Autor Tópico: sFTP e proFTPD [resolvido]  (Lida 3846 vezes)

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
sFTP e proFTPD [resolvido]
« Online: 15 de Dezembro de 2010, 15:30 »
salve galera...

estou com a seguinte duvida...sei q é possivel..mas nao sei como...

vou explicar..
tenho um ubuntu-server-9.04 32bits
tenho cadastrado 2 usuarios..
root que é padrao...e teste

até ai blza...ai de fora eu uso um programa q faz conexao via sFTP, atualmente estou usando um plugin chamado fireFTP, que se integra ao Mozilla Firefox.
quero saber como faço para que quando o usuario teste logar.. nao poder fazer nada fora da pasta dele...
exemplo..qndo logo com o usuario teste fica assim -> /home/teste
porem se eu quiser ir para /var/??? ele vai sem problemas...lista tudo...da pra fazer tudo...eu queria limitar para que ele pudesse usar somente a pasta teste que é a pasta do usuario dele...

como faço isso ??


agradeço desde ja :D
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2010, 08:30 por _ubuntu_ »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sFTP
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2010, 10:03 »
Qual o servidor ftp que vc está usando no Ubuntu?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: sFTP
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2010, 13:18 »
Qual o servidor ftp que vc está usando no Ubuntu?

cara é S-FTP ou seja..é atravez do SSH porta padrao 22, porem eu alterei pra 2244 por questao de segurança..


dai como faz ?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sFTP
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2010, 17:02 »
Olha só, o FireFTP, até onde eu sei, só se conecta a servidores FTP reais. O sFTP pela porta 22 é uma transferência de arquivos pelo SSH, então é outro protocolo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: sFTP
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2010, 19:19 »
Olha só, o FireFTP, até onde eu sei, só se conecta a servidores FTP reais. O sFTP pela porta 22 é uma transferência de arquivos pelo SSH, então é outro protocolo.


cara...entao vc realmente nao pode me ajudar..pois nem sabe que SSH da para ser acessado via sFTP que usa o mesmo protocolo e funciona muito parecido com o FTP tradicional...


ahhh e tbm esta meio desinformado sobre o fireFTP que realmente faz a conexao SSH....mas mesmo assim muito obrigado por tentar ;)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sFTP
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2010, 23:16 »
FTP é ftp, SSH é SSH. SSH transfere arquivos mas não é FTP.

Use um servidor FTP de verdade e vai funcionar. Ou use um cliente que faça transferência de arquivos via SSH, coisa que até a última vez em que usei o FireFTP --- sim, eu o usava no Windows --- ele não fazia.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: sFTP
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2010, 10:47 »
FTP é ftp, SSH é SSH. SSH transfere arquivos mas não é FTP.

Use um servidor FTP de verdade e vai funcionar. Ou use um cliente que faça transferência de arquivos via SSH, coisa que até a última vez em que usei o FireFTP --- sim, eu o usava no Windows --- ele não fazia.


cara..ja faz um bom tempo q uso o fireFTP e ele sempre fez.... mas entao..desisti disso....

agora é o seguinte...instalei o proFTPD, esta funcionando perfeitamente...

queria saber o seguinte agora..


digamos q tenho 3 usuarios

usuario_1
administrador_1
administrador_2


onde... usuario_1 acessa a pasta /home/usuario_1 e dentro dessa pasta ele possa fazer tudo... "777"..até ai blza..simples..

agora começa a complicar ^^ -->
criei 2 pastas dentro da pasta /home/usuario_1 - a pasta administrador_1 e administrador_2
ai..la no /etc/passwd eu alterei o diretorio padrao do administrador_1 e do administrador_2 onde ficaria assim

usuario_1 -> /home/usuario_1
administrador_1  -> /home/usuario_1/administrador_1
administrador_2  -> /home/usuario_1/administrador_2


ai nas pastas administrador_1 e administrador_2 eu dei permissao chmod 0755 , e defini dono das duas pastas da seguinte maneira..
#chown administrador_1 administrador_1/
#chown administrador_2 administrador_2/


até ai blza...

mas o usario administrador_1 e o administrador_2 nao consegue acessar o FTP ,por que sera ??

tpw..a minha intenção é que o usuario_1 possa fazer tudo dentro de sua pasta... menos alterar ou deletar as pastas administrador_1 e administrador_2,
mas como eu dei permissao 0755...o usuario_1 possa ler e copiar arquivos do administrador_1 e administrador_2..

entendeu ?? qqr duvida me pergunte.. :D


« Última modificação: 17 de Dezembro de 2010, 10:51 por _ubuntu_ »

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: sFTP
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2010, 08:30 »
galera...nao descobri ao certo como arrumar o proftpd no linux server 9.04, porem...atualizei o servidor para a versao 10.04 ai atualizo o arquivo de configuração do proftpd .. o proftpd.conf...ai depressio uma linha la dentro...ai fui e comentei a linha...e tudo se arrumou...


agora consigo fazer tudo que queria...graças a nova versao do ubuntu server :D


obrigao :D


alguma duvia a respeito....favor me mandar mp... tnkx ;)