Autor Tópico: Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta. [Resolvido]  (Lida 25589 vezes)

Offline FABRÍCIO SOUZA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
  • Há uma luz no fim do tunel...
    • Ver perfil
Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta. [Resolvido]
« Online: 07 de Janeiro de 2011, 10:43 »
Olá a todos da comunidade,

Estou enfrentando grandes dificuldades com um modem da Claro, Huawey Mobile Broadband E173, já li alguns tópicos aqui no fórum, tentei linhas de comando, instalação de pacotes e nada resolvido.

Para adiantar informações mostrarei o que há dentro do modem:

01. Seis arquivos:     autorun.sh     AutoRun.exe     Autorun.inf     install_linux     Startup.ico     SysConfig.dat

02. Duas Pastas:
     > Claro:     data.bin     Setup.exe

     > Linux:     7zr     data.bin     install     MobilePartner.bin     readme.txt     SysConfig.dat


O arquivo readme.txt mostra o seguinte procedimento para instalação:

--How to Install----------------------
* You need login as root *

1. Run "tar jxvf linux_install.tar.bz2"

2. Run "./install" in TERMINAL to install MobilePartner
   eg: # bash /<path>/install
  
3. If you had installed this software in your system before, you will get a prompt: "The software is exist, do you want overwrites? ([Y]/[N])", enter "y" to overwrites or "n" to exit.

4. If you do not had installed this software in your system before, you will get a prompt: "Please input the install path[/usr/local/Mobile_Partner]:". Then you can input install path(fullpath), or you may using the default path(/usr/local/Mobile_Partner) by press ENTER direct

5. Finish installing

--How to run--------------------------
* From shortcut in desktop

* Run MobilePartner in your install path
   eg: # /<install path>/MobilePartner

* Plug in your device, it will run automatically (Not supported in Xandros)

Fiz o procedimento nº 2: executar "./install" pelo Terminal e nada.

Agradeço e aguardo a ajuda de todos.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2011, 02:22 por FABRÍCIO SOUZA »
Para quem não tem nada, um é o dobro!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta.
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2011, 11:42 »
Tentou os outros tópicos sobre seu modem que há nesta sala? Alguns estão marcados como "Resolvido"...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline FABRÍCIO SOUZA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
  • Há uma luz no fim do tunel...
    • Ver perfil
Re: Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta.
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2011, 02:21 »
Olá a todos da comunidade,

Consegui resolver o problema da conexão da seguinte forma:

1º. Em minha "Pasta Pessoal" criei uma pasta denominada "Modem da Claro" e copiei para ela os seguintes arquivos e pasta que se encontravam no modem:

     02 Arquivos:     autorun.sh     install_linux

     01 Pasta com todo seu conteúdo:     Linux

2º. Abri as propriedades do arquivo "install_linux" e alterei sua permissão marcando a opção "execução" (o que não acontecia quando tentava fazer no arquivo localizado no modem)

3º. Abri o Terminal a partir da pasta "Modem da Claro" e como "root" executei o comando "./install_linux": a instalação funcionou!

4º. Uma outra janela surgiu (algo parecido com a janela do Terminal) indicando o passo-a-passo da instalação até mostrar a seguinte mensagem:

     Please input the install path[/usr/local/Mobile_Partner]:

     Pressionei "Enter" para prosseguir a instalação, foi aberta, então, a janela de conexão do modem e agora eu estou aqui postando esta mensagem.  ;D

     Para modificar o idioma da janela de conexão vá até o menu "Tools", selecione "Language" e escolha "Português".

     Em "Ferramentas > Opções" habilite o programa a carregar automaticamente com o sistema operacional e navegue até naufragar!  ::)
Para quem não tem nada, um é o dobro!

Offline Calel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta. [Resolvido]
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 21:57 »
Olá Fabrício, tudo bem ? Tenho o mesmo modelo de modem que o teu (e da mesma operadora...), e estava enfrentando os mesmos problemas (inclusive até postei aqui na comunidade, mas não adiantou muito...)

Como tu fizeste para descompactar o arquivo ? No readme diz prá rodar aquele comando "tar jxvf linux_install.tar.bz2. Porém, toda vez que eu faço isso, o linux diz que não encontra o tal arquivo "linux_install" e aparece um comando "Child Return 2".

Aquela parte de dar permissão ao arquivo install_linux funcionou até certo ponto: apareceu a janelinha branca, daí pressionei Y e dei enter, e então veio uma mensagem de erro dizendo que o arquivo ConfigSys.dat não existe...

Em tempo: Meu ubuntu é 10.04 LTS 64 bits.

Offline betsy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta.
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2011, 21:34 »
Fabrício, dica perfeita. Modem operando. Valeu mesmo.
Tenho Ubuntu 10.04 num netbook Philco.

Olá a todos da comunidade,

Consegui resolver o problema da conexão da seguinte forma:

1º. Em minha "Pasta Pessoal" criei uma pasta denominada "Modem da Claro" e copiei para ela os seguintes arquivos e pasta que se encontravam no modem:

     02 Arquivos:     autorun.sh     install_linux

     01 Pasta com todo seu conteúdo:     Linux

2º. Abri as propriedades do arquivo "install_linux" e alterei sua permissão marcando a opção "execução" (o que não acontecia quando tentava fazer no arquivo localizado no modem)

3º. Abri o Terminal a partir da pasta "Modem da Claro" e como "root" executei o comando "./install_linux": a instalação funcionou!

4º. Uma outra janela surgiu (algo parecido com a janela do Terminal) indicando o passo-a-passo da instalação até mostrar a seguinte mensagem:

     Please input the install path[/usr/local/Mobile_Partner]:

     Pressionei "Enter" para prosseguir a instalação, foi aberta, então, a janela de conexão do modem e agora eu estou aqui postando esta mensagem.  ;D

     Para modificar o idioma da janela de conexão vá até o menu "Tools", selecione "Language" e escolha "Português".

     Em "Ferramentas > Opções" habilite o programa a carregar automaticamente com o sistema operacional e navegue até naufragar!  ::)
Knowledge is knowing tomato is a fruit. Wisdom is not putting it in a fruit salad.

Offline JSteiner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta. [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 08 de MAR?O de 2012, 16:59 »
Oi, sou usuario recente de Linux e novo neste forum.

Bom tutorial! Testei outras distros Linux e estou usando Ubuntu e Kubuntu 11.10 em 2 PCs diferentes.

Pesquisei muito na rede e apenas com este tutorial consegui instalar o modem Huawei E173 2G da Vivo no Ubuntu e Kubuntu. Os outros que eu achei falharam no Ubuntu e derivados. Os comandos e o tutorial funcionaram tambe`m no Linux Mint e Lubuntu.

Obrigado!

JSteiner

Offline JSteiner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta. [Dúvida sobre desinstalação]
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2013, 12:25 »
Olá.

Instalei o discador Huawei E173 da Vivo no Ubuntu 12.04, usando o tutorial citado acima, que funcionou bem. Mas agora estou usando a Claro, e desbloqueei o modem para usar o chip da Claro nele. O sistema reconheceu o modem desbloqueado e o novo chip; está conectando e navegando bem (a Internet local é que é lenta mesmo).

Estou tentando desinstalar o discador da Vivo mas não está dando certo.

Não consigo pelo software de desinstalação porque, mesmo quando estou logado como administrador, ele abre o Terminal com uma mensagem dizendo que preciso estar logado como administrador.

Também não estou conseguindo pelo Terminal. Uso "sudo apt-get purge vivo_internet" e ele não reconhece o comando. Também não funciona com o Synaptic, que não acha os pacotes.

Será que se eu excluir a pasta vivo_internet que está no usr eu conseguirei desinstalar? Ou será que eu estou errando o nome do pacote no Terminal? Não sei se o nome é vivo-internet, vivo_internet, vivointernet ou uma variação em maiúsculas (tentei todas e não deu certo).

Agradeço qualquer ajuda que puderem dar. Valeu!
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2013, 11:41 por JSteiner »

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta. [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2013, 12:33 »
procure a pasta em que ele se instala, caminho que não tô lembrando agora,desculpa, e procura por um uninstall.sh, execute ele e pronto.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline JSteiner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta. [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2013, 15:02 »
Obrigado pela dica. Resolvido.