Caros amigos,
Instalei o Firestarter normalmete e fiz como descrito no guia aqui do Ubuntu Brasil para instalar o servidor DHCP, mas quando tento pará-lo ou reiniciá-lo (o DHCP) aparece o sinal de falha ([fail]) no terminal.
Do mesmo modo, o Firestarter, apesar de corretamente configurado (pelo menos conforme as orientações do fórum e do próprio programa), não consegue compartilhar a conexão de rede e internet.
E mais: quando configuro o modo DHCP no Firestarter recebo a mensagem de erro na eth1 (que manda o sinal para o hub). Ou seja, só não tenho a resposta de erro quando configuro o servidor de IP fixo para os clientes.
Mesmo assim, com o IP fixo, na verdade parece que os meus computadores não conseguem se "enxergar" na rede, motivo pelo qual eu creio que as pastas compartilhadas também não são detectadas por nenhuma das máquinas.
Ainda, quando eu executo o comando "ping" para um dos IP's dos clientes o sistema envia o pacote sucessivamente e não pára, entrando numa espécie de loop (tipo detecta o cliente, envia o sinal mas não recebe resposta, entrando nessa seqüência novamente e assim por diante).
Há alguma permissão ou política especial (tipo IP dos clientes, DNS ou algo parecido) que devam ser configuradas no Firestarter para que eu possa acessar a internet e as pastas compartilhadas da rede?
Vocês podem me dar uma luz?
Um grande abraço a todos!