Autor Tópico: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas[resolvido]  (Lida 10145 vezes)

Offline lucasmic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • eu & eu buscando um ponto de equilibrio
    • Ver perfil
Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas[resolvido]
« Online: 20 de Dezembro de 2010, 10:39 »
Pessoal tô montando uma micro rede, um servidor athlom xp com 512 mb de memoria com uma placa de rede on-board ligada ao hub que compartilha para uma rede  com 3 computadores, recebo a internet direto pela placa de rede pci do servidor sem ser necessário nenhum tipo de autenticação, como sou iniciante instalei os pacote x-window-system gnome-desktop-environment para melhorar meu acesso a máquina. instalei também o pacote network-manager-gnome para acessar alguns recursos de rede vi que tinha que criar a conexão da  placa de rede on-board que acessa o hub, criei usando o if-config mas mesmo assim não compartilha a rede, alguém poderia me ajudar? gostaria saber também se é possível com essas configuração de máquina rodar o squid? desde já agradeço a todos que poderem me ajudar.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2010, 13:22 por lucasmic »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2010, 13:42 »
Pra fazer o compartilhamento, siga um dos vários tutoriais do fórum, ou da internet.
Sobre o squid, dá pra rodar, mas a memória vai ser pouca --- se tiver como colocar mais, ajuda.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucasmic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • eu & eu buscando um ponto de equilibrio
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2010, 14:04 »
Pra fazer o compartilhamento, siga um dos vários tutoriais do fórum, ou da internet.
Sobre o squid, dá pra rodar, mas a memória vai ser pouca --- se tiver como colocar mais, ajuda.

já segui vários, a maioria faz as alterações em /etc/network/interfaces colocando os ips de cada placa de rede específicos este é o problema pois recebo a net sem nenhuma autenticação por isso não sei a faixa de ips para fixar e também não é interessante pra mim trabalhar com ip fixo. mas algém podeira me dar uma força?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2010, 14:18 »
Você não precisa usar IP fixo no arquivo interfaces. Mas se não é fixo, é dinâmico; que tipo de IP dinâmico vc usa? Por DHCP?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucasmic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • eu & eu buscando um ponto de equilibrio
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2010, 14:29 »
Você não precisa usar IP fixo no arquivo interfaces. Mas se não é fixo, é dinâmico; que tipo de IP dinâmico vc usa? Por DHCP?
sim deve ser por dhpc só sei que tem um cabo de rede que vem de um poste ai so faço conectar direto na placa pci e ele conecta

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2010, 15:48 »
Então: é só configurar essa placa pra pegar IP dinâmico. Vc sabe dizer se a placa que recebe o sinal externo é a primeira (eth0) ou a segunda (eth1)?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucasmic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • eu & eu buscando um ponto de equilibrio
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2010, 10:07 »
Então: é só configurar essa placa pra pegar IP dinâmico. Vc sabe dizer se a placa que recebe o sinal externo é a primeira (eth0) ou a segunda (eth1)?

é a eth0 que recebe o sinal externo, amanhã a tarde eu vou fazer novos testes aqui e repasso a vcs o resultado.

surgiu mas uma pequena dúvida, lendo o material de Morimoto em http://www.gdhpress.com.br/servidores/ ele recomenda que em casos como o meu de servidores com 2 placas de rede eu instale o servidor só com o cabo de rede na placa que compartilha a rede e a que recebe o sinal fique desligada, mas no momento da instalação o ubuntu server pergunta qual a interface que acessa a intenet para ele poder configurar. e ai como proceder? des de já agradeço a atenção de todos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2010, 10:15 »
configure o arquivo "/etc/network/interfaces" assim:

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth1
iface eth1 inet static
    address 192.168.1.1
    network 192.168.1.0
    broadcast 192.168.1.255
Altere os endereços de rede usados conforme sua necessidade.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucasmic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • eu & eu buscando um ponto de equilibrio
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2010, 10:31 »
configure o arquivo "/etc/network/interfaces" assim:

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth1
iface eth1 inet static
    address 192.168.1.1
    network 192.168.1.0
    broadcast 192.168.1.255
Altere os endereços de rede usados conforme sua necessidade.

alterando desta forma os terminais também terão que ter ip's fixos? eu gostaria que fossem automáticos, como seria?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2010, 14:40 »
Isso é a segunda parte. Com o ip fixado na segunda placa de rede, você precisa configurar um servidor DHCP. Note também que sua máquina ainda não está compartilhando a conexão, nós ainda não ativamos o compartilhamento.

Neste tutorial do GuiadoHardware, vc vai encontrar o passo a passo pra compartilhar a conexão.
http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-2

Se tiver dificuldade em algum passo, avise.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline eaj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2010, 15:27 »
Vc deve fazer o roteamento de pacotes e compartilhamento da conexão

1) modprobe iptables_nat
2) echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
3) iptables –t nat  –A POSTROUTING  –o  ethX  –j MASQUERADE

Lembrando que essas regras serão perdidas ao reiniciar a máquina, o ideal é salvar
no /etc/rc.local. Não esquecer de substituir ethX pela placa que está recebendo o link de internet.

Apos isso instale o squid e coloque somente o básico e em cache_men 256 MB no máximo, pois o squid consome bastante memória.


Offline lucasmic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • eu & eu buscando um ponto de equilibrio
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2010, 16:55 »
Isso é a segunda parte. Com o ip fixado na segunda placa de rede, você precisa configurar um servidor DHCP. Note também que sua máquina ainda não está compartilhando a conexão, nós ainda não ativamos o compartilhamento.

Neste tutorial do GuiadoHardware, vc vai encontrar o passo a passo pra compartilhar a conexão.
http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-2

Se tiver dificuldade em algum passo, avise.

seguindo o link acima citado consegui configurar as interfaces de rede, dei ping entre as estações de trabalho e entre o servidor só que na parte de ativar o compartilhamento segui as dicas certinho como tá no material do site só que a net não funciona, não da nenhum erro quando executo os comandos no servidor. alguem teria outra possibilidade de fazer isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2010, 17:52 »
Dê mais detalhes sobre o problema. O que acontece nas estações? Elas chegam a dar alguma mensagem, no navegador?

Você consegue pingar um endereço da internet a partir das estações? Tipo, os comandos:

ping 8.8.8.8
tracert 8.8.8.8


O que acontece quando vc executa eles nas estações?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucasmic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • eu & eu buscando um ponto de equilibrio
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2010, 01:32 »
Dê mais detalhes sobre o problema. O que acontece nas estações? Elas chegam a dar alguma mensagem, no navegador?

Você consegue pingar um endereço da internet a partir das estações? Tipo, os comandos:

ping 8.8.8.8
tracert 8.8.8.8


O que acontece quando vc executa eles nas estações?

pessoal tô gostando de vê a força de todos ai me ajudando valeu mesmo, quanto a minha rede configurei a placa que compartilha a rede no servidor que é a eth1 com a seguinte configuração

# /etc/network/interfaces

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth1
iface eth1 inet static
address 192.168.1.1
netmask 255.255.255.0
network 192.168.1.0
broadcast 192.168.1.255

essa placa eth1 está ligado a um hub que transmite os dados
na estação de trabalho xp configurei as propriedades de conexão com:

ip 192.168.1.61
máscara de sub-rede 255.255.255.0
gatwey padrão 192.168.1.1

no meu not com ubuntu 10.10 64 bits definindo a conexão com:

ip 192.168.1.64
máscara de sub-rede 255.255.255.0
gatwey padrão 192.168.1.1

com as duas configurações quando pingo tanto do servidor para  as estações como das estações para o servidor ele funciona, pinga tudo ok só que quando executo a parte de ativação do compartilhamento com a seguinte informação:

# modprobe iptable_nat
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

*eth0 é a que recebe a conexão da Internet via dhcp


não dá nenhuma mensagem de erro mas nas estações de trabalho a Internet não funciona quando abro o Firefox eu não consigo conectar a nada da com se estivesse desconectado. se alguém pode me ajudar agradeço.






Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu server 10.10 compartilhando conexão 2 placas
« Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2010, 02:56 »
No servidor tá tudo certo: o problema está apenas, e unicamente nas estações.

Qual o servidor DNS que vc está usando nas estações?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D