Autor Tópico: Configurar servidor de rede local usando internet sem fio  (Lida 2984 vezes)

Offline allainvictor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Configurar servidor de rede local usando internet sem fio
« Online: 13 de Janeiro de 2011, 19:28 »
Ola pessol do forum!
Eh o seguinte, queria saber como fazer para colocar os computadores em rede no ubuntu!
Assim: tenho um PC com ubuntu 10.10 e win 7 instalado e um notebook com ubuntu 10.10 e win 7 também.
Queria criar uma rede pra compartilhar impressora e arquivos entre si, assim como jogos e td mais!
Como to instalando ubuntu em outros notebooks, instalei o apt-cacher q criar um arquivo local para os repositorios, quando eu instalar ubuntu em outros pcs, nao precisarei baixar novamente os programas "pegando" assim os programas do meu servidor local.

Mas pra isso preciso criar uma rede local entre computadores ligados a fio e sem fio.

Desde já agradeço!

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar servidor de rede local usando internet sem fio
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2011, 11:00 »
Olá allainvictor,

Vc tem uma conexão internet, certo?
Seus computadores estão ligados para compartilhar essa conexão?
Se estão, sua rede já está pronta. Com essa mesma rede que você já usa pra compartilhar a conexão, pode compartilhar impressoras e arquivos.

O Ubuntu é instalado já com tudo que é necessário pra usar esses serviços compartilhados. Mas pra oferecer esses serviços, você precisa instalar alguns pacotes:

sudo apt-get install samba samba-common-bin system-config-samba smbfs smbclient

sudo apt-get install apache2.2-bin apache2.2-common libapache2-mod-dnssd

(Alguns nessa lista já estão instalados, mas não custa nada incluí-los na lista)
OBS: Agradeço ao marcos andrade22, que deu a dica antes de mim.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline allainvictor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2011, 13:18 »
Olá zekkerj,

Bom, sim tenho um roteador Dlink e com ele uso pra três computadores, sendo q um eh a fio e o outros dois são sem fio.
Qria saber também como configurar um servidor local, para fazer cache se eh preciso q um computador esteja ligar para armazenar o cache e etc...
Mas sobre compartilhar arquivos e impressoras vou testar sua dica, desde jah obrigado.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:47 »
Tem este tutorial que ensina como configurar o cache.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/configurando-servidor-proxy-squid/

Só te aviso que uma rede tão pequena como a sua tem pouca chance de tirar proveito do cache de internet. E sim, esse computador tem que estar ligado, pras outras poderem acessar a internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mircia

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2011, 15:39 »
Ola pessol do forum!
Eu sou a márcia preciso de uma ajuda vossa,vou começar a escrever sobre a minha defesa de tese,e gostaria que me ajudassem nesse sentido.Quero falar sobre como montar uma rede utilizando um cabo cross-over ou então quero falar sobre como Configurar um servidor de rede local usando a internet sem fio.Gostaria que me desponibilizassem todo apoio e material possível.

Gratos pela vossa compreensão.

Sem mais assuntos.
Melhores cumprimentos