Autor Tópico: Reinstalar Ubuntu em máquina Dual Boot.  (Lida 2245 vezes)

Offline Abel2029

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Reinstalar Ubuntu em máquina Dual Boot.
« Online: 10 de Janeiro de 2011, 07:40 »
Olá pessoal,

estou com o Ubuntu atualizado do 10.04 para o 10.10 e o Windows Xp, ambos em dual boot. Eu NÃO posso tocar no Windows Xp, por que ele é o meu sistema de trabalho e possuo coisas que não sei se conseguiria ter novamente nele instalado. Bom, minha dúvida é se eu posso reinstalar o Ubuntu por cima da partição do próprio Ubuntu sem que, com isso, eu formate meu Windows XP. Bom, na verdade quero instalar o Linux Mint 10 que está excelente ao meu ver. Quem puder me auxiliar, fico grato desde já. Abraços.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Reinstalar Ubuntu em máquina Dual Boot.
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2011, 08:29 »
Se o XP está numa partição separada não há problema, desde que vc instale o Linux Mint na partição onde está o Ubuntu 10.10.
Na instalação escolha particionamento manual, marque a partição do Ubuntu e formate essa partição.
Porém, apesar que o Linux Mint é bom não acho que valha a pena trocá-lo pelo Ubuntu (minha opinião, é claro).
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Abel2029

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Reinstalar Ubuntu em máquina Dual Boot.
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2011, 10:22 »
Se o XP está numa partição separada não há problema, desde que vc instale o Linux Mint na partição onde está o Ubuntu 10.10.
Na instalação escolha particionamento manual, marque a partição do Ubuntu e formate essa partição.
Porém, apesar que o Linux Mint é bom não acho que valha a pena trocá-lo pelo Ubuntu (minha opinião, é claro).


Obrigado pela atenção dada. O meu maior problema era que, aonde eu trabalho, há um proxy bastante poderoso no qual eu tinha dificuldades de atualização de pacotes e programas. Então, com o Mint ele trouxe todas as ferramentas desejadas e, estranhamente, as atualizações não sofrem filtragem pelo proxy.
Minha dúvida na instalação manual era a escolha das partições. Há algumas informações que não me era clara, como por exemplo: Unidade Primária ou Lógica (eu escolhi primária), tipos de arquivos (ext4), Método de gravação Início ou Fim (Início), tipo /.
Nisso eu estava bastante confuso e temerário. No final do processo eu tinha isso aqui mais ou menos:
Partição NTFS 20GB Windows
Partição NTFS 140GB Windows
Partição ext4 / 20GB
Partição ext4 /home 50GB
Partição Swap 1GB
Como dito, era um processo que eu nunca havia feito e que temia não saber ao certo. No Ubuntu, os pacotes de programas restritos para instalação offline eu não consegui encontrar. Vou experimentar o Mint. Apesar de preferir o Ubuntu, vamos ver se suprirá minhas necessidades. Muito obrigado pela ajuda. Abraços.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Reinstalar Ubuntu em máquina Dual Boot.
« Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2011, 17:10 »
Meu notebook com hd de 160gb tá assim:
sda1...30gb...ntfs...win2
sda2...100gb...ntfs...BKP
sda3...28gb...ext4.../...linux
sda4...2gb...swap

Assim posso instalar qualquer linux na partição sda3.... sem corromper meu win2 na sda1 e sem perder meus dados na partição sda2/BKP.