Autor Tópico: Ubuntu trava a internet do Win XP  (Lida 1691 vezes)

Offline sampagalo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Ubuntu trava a internet do Win XP
« Online: 10 de Janeiro de 2011, 03:32 »
Comprei um computador HP que vinha com uma distribuição chinesa do linux, a minha idéia inicial era instalar um windows, mas fiquei interessado na plataforma e além de instalar um windows XP instalei a versão 10.04 do ubuntu.

Logo após instalar, quando reiniciei o computador pela segunda vez no windows a internet ligada por cabo ethernet já não funcionava, de início atribui a todos os problemas comuns de conexão, cabo mal conectado, problema de rede, roteador, mas fui eliminando cada uma dessas possibilidades, percebi que o computador que havia acabado de comprar estava com defeito.

Mandei pra garantia duas vezes, na primeira só reinstalaram o Red Flag Linux, o que resolveu só até eu instalar o windows e depois o ubuntu, mandei novamente e dessa vez constatando o problema na placa de rede trocaram a placa mãe na qual era embutida, quando voltou formatei e instalei o XP, que não deu problema por dois meses, só até eu tentar instarlar o ubuntu denovo, só que agora na versão 10.10.

Novamente na segunda vez que abri o windows a internet não funcionava em ambos os SO, não vi outro jeito teria que formatar o computador, estava inclusive tão nervoso, que acabei deletando meu trabalho quando fazia o backup da área de trabalho, inicialmente só reparei a versão do windows, não funcionou, o problema permanecia, decidi formatar e reinstalar o windows, incrivelmente o problema continuava.

Decidi então retirar a bateria da placa mãe, imaginando que o ubuntu não poderia alterar as configurações de fábrica, dessa vez funcionou, a internet voltou como se não houvesse problema nenhum exceto ainda estar em 2002, não me imagino instalando o ubuntu pelo menos por enquanto.

A minha pergunta é o seguinte: como o ubuntu pode reconfigurar a ethernet ainda da BIOS inutilizando-a para o windows e para ele mesmo?
Há algum modo de dar o boot de modo diferente ou de reconfigurar manualmente essas configurações alteradas?
Será que preciso instalar outra bios?

Qualque palpite já ajuda, obrigado

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu trava a internet do Win XP
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2011, 11:23 »
Seu computador tem um problema no BIOS ACPI, que faz com que ele lembre das configurações do boot anterior.

Isso normalmente se resolve com atualização do BIOS.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dtomadon

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Ubuntu trava a internet do Win XP
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2011, 12:50 »
Seu computador tem um problema no BIOS ACPI, que faz com que ele lembre das configurações do boot anterior.

Isso normalmente se resolve com atualização do BIOS.

Só complementando, dê uma lida sobre acpi em:

http://forum.clubedohardware.com.br/bios-acpi/73864

tem o link para atualização de bios, veja se te ajuda.

Mas um pouco aqui :

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc779659%28WS.10%29.aspx

e muito material aqui :

http://www.acpi.info/

Até mais e um ótimo início de ano pra todos !
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!