Cara nenhuma das minhas rotinas estão ainda prepraradas para trabalhar em batch (usando o cron).
Antes de continuar deixa só fazer duas colocações:
- Não tem problema em postar meus códigos e os colocarei no final do texto;
- Te adicionei no hotmail. O meu é cristiano_lc@msn.com. É sempre bom ter pessoas pra gente poder trocar ideias.
Mas vamos la... deixa eu tentar explicar o porque meu código ainda não ta pronto para ser rodado em batch, e talvez vc até ache o porque de o seu código não estar funcionando. Quando você coloca algo em bacth a primeira coisa que ele faz é tentar subsituir as variáveis, assim coisas como:
- DATA=`date +%Y-%m-%d-%H.%M` #execução de comandos entre ``
- DATA=$XXXX #a variável $XXXX deixa de existir, ficando seu conteudo no lugar, isto se existir algum conteudo
- etc.
Então quando se deseja que as variáveis ou os comandos a executar entre `` sejam executados apenas durante a execução normal da rotina (seja em bacth ou não) vc deve preceder seu uso com um \. Então ficaria (seguindo os exemplos anteriores:
- DATA=\`date +%Y-%m-%d-%H.%M\`
- DATA=\$XXXX
E isto pode parecer besteira, mas após anos (e bota anos nisto) trabalhando com shell te digo que isto da o maior problema, sem contar que deve-se ter muita atenção no seu uso!!!
Espero ter explicado o porque de que meus códigos não rodarem em batch ainda. E por falar neles vou colocá-los a partir daqui:
Obs.:
- Não observe o código assim tão de perto (hehe) ele tem muito o que melhorar, por exemplo com uso de case ao invés do if, em muitos casos....
- crie na pasta onde estiverem as rotinas um arquivo com nome
databackup- a maioria das alterações a serem feitas para que as rotinas passem a funcionar na sua maquina (devido a diferenças de pastas, etc) estão em variáveis de ambiente no inicio das rotinas.
- as rotinas postadas aqui podem ser baixadas de:
http://repositorio.interlegis.gov.br/utilidades/AdministracaoServidores/- além delas existem outras tantas lá, e elas estão em constante mudança, já que estão muito longe de estar onde eu pretendo chegar com elas, mas estão completamente funcionais (as mudanças a serem feitas são principalmente em relação a interface, facilidade de alteração - vou criar um rotinas.conf e permitir a troca centralizada la de variáveis comuns, como pasta de executção entre outros - e outras consentradas nas rotinas de backup, mas que seria complicado explicar aqui)
BEM COMO A MENSAGEM FICOU MAIOR QUE O PERMITIDO VOU POSTAR OS SCRIPTS EM MENSAGENS SEPARADAS