Autor Tópico: erro no HD (Hard Disk)[resolvido]  (Lida 16451 vezes)

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
erro no HD (Hard Disk)[resolvido]
« Online: 01 de Janeiro de 2011, 02:40 »
Salve galera...primeiramente Feliz Ano Novo a todos...


agora vamos ao que interessa ^^

nao sei por qual motivo..mas acaba sempre dando esse erro após um tempo de uso do servidor...até agora nao vi no que aféta..pois o sistema continua funcionando e rapido como sempre...

leva apenas uns 5 segundos a mais no boot, pois fica essa mensagem
your disk drives are being checked for errors, this may take some time

dai tem 3 opções para escolher...
M -> reparar manualmente
I -> Ignorar
? -> nao me lembro :p


uso Ubuntu Server Edition 10.04


eu queria saber qual comando utilizo para reparar o hd...caso eu escolha a opção M (manualmente)...

esse erro esta ocorrendo na partição /media/HD500GB
mas ele monta certinho o HD, minha unica preocupação é caso dÊ algum problema futuramente....


obrigado a todos...caso alguma coisa nao ficou bem claro..favor me perguntar que tento novamente explicar....muito obrigado..feliz ano novo para todos e tudo de bom :D
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, 20:31 por _ubuntu_ »

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: erro no HD (Hard Disk)
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2011, 02:41 »
your disk drives are being checked for errors, this may take some time

ahhh se isso é normal..desculpe ^^

mas nao acho normal ficar verificando toda vez que inicia o sistema...obrigado mesmo assim ;)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: erro no HD (Hard Disk)
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2011, 02:13 »
Dê boot com um LiveCD e execute o comando abaixo, para cada uma das partições do seu sistema:

sudo fsck /dev/sda1

Mudando de "sda1" para o nome das partições do seu sistema. O comando "mount", com o sistema rodando, pode te dar a lista das partições (junto com um monte de outras informações), caso vc não a tenha de cabeça.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: erro no HD (Hard Disk)
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2011, 03:49 »
Dê boot com um LiveCD e execute o comando abaixo, para cada uma das partições do seu sistema:

sudo fsck /dev/sda1

Mudando de "sda1" para o nome das partições do seu sistema. O comando "mount", com o sistema rodando, pode te dar a lista das partições (junto com um monte de outras informações), caso vc não a tenha de cabeça.


vlw vou tentar....vc diz dar o comando fsck por um live cd ubuntu desktop ???? dai eu dou  o comando na partiçao correto ??? isso CERTEzA que nao vai causar nenhum dano ou perca de arquivos ???

obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: erro no HD (Hard Disk)
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2011, 10:35 »
Não, não posso te dar essa certeza. Afinal, não tenho como avaliar a extensão do dano.

Mas pra isso existe backup, não?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: erro no HD (Hard Disk)
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2011, 13:12 »
Não, não posso te dar essa certeza. Afinal, não tenho como avaliar a extensão do dano.

Mas pra isso existe backup, não?


cara...backup ??? é 490 GB de arquivos...la que é meu backup...meu pc nao tem nada...fica tudo nesse servidorzinho..

oq eu quero saber é se isso é tipo um scandisk??? chkdsk /r ???


vlw... ahhh usando um live cd desktop certo ??vlw

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: erro no HD (Hard Disk)
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2011, 13:34 »
Sim, o fsck é um verificador de integridade de sistemas de arquivos, como o scandisk e o chkdsk. E assim como eles, têm riscos, não per se, mas pelo fato de vc estar trabalhando com um sistema de arquivos potencialmente danificado.

O motivo de usar o LiveCD é garantir que as partições não vão estar montadas na hora em que vc fizer a verificação --- isso sim seria desastre certo.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, 13:48 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: erro no HD (Hard Disk)
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2011, 15:53 »
O que é mais estranho é o _ubuntu_ dizer que esse erro "acaba sempre ocorrendo"! Já verificou a saúde do seu HD? Tem muita queda de energia aí? Ou você costuma reiniciar o servidor com uma certa regularidade? Pode entrar com um Live-CD do Parted Magic e usar a ferramenta gráfica do Smart! Se tiver muita coisa pintada de vermelho é melhor trocar logo de disco antes de perder seus dados!

490GB de dados não é muito, se você for fazer o custo benefício de comprar pelo menos mais um HD de 500Gb ou de 1TB que está 50 pilas mais caro que um de 500GB e ter backup de tudo né!  Já fez a conta do custo para recuperar esses dados todos se o HD for pro pau? É muito mais barato e seguro fazer o backup do que ter que recuperar tudo, se é que muitas vezes a gente consegue recuperar tudo! Sem falar na dor de cabeça do serviço parado!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: erro no HD (Hard Disk)
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:31 »
O que é mais estranho é o _ubuntu_ dizer que esse erro "acaba sempre ocorrendo"! Já verificou a saúde do seu HD? Tem muita queda de energia aí? Ou você costuma reiniciar o servidor com uma certa regularidade? Pode entrar com um Live-CD do Parted Magic e usar a ferramenta gráfica do Smart! Se tiver muita coisa pintada de vermelho é melhor trocar logo de disco antes de perder seus dados!

490GB de dados não é muito, se você for fazer o custo benefício de comprar pelo menos mais um HD de 500Gb ou de 1TB que está 50 pilas mais caro que um de 500GB e ter backup de tudo né!  Já fez a conta do custo para recuperar esses dados todos se o HD for pro pau? É muito mais barato e seguro fazer o backup do que ter que recuperar tudo, se é que muitas vezes a gente consegue recuperar tudo! Sem falar na dor de cabeça do serviço parado!



cara..complicado..o HD é novo...tenho ele faz uns 3 meses apenas...e sim..o custo beneficio de um de 1TB é melhor mesmo..porem pramim nao compensa..pq nao vou usar isso....mas eu acho que nao é erro que esta ocorrendo.


mas mesmo assim muito obrigado.

ahhh...faço um "reboot" 1 vez a cada uns 8 dias em média...mas as vezes varia um pouco para 15,20.. as vezes 4 dias...tbm depende das atualizações que vai saindo...pq ai necessita reiniciar o sistema...vlw

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: erro no HD (Hard Disk)[resolvido]
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:44 »
Há uma possibilidade... ele sempre dá a possibilidade de corrigir erro? Pq realmente faz parte do comportamento normal checar os discos de tempos em tempos (mais especificamente: +/- 40 montagens e/ou 180 dias, o que ocorrer primeiro). O que está estranho é ele estar te pedindo pra corrigir (e pior, deixar vc bootar sem terminar a correção).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: erro no HD (Hard Disk)[resolvido]
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2011, 21:54 »
Há uma possibilidade... ele sempre dá a possibilidade de corrigir erro? Pq realmente faz parte do comportamento normal checar os discos de tempos em tempos (mais especificamente: +/- 40 montagens e/ou 180 dias, o que ocorrer primeiro). O que está estranho é ele estar te pedindo pra corrigir (e pior, deixar vc bootar sem terminar a correção).

entao...ta dessa forma....ele me da as opções de correção...porem se eu nao escolher nenhuma em uns 15 segundos..ele inicia normalmente :p


vlw ;)