Autor Tópico: Como aumentar minha memoria Swap?  (Lida 10849 vezes)

Offline Promero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Como aumentar minha memoria Swap?
« Online: 15 de Dezembro de 2010, 11:58 »
Minha memoria Swap é de 255 mb, e eu quero aumenta-la pois sempre que meu computador atinge esse limite, trava tudo. O problema é que quando o lanço o comando na terminal para aumenta-la, recebo essa resposta: é impossível criar o diretório `/swapdir': Permissão negada.

E agora?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:11 »
Você deveria primeiro tentar aumentar sua memória física. Se o computador vai procurar memória swap, é pq vc precisa de mais memória do que tem. O computador funciona muito mais rápido quando está usando apenas a memória física.

Sobre o comando, provavelmente seu erro é que vc não o está executando como super-usuário. Mas antes de confirmar isso, seria bom vc mostrar o comando completo, pois pode ser que vc não esteja fazendo alguma coisa certa ou conveniente pro seu sistema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:24 »
Se mesmo assim vc desejar criar veja;

http://www.linuxjournal.com/video/emergency-swapfile-when-your-memory-fills

Depois conforme a sua necessidade pode ligar ou desligar a swap.

swapoff -a

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Promero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:28 »
 O problema é que existe mais memoria física, mas o sistema continua comendo a Swap, e de maneira rápida. Vi nesse link (  http://tinyurl.com/yelc4uc ) uma forma de resolver, o problema agora é que eu não tenho permissão para fazer tudo. E Eu sou o único que uso o pc e tenho minha senha, mesmo não vai. No vídeo mostra coisas que o sistema não me permite.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:32 »
Ola promero, nao sei se entendi, mas nem com o sudo su e sua senha normal ele nao libera?
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Promero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:35 »
Ola promero, nao sei se entendi, mas nem com o sudo su e sua senha normal ele nao libera?

Quando pede a senha, libera, mas as vezes nem pede, já diz que eu não tenho permissão.

Offline Promero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:52 »
Minha meta é na verdade aumentar estas memorias, visto que ainda há espaço no computador, porque o Swap já esta em 100 mb, e quando chegar no 255 mb já era. E olha que eu liguei ele 10 da manhã. http://img43.imageshack.us/img43/5896/464645625.jpg

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2010, 13:04 »
Rapaz, sua máquina não tem nem 1GiB de RAM. Isso, hoje em dia, é nada --- o recomendado pra começar são 2GiB.

Se não tem como vc colocar mais memória física, então tente descobrir quais processos estão comendo sua memória. Com certeza vc tem processos e/ou serviços desnecessários aí.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Promero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2010, 13:19 »
Pois é, a memoria dedicada a isso é muito pouca, e eu tenho drivers com 56,0GB e queria usar uma parte deste espaço para a memoria. É possível?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2010, 13:25 »
Use sudo sysctl -w vm.drop_caches=3 para ganhar tempo. A sua máquina tem pouquíssima memória para o padrão atual, remova tudo que puder lá de aplicativos de sessão.
Um arquivo de swap é mais fácil de criar, mas como você realmente vai usar esse espaço, é recomendável uma partição: https://help.ubuntu.com/community/SwapFaq#How%20do%20I%20add%20more%20swap?

Independente da escolha, não coloque um tamanho menor que 1GB.

Offline mbissaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2010, 13:51 »
Eu sempre ouvi falar que um tamanho legal para partição swap é tal que faça a soma dela + RAM ser igual a 2gb. Se voce tem 1gb de RAM, entao poe 1gb de swap. Se tem 2gb de RAM, teoricamente nao precisaria de swap pra nada (a nao ser que voce rode jogos ou aplicativos pesados) entao deixa uns 512mb so por garantia.

Eu tenho 1gb de RAM no meu tambem, e tenho 1gb de swap e nunca usei ele! Cheguei ao cumulo de startar uma maquina virtual com XP instalado, e reservei 512mb de RAM pra essa maquina virtual. Ao inicia-la, s 512mb de memoria sao consumidos instantaneamente e nem assim eu precisei usar o swap! Fico com a RAM beirando os 900mb de uso (512 da maquina virtual e uns 400 pro Linux) e a swap zerada! Tem alguma coisa no seu Ubuntu ae consumindo mais memoria do que deveria (Firefox é um grande comedor de memoria... ve se nao eh ele, principalmente se voce tiver varios addons)

Offline mbissaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2010, 13:56 »
Pois é, a memoria dedicada a isso é muito pouca, e eu tenho drivers com 56,0GB e queria usar uma parte deste espaço para a memoria. É possível?

Não sei se voce ta ligado como funciona a memoria swap, mas liberar espaço em disco pra funcionar como memoria RAM (é isso que o swap faz) é milhares de vezes menos eficiente que uma memória RAM de verdade...

A memória RAM funciona eletricamente: Se ta passando corrente no transistor la é 1, se não está eh 0. E isso tudo muda conforme a necessidade, com o passar ou não de corrente elétrica. No disco, pra acessar determina informação voce depende do disco "girar" ate a posição certa pra agulha ler o valor. Ou seja, temos algo que funciona com a velocidade da energia elétrica (ou do clock do seu processador, pra ser mais exato) versus uma que depende de uma ação física de "girar" do HD que é da ordem de 7000 rotações por minuto.

Na computação, ou voce tem velocidade ou voce tem capacidade! Se quiser os dois, vai custar caro! hehehehe 1gb de HD é muito mais barato que 1gb de RAM, porém mais lento.

Offline Promero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2010, 14:05 »
O estranho disso tudo é que isso começou a pouco tempo, antes não havia esse problema. Pode ser um programa? E, a memoria Swap não é para ser usada quando a Ram fica cheia? Porque aqui, as vezes, a Ram não esta nem na metade e a Swap fica no máximo, aí trava.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, 14:13 por Promero »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2010, 15:02 »
Citar
E, a memoria Swap não é para ser usada quando a Ram fica cheia? Porque aqui, as vezes, a Ram não esta nem na metade e a Swap fica no máximo, aí trava.
Na verdade, não. O uso mais comum da memória swap é simular memória virtual, que permite que um programa use mais memória do que o total de memória física. Assim, os processos costumam ter uma parte de sua memória carregada na memória física, outra parte em swap.

Mas se, num determinado momento, o sistema chegar à conclusão de que precisa liberar memória física, e vê que há processos dormentes (aguardando recursos), ele pode transferir toda a memória de alguns desses processos pra swap ("swap out"). O processo só vai sair de swap quando ele for re-escalonado pra execução.

Assim, vc pode encontrar o sistema com memória livre, e ainda assim o swap estar em uso. Isso é sinal de que, mesmo que vc tenha memória física livre nesse momento, em algum momento anterior o sistema ficou sem memória física.

Há ainda um controle (vm.swapiness) que diz a chance de um processo ir pra swap. Me parece que esse controle, no Ubuntu, fica em 60. Valores maiores favorecem o uso de swap, o que mantém memória livre caso vc precise carregar um novo processo; valores menores favorecem o uso da RAM, o que dá preferência pro sistema manter os processos atuais carregados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como aumentar minha memoria Swap?
« Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2010, 15:51 »
Que programa era esse?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D