Autor Tópico: Aumentar tamanho da partição e dual boot  (Lida 3136 vezes)

Offline FLM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Aumentar tamanho da partição e dual boot
« Online: 06 de Janeiro de 2011, 18:13 »
Boa noite!

Sou um usuário recente do sistema, é a primeira vez que estou instalando em meu notebook de trabalho e resolvi optar por linux pela versatilidade e por ser simpatizante deste conceito.
Recentemente instalei o Mint (Lmde 10 - Ubuntu 10.10) em uma partição de estudo, ela tem apenas 11 GB. Neste pc tenho o win vista na partição maior (94 GB) e uma outra que usuaria como a D: no vista com 55gb (nao formatada em ntfs, simplesmente está com o espaço inteiramente livre).
É possível anexar mais alguns 10gb neste espaço que tenho o Mint instalado? Há alguma solução legal para que o sistema escreva dados em mais 10gb que estão soltos no HD?
Quanto ao dual boot, fiz ele via EasyBCD pelo vista, está correto? No caso ele escreveu tudo na MBR?

Grato desde já,

Fabio Macedo.


Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: Aumentar tamanho da partição e dual boot
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2011, 21:04 »
O correto é usar o GRUB para fazer o boot.
Para alterar o tamanho das partições eu recomendo o gparted, mas você tem que roda-lo de fora da partição a ser redimensionada.
Ou seja, um LiveCD ou LiveUSB por exemplo.

Faça backup dos seus dados importantes antes de qualquer coisa.

Abraço.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline FLM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Aumentar tamanho da partição e dual boot
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2011, 21:12 »
Obrigado pela resposta.

Apanhei do grub, na realidade é grub2 e algumas coisas mudaram tipo o menu.lst... Até procurei neste fórum sobre o que estava ocorrendo, eu instalando o bootloader na mbr funcionava tudo beleza a telinha de boot quando iniciava o pc porém o vista nao bootava, simplesmente ficava tudo escuro. O EasyBCD foi a melhor solução.