jfulber, nem acredito...estou teclando do linux Ubuntu. Consegui com sua ajuda. Entrei no Boot Menu, selecionei cd/dvd, coloquei o CD gravado na gaveta e dei "enter". Pronto! Mas até eu entender que devia fazer tudo isso "simultâneamente" levou um tempo.
Agora estou com um problemão: Resolvi instalar o Ubuntu junto com o windows e agora não vejo onde está a opção de iniciar pelo windows. Pensei que haveriam dois ícones na área de trabalho e eu poderia optar por um, mas estou completamente perdida. Entrei na ajuda, mas está muito complicado. Parece que eu tenho que entrar no gnome (não sei onde fica) e digitar uns comandos. Achei tão complicado que resolvi voltar aqui e pedir mais um pouco da sua paciência para me ensinar um modo prático de iniciar pelo windows quando eu quiser.
Ufa!!! Que alívio, vc esta no ubuntu !!! Parabens.
Mas acho que vc instalou rápido demais...hehehe
Se vc tiver instalado de forma a ter um dual boot corretamente, quando vc ligar o micro logo após aquela terrível tela preta que vc usou pra ir pro boot menu, teria que aparecer a tela do grub, que é o gerenciador de boot do ubuntu.
É ele que te dá a ooção de escolher o sistema a ser usado, antes de vc entrar em qualquer um deles, entende?
Depois que vc já esta com o sistema rodando não tem como "pular" de um para o outro, vc precisaria reiniciar e escolher de novo qual sistema usar na tela do grub.
De dentro do ubuntu vc consegue acessar suas pastas do windows, desde que vc não tenha formatado a partição onde ele estava instalado...hehehe.... e não sei porque to com a impressão que vc fez isso!!!
Faz o seguinte: no canto de cima da sua tela tem um lugar escrito "locais" .
Clica nele que vai aparecer uma lista com todos os locais no seu disco, inclusive o windows se ele ainda estiver lá. Mas caso durante a instalação vc tenha usado as opções "padrão" e só clicando em avançar, tem uma grande chance de vc ter escolhido "usar o disco inteiro" e aí.....bye bye windows....só reinstalando ele de novo. Por isso que eu falei dos tais tutoriais, a instalação de um sistema é extremamente simples, porém extremamente complexa ao mesmo tempo, coisa de doido né? Depois que vc fizer uma vez nunca mais esquece, mas no começo é bravo mesmo....vc tá no caminho.
Se a tela do grub não tá aparecendo e nos "locais" vc não achou nada referente as suas pastas do windows, provavelmente terá que reinstalar ele, mas calma, pois se vc reinstala-lo do jeito certo, sem formatar a partição windows ( se é que vc deixou alguma partição livre,
lembra dos tutoriais??? ), ele (windows), vai apagar o grub, daí vc já não vai mais ter acesso ao linux, mas tem como recupera-lo....mas vai ter que seguir as dicas de alguns colegas do fórum, tem alguns posts de como fazer isso aqui no fórum. Mas vamos por partes, primeiro descobre se o windows ainda ta aí ou se vc mandou ele pras cucuias...posta aí as novidades.