Autor Tópico: [Resolvido] Actualização parcial  (Lida 2904 vezes)

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
[Resolvido] Actualização parcial
« Online: 20 de Dezembro de 2010, 20:03 »
Olá.

Depois de actualizar para a versão 10.10 o Gestor de Actualizações deixou de funcionar (pelo menos, acho!)

Este é o erro que dá:

--
Não é possível instalar todas as actualizações.

Isto pode ser causado por:
* Uma actualização anterior não completa
* Problemas com algum do software instalado
* Pacotes de software não oficiais não fornecidos pelo Ubuntu
* Mudanças normais de uma versão pré-lançamento Ubuntu

[Actualização parcial]  [Fechar]
--

Como posso resolver isto?

Obrigado.

Vkthor
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2010, 12:59 por Vkthor »
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Actualização parcial
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2010, 20:16 »
Já clicou no botão Atualização parcial?
O que acontece?
Ubuntu 12.04

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Actualização parcial
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2010, 21:16 »
Olá RonaldoRG.

Obrigado pela rápida resposta.

Quando inicio o Gestor de Actualizações diz

--
42 actualizações foram seleccionadas. 37.0MB serão baixados.
--

Depois apresenta a janela com o quadro anterior.
Se seleccionar a opção [Actualização parcial] pede a password de administrador e aparece a janela

--
Actualização de distribuição
--
> A preparar para actualizar
   A obter novos pacotes
   A instalar as actualizações
   A efectuar a limpeza
--

As últimas três descrições não são efectuadas. Depois passa para a janela

--
Erro ao autenticar alguns pacotes

Não foi possível autenticar alguns pacotes. Este pode ser um problema de rede temporário. Tente novamente mais tarde. Verifique abaixo uma lista de pacotes não autenticados.

compiz
compiz-core
compiz-gnome
compiz-plugins
libcompizconfig0
libdecoration0

[Fechar]
--

Ao fechar esta janela fecha também a anterior.
Chamando outra vez o Gestor de actualizações continuam as mesmas 42 actualizações por fazer que (acho) não têm nada a ver com o Compiz.

Estas são algumas das descrições de actualizações recomendadas e que não são feitas
--
IDLE is an Integrated Development Environment for Python. IDLE is written using Tkinter and therefore quite platform-independent.
--
Translation data updates for all supported packages for: English
--
Translation data updates for all supported GNOME packages for: English
--
Translation data updates for all supported GNOME packages for: Portuguese
--
Translation data updates for all supported KDE packages for: English
--
etc..

Se teimar em mandar instalar aparece uma janela

--
Requer instalação de pacotes não fiáveis

Esta acção iria requerer a instalação de pacotes de software provenientes de fontes não autenticadas.

V Detalhes
libdecoration0

[Fechar]
--
Se fechar volto ao ponto de partida. 42 actualizações recomendadas para fazer... :-(

Todas as actualizações são seleccionadas automaticamente mas há uma série delas que não consigo seleccionar, embora apareçam como disponíveis:
Complete Generic Linux Kernel This package will always depend on the latest complete generic Linux kernel available.
Generic kernel linux headers
Generic Linux kernel image
etc...

Actualizei do Lucid Lynx para o Maverick pelo Gestor de actualizações(?) Uma opção qualquer que agora não descubro e que dizia que havia uma nova versão de distribuição disponível e se eu queria actualizar. E eu disse [SIM] :-)
Se calhar não o devia ter feito pois a minha NVIDIA está a trabalhar com um driver genérico qualquer e não consigo instalar o dela. Quer dizer, está instalado mas não está a funcionar. (informação dada por Administração > Drivers adicionais :-( Não há efeitos do compiz para ninguém :-(
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Actualização parcial
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2010, 21:24 »
Não seria melhor instalar o Ubuntu 10.10 do zero?

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Actualização parcial
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2010, 22:01 »
Olá eliseu

Obrigado pela resposta.

Não tenho como fazer isso. A unidade de CD's deixou de funcionar. Aparecem duas unidades CD em Computador uma não faz nada e outra diz mount: o dispositivo especial /dev/hdc não existe :-) Não foi mesmo o meu dia :-)
Por isso não vale a pena descarregar a imagem do CD para recomeçar tudo de novo. Ainda por cima já deu muita luta por o computador mais ou menos operacional, para voltar ao zero. Já consegui por o ambiente gráfico a funcionar e até a resolução do monitor nos valores correctos embora os drivers da placa gráfica estejam instalados mas ainda não a funcionar. Tem pelo menos três ou quatro dias de pesquisa, experiências e reboots... mais nos últimos tempos que com o vista do portátil. LOL

Em tempos (acho que para o Jackie ou Lucid Lynx tentei também arrancar por uma pen USB mas não deu grandes resultados, pelo que passar a imagem para a pen também é uma ideia a descartar. Vai dar mais dor de cabeça do que resolver. :-)
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Actualização parcial
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2010, 23:43 »
Concordo com eliseu_carvalho, sempre é melhor instalar uma nova versão do zero. Mas vamos lá.
Tenta usar o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
Depois posta a saída desse comando aqui. Ai você tenta atualizar novamente.
T+.
Ubuntu 12.04

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Actualização parcial
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2010, 15:27 »
Olá Ronaldo.

Citar
Concordo com eliseu_carvalho, sempre é melhor instalar uma nova versão do zero
Sim, eu também concordo. Já vi vários posts a dizerem o mesmo, mas quando instalei o Ubuntu neste computador (tempos do Hardy!) não sabia e acho que deixei ficar muitas coisas por onde não devia e agora não quero (nem posso) perdê-las. Todos os meus dados são gravados em discos separados do disco c: pelo que os danos não serão muitos, mas há todas aquelas coisinhas que ficam espalhadas sei lá por onde, tipo preferências de programas, ficheirinhos de treta, configurações, notas do tomboy do xpad e de 500 outras coisas sem valor nenhum que ficam arrumadas por todos os cantos e que é precisamente quando não as temos que elas parecem insubstituíveis :-) Nem sei que pastas devo duplicar para fazer um backup de jeito...

Citar
Tenta usar o comando: $ sudo apt-get update Depois posta a saída desse comando aqui

Et voilà... uma lista grandinha :-)
Como a mensagem excede o tamanho máximo permitido de 20000caracteres, coloquei o ficheiro de output aqui:
http://www.vkthor.vecepe.net/foruns/Output.txt.tar.gz (1.8KB)

Será pedir muito uma «tradução» do que diz esse output? Não há por ali coisas a mais que eu poderia eliminar para ficar mais «leve»?
Por exemplo:
Código: [Selecionar]
Ign http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/ maverick/main Translation-en          
Hit http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/ maverick/main Translation-en_GB
Nestas duas linhas parece que a configuração ignora uma tradução em inglês genérico para activar uma em inglês da Grã-Bretanha. É assim? Isso está definido em algum ficheiro, onde se pudesse eliminar uma delas? Ops... estou a fugir ao tema do tópico :-)

Citar
Ai você tenta atualizar novamente.
Executei o «Gestor de Actualizações» e fez a mesma coisa novamente. Os mesmos ficheiros, os mesmos passos.

Já agora, pode ser que dê jeito. Fui ao «Gestor de pacotes synaptic» e mal o chamei indicou o seguinte:
Código: [Selecionar]
W: Duplicate sources.list entry http://ppa.launchpad.net/gloobus-dev/gloobus-preview/ubuntu/ maverick/main i386 Packages (/var/lib/apt/lists/ppa.launchpad.net_gloobus-dev_gloobus-preview_ubuntu_dists_maverick_main_binary-i386_Packages)
W: Duplicate sources.list entry http://ppa.launchpad.net/gloobus-dev/gloobus-preview/ubuntu/ maverick/main i386 Packages (/var/lib/apt/lists/ppa.launchpad.net_gloobus-dev_gloobus-preview_ubuntu_dists_maverick_main_binary-i386_Packages)
W: Duplicate sources.list entry http://ppa.launchpad.net/synapse-core/ppa/ubuntu/ maverick/main i386 Packages (/var/lib/apt/lists/ppa.launchpad.net_synapse-core_ppa_ubuntu_dists_maverick_main_binary-i386_Packages)

Em Fontes de Aplicações > Software Ubuntu estão seleccionados:
* Software de Código-Fonte Aberto suportado pela Canonical (main)
* Software de Código-Fonte Aberto mantido pela comunidade (universe)
* Drivers proprietários para dispositivos (restricted)
* Software restrito por copyright ou questões legais (multiverse)

Em Outro Software há uma série de links uns seleccionados, outros não. Deve haver uma maneira mais fácil de indicar quais etão seleccionados do que passar aquilo tudo à mão :-)

Em Actualizações > Actualizações do Ubuntu estão seleccionadas:
* Actualizações de segurança importantes (maverick-security)
* Actualizações recomendadas (maverick-updates)

Em Actualizações > Actualizações automáticas estão seleccionadas:
* Procurar actualizações [Diariamente]
 * Notificar apenas sobre actualizações disponíveis

Em Actualizações > Actualizações de nova versão está seleccionada:
* Mostrar novos lançamentos da distribuição [Lançamento normal]

Em Autenticação está mais uma «pipa» de coisas que, se for preciso, também deve haver uma maneira mais fácil de colocar aqui do que copiar uma por uma. :-)

Como isto fala em sources, este é o conteúdo do meu directório /etc/apt: (a negrito estão os directórios)
vkthor@Compubuntu:~$ ls /etc/apt
apt.conf.d     sources.list    sources.list.distUpgrade  trusted.gpg
preferences.d  sources.list~   sources.list.save         trusted.gpg~
secring.gpg    sources.list.d  trustdb.gpg               trusted.gpg.d

e coloquei o ficheiro sources.list aqui:
http://www.vkthor.vecepe.net/foruns/sources.listxt.tar.gz (1.0KB) - renomeei o ficheiro não vá alguém ainda pior que eu executá-lo e estragar o ficheiro dele :-)

Xrs.
Vkthor
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, 15:58 por Vkthor »
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Offline marcos andrade22

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Actualização parcial
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2010, 01:42 »
Este erro acontece comigo quando estão habilitados canais de terceiros

Citar
Em Outro Software há uma série de links uns seleccionados, outros não.

O problema pode estar ai.

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Actualização parcial
« Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2010, 12:58 »
Olá Marcos

Citar
Este erro acontece comigo quando estão habilitados canais de terceiros

Obrigado pela resposta.
Fui ao Gestor de pacotes Synaptic, Configurações > Repositórios > Outro Software e desmarquei tudo.
Agora o Gestor de Actualizações já funciona normalmente. Só que não sei a que se referem a maior parte dos repositórios que inibi, pelo que sei que esses programas não serão actualizados automaticamente.
Vou tentar pesquisar um por um e ir resolvendo agora com mais tempo. Pelo menos acho que as actualizações importantes devem estar a ser feitas
:-)

Vkthor
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: [Resolvido] Actualização parcial
« Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:09 »
Vc pode aguardar mais um pouco antes de reabilitar esses repositórios que vc bloqueou, de repente é problema de rede mesmo; o fato do repositório não poder ser "certificado" devido a um erro na obtenção da chave pgp não impede o sistema de fazer atualizações ou mesmo instalações, só aparece a msg de que tais pacotes não puderam ser autenticados. A autenticação é importante para manter a "saúde" do sistema qdo instalamos pacotes que não sejam os oficiais.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.