem sido bem recebidas, volto ao tema, por considerá-lo importantíssimo.

Neste final de semana, botei o Ubuntu numa maquineta de uma colega (um note Intelbrás).

Em dado momento eu precisava tentar "nolapic" e "nosmp".

Li tudo o que havia disponível por aí... Dicas como: "tecle F6 e seja feliz..."

Tentei ir por este caminho, sem sucesso no primeiro momento; botei um pedido de socorro aqui!

Por fim (antes de qualquer resposta, depois de várias horas), não sei muito bem como, tive acesso ao final da linha de "boot" e digitei lá as opções (aproveitando a "pista" do colega).

Mostrei à moça como instalar os pacotes e as atualizações, botei o ubuntu-restricted-extras, umas opções de mensageiro eletrônico e ela ficou bastante feliz, tendo mandado "e mail" de agradecimento, com os seguintes dizeres - que talvez pudesse integrar a parte de depoimentos deste fórum:

"Pois é...
Funcionou!!!

Estou com o meu note no colo, na garagem, conversando com meu amigo xxx, escrevndo esse e-mail pra você e buscando os jogos que gosto.

Minha vida pode ser dividida entre antes e depois do UBUNTU!!!

Muitíssimo obrigada!!!"


Notem: o pedido de socorro para acessar a linha de boot para colocar "nolapic" "nosmp" está lá, ainda em aberto.

Não estamos aqui a menosprezar o Ubuntu, muito menos a comunidade, mas também não podemos deixar de reiterar o pedido de atenção aos iniciantes. O que é óbvio e fácil para alguns - especialmente para os que tem prática - pode ser muito penoso para os demais...

Ou, como consta em "A Dama das Camélias". Não basta haver duas tabuletas - "caminho do bem" e "caminho do mal". É necessário que um não seja demasiadamente difícil, a ponto de desanimar uma multidão de possíveis multiplicadores; enfim, novos usuários que - na minha modesta visão - não devem ser desprezados.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, 20:55 por alevian »
Linux User 586375

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2011, 23:17 »
Ola Alevian, no caso do Alex nao vejo o que pode ser feito, ele postou a duvida no forum e nao logou mais desde entao, nao sabemos se ele resolveu o problema ou teve problemas ate em acessar a sua area pessoal(parece brincadeira mas e muito frequente).

Quanto ao F6, posso estar enganado, mas quando pressionamos o f6 e marcamos qualquer item imediatamente aparece a linha de comando, no caso se nao houver os parametros adicionais na tabela, vc pode acrescentar nessa linha.

Ha muito material aqui no forum sobre esse assunto, no Oraculo tbm.

Muitas vezes no Ubuntu e na vida tbm, caminhamos com varios companheiros em varias oportunidades, em outras vezes nao e possivel, e nessa hora temos que caminhar sozinhos com nossas proprias forças.

Persevere Alevian.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, 23:19 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2011, 23:27 »
... quando pressionamos o f6 e marcamos qualquer item imediatamente aparece a linha de comando, no caso se nao houver os parametros adicionais na tabela, vc pode acrescentar nessa linha.


"Acrescentar nesta linha... É justamente o "pulo do gato", que talvez não esteja nos tópicos e em outros lugares que comentam sobre isso.

Realmente, aparece uma linha. E basta digitar qualquer coisa no teclado - o que é digitado vai para aquela linha, em continuação às configuações pré-estabelecidas...

Não sei se sou muito topeira, ou tosco demais, mas eu ficava me perguntando: "como fazer para acessar aquela linha!"
(não sabia que, bastava digitar, para aparecer no final, depois de tudo o que já constava ali)

Não sei se vc já experimentou, Platão, mas no Mandriva, quando você clica na opção do kernel, aparece na tela "boot:_____" (uma caixinha de preenchimento).

Acho que foi esta correlação que me confundiu!

De qualquer forma, grato pela atenção dispensada.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, 23:29 por alevian »
Linux User 586375

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2011, 23:44 »
Ola, esse modo no Grub pode mudar de distro para distro, mas a opção esta sempre la. O forum existe para isso mesmo, para debater ideias, problemas,compartilhar informação entre outros.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atenção especial aos iniciantes...
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 10:45 »
Citar
Notem: o pedido de socorro para acessar a linha de boot para colocar "nolapic" "nosmp" está lá, ainda em aberto.
Em qual sala está esse pedido, mesmo?

Ter muitas salas no fórum pode ser um problema, pq não basta vc perguntar, e as pessoas terem vontade de responder: é preciso que quem saiba a resposta veja sua pergunta. Mas se eu vejo apenas a sala "A" e você faz a pergunta na sala "B", não vai funcionar, né?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D