Autor Tópico: Como colocar senha em uma determinada pasta?  (Lida 8385 vezes)

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Online: 01 de Janeiro de 2011, 13:57 »
Como configuro o sistema, ou se há algum aplicativo para adicionar essa função, para quando clicar numa pasta permitir acesso apenas  mediante aplicação da senha?

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2011, 17:19 »
Procure por Cryptkeeper.

E existe o Truecrypt que e para criptografar partições etc.

Eu não sei muito sobre, mais acho que eles permitem criar pastas ou arquivos criptografados.

Agora criptografar diretamente pelo Ubuntu sem instalar nenhum programa adicional eu não sei.

Mais acho que e possivel porque o Ubuntu tem a opção de criptografar a pasta pessoal.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, 00:55 por livre1 »

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2011, 23:28 »
Olá colega ,

Talvez o livre1 já tenha respondido sua pergunta mas dê uma procurada por permissões de arquivos que tambem pode lhe ajudar.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2011, 01:00 »
Se tiver mais de uma conta e cada um usar a sua, é só mudar as permissões mesmo.

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2011, 15:24 »
Olá pessoal, obrigado pelo interesse em ajudar.

Infelizmente ainda não encontrei a solução que quero. É como eu disse antes, colocar senha em uma pasta. Não se trata de criptografar para ficar inacessível para quem está em outra sessão ou outro sistema. Uma maneira análoga seria um arquivo compactado com senha. Não importa se você é o dono do arquivo (root), para abrir deverá informar a senha. No caso do programa sugerido houve criptografação, mas estando na mesma sessão de criação da pasta é possível abri-la sem informar senha.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2011, 15:45 »
Você quer que so quem tiver a senha tenha acesso ao arquivos?

Se for os aplicativos que eu falei aqui no topico não servem?

Mesmo usando criptografia não quer dizer que você vai ter segurança total por varios motivos, como usar uma senha pequena, ataques de dicionario e em caso de a criptografia usada for quebrada etc.



Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2011, 15:59 »
Sim, só quem tem a senha acessa a pasta. Vou ilustrar de uma nova maneira: clica na pasta > abre uma janelinha pedindo a senha > informa a senha a pasta abre / não informa a senha acesso negado. Simples assim, na altamente sofisticado com criptografia de ultima geração. Não estou preocupado com segurança total, quero apenas aplicar essa barreira simples.

Instalei o Cryptkeeper, ele não aplica senha numa pasta existente, o que ele faz é criar uma espécie de dispositivo que é montável e desmontável, que será criptografado e nele poderá colocar pastas e arquivos, mas como explicado na sessão de criação não é pedido senha. Nele eu só consegui fazer isso. No meu caso eu sequer quero mover as pastas do lugar, onde elas estão aplico a configuração para acesso com senha, da mesmíssima forma como ocorre em um arquivo compactado (zip, rar, 7z, etc...).

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2011, 16:31 »
O que você quer eu não sei como fazer.

Para criptografar arquivos tambem pode usar o Seahorse, para aparecer a opção "Criptografar..." quando clicar com o botão direito do mouse instale o pacote: seahorse-plugins

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2011, 16:35 »
No momento não necessito de criptografia de arquivos, mas muito obrigado por tentar ajudar  :)

Para Windows há vários programas que permitem isso. Estranho não terem pensado nisso para Linux.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2011, 19:28 »
Ainda acho mais vantajoso você criar uma conta pra cada usuário e somente mudar a permissão de leitura/escrita na tal pasta que você quer. Assim fica garantido que só você terá acesso a essa pasta. Como não conheço nenhum programa e não achei nada no google, você teria que mudar de paradigma.

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:06 »
 :D
Incrível como as soluções apresentadas a esse problema se repetem não apenas nesse tópico, mas em outros tópicos em outros fóruns com usuários perguntando a mesma coisa que eu.

O isolamento de arquivos entre sessões não garante privacidade real, também. As vezes queremos esconder algumas coisas, mas não queremos mostrar que estamos escondendo-as, não até que não tenha mais jeito. Isso é um problema (programas de computador servem para resolver problemas). Imaginem que estou em minha sessão e precisei sair momentaneamente, ou então alguém precisa usar ela e por um instante e por mim tudo bem, apenas não quero que acessem o que eu determinar. Esta é a situação. Não quero lacrar toda uma partição, quero bloquear acesso a objetos específicos (como pastas) apenas. Infelizmente as soluções propostas não contemplam esse tipo de situação. Criptografar uma partição não é a solução para esse problema.

Enfim, se alguém souber de algo escreva.

Obrigado.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2011, 21:01 »
Bom, como eu disse, você poderia bloquear somente a pasta que precisa, mudando a permissão de leitura dela. Boa sorte na busca do programa e espero que alguém ache o que você procura.

Offline Hercules Maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como colocar senha em uma determinada pasta?
« Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2011, 17:49 »
Existe um jeito para colocar senha em pasta pessoal no ubuntu, mas essa pasta vai ter que ser comprimida: 1-botão direito do mouse, 2-comprimir, 3-vai aparecer uma janela e logo a baixo estará escrito "Outras opções", aperte a seta, 4-escolha a senha 5-pronto, seu aquivo agora será restrito!