Comprei um computador HP que vinha com uma distribuição chinesa do linux, a minha idéia inicial era instalar um windows, mas fiquei interessado na plataforma e além de instalar um windows XP instalei a versão 10.04 do ubuntu.
Logo após instalar, quando reiniciei o computador pela segunda vez no windows a internet ligada por cabo ethernet já não funcionava, de início atribui a todos os problemas comuns de conexão, cabo mal conectado, problema de rede, roteador, mas fui eliminando cada uma dessas possibilidades, percebi que o computador que havia acabado de comprar estava com defeito.
Mandei pra garantia duas vezes, na primeira só reinstalaram o Red Flag Linux, o que resolveu só até eu instalar o windows e depois o ubuntu, mandei novamente e dessa vez constatando o problema na placa de rede trocaram a placa mãe na qual era embutida, quando voltou formatei e instalei o XP, que não deu problema por dois meses, só até eu tentar instarlar o ubuntu denovo, só que agora na versão 10.10.
Novamente na segunda vez que abri o windows a internet não funcionava em ambos os SO, não vi outro jeito teria que formatar o computador, estava inclusive tão nervoso, que acabei deletando meu trabalho quando fazia o backup da área de trabalho, inicialmente só reparei a versão do windows, não funcionou, o problema permanecia, decidi formatar e reinstalar o windows, incrivelmente o problema continuava.
Decidi então retirar a bateria da placa mãe, imaginando que o ubuntu não poderia alterar as configurações de fábrica, dessa vez funcionou, a internet voltou como se não houvesse problema nenhum exceto ainda estar em 2002, não me imagino instalando o ubuntu pelo menos por enquanto.
A minha pergunta é o seguinte: como o ubuntu pode reconfigurar a ethernet ainda da BIOS inutilizando-a para o windows e para ele mesmo?
Há algum modo de dar o boot de modo diferente ou de reconfigurar manualmente essas configurações alteradas?
Será que preciso instalar outra bios?
Qualque palpite já ajuda, obrigado