Autor Tópico: Desisto do Ubuntu....  (Lida 5761 vezes)

Offline lore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Desisto do Ubuntu....
« Online: 15 de Janeiro de 2011, 17:22 »
Em meados de 2004 coloquei um Servidor de arquivos aqui em casa, inicialmente com windows xp ele compartilhas pastas com os programas e rodava clients ed2k e torrents...

ao longo dos anos fui desenvolvendo uma pasta bem completa de programas numa partição ntfs..

em 2008 com meu trabalho usando maquinas 2003 server... cogitei a mudança pro ubuntu...
porem acabei frustrado com impossibilidade de se ler e escrever em ntfs, mesmo instalando softwares de terceiros possibilitava escrever dentro do windows o samba não conseguia.. e com a dificuldade com relação ao compartilhamento (a qual na epoca não consegui...)

desisti de tudo... e instalei uma versão pirata do 2008 server compartilhei a net em 5 min, instalei o torrent e o dreamule... e fiquei feliz por 2 anos, sem preocupação com nada.. dei upgrade no sistema ao longo do tempo...

porem em dezembro de 2010 o sistema pegou um virus não sei como tudo parou... revoltado com o windows como sempre sou...

resolvi dar a segunda chance pro ubuntu (2 anos dps o suporte ao ntfs deveria estar exelente)...

nessa epoca minha partição de programas que continha alguns arquivos pessoais, já beirava os 400 GB... e tinha um HD proprio para isso....

apos alguns pequenos problemas com a instalação grafica... tudo rodou direito...
as partições leram e escreveram tranquilamente tudo parecia ok!!

entrar na internet foi até relativamente simples pppoeconf e foi... porem compartilhar que eu achei fosse ser os mesmos 5 min do windows....
primeiro porque foi frustante descobrir que não havia em lugar algum um botão permitir que outros acessem a internet...
oque é uma burrice pois o linux é um sistema usado majoritariamente para fins de rede...

após 3 dias depois não conseguia ainda configurar a internet.. após dezenas de tentativas e erros e alterar /interfaces/network; sysctl.conf; e rc.edit...
finalmente foi...
mais algumas horinhas e coloquei o dhcp3 rodando tmb...

(no 2008 levei 5 min pra compartilhar marcando a opção e ativar o dhcp, no xp reserva que coloquei pra rodar esses 3 dias tmb levei 5 min compartilhando e achando na net um clientzinho de dhcp basicão que rodou de cara..)

tudo ok agora é só felicidade!! engano meu.. as partições NTFS são lidas e escritas apenas na tela do usuario... já pelo SAMBA são outros 500... mal lê e de maneira alguma escreve

tentei de todas as maneiras pelo nautilus (ou sudo nautilus) dar permissão e nada.... no fim... acabei pegando um comando CHMOD na internet que tirou minha permissão sobre as pastas normais...

resultado mais uma formatação...2 dias dps estava com o pc ok.... após dezenas de sudos e editar rc.local e etc...

Cheguei a conclusão que o problema era a microsoft... e decidi abolir o NTFS fiz um transplante de 400GB de um HD novo que comprei, só pros clients torrent e pro amule (outra frustação pra rodar o amule-daemon mais pegou no final...) , resolvi jogar tudo pra uma partição ext4 nesse hd novo..
algumas horas copiando tudo ok...

formatei o velho pelo gparted copiei tudo devolta...

após 1 ou 2 horas e alguns brigando com o fstab consegui deixar as duas partições rodando junto com o sistema
coloquei  as duas como
/usr/d o dev/sda3
e
/usr/e  dev/sdb1

campartilhei as duas e finalmente após mais de uma semana tudo estava rodando tinha o amule rodando baixando no hd novo, e minhas pastas compartilhadas na rede windows...

sou entusiata do linux porem não tenho como usalo pra tudo, sou designer e preciso de programas pagos como dremweaver, photoshop e outros então no meu pessoal uso windows...

dai tudo estabilizou e foi paz... até que meu irmão deu um uprgrade no pc dele comprou um i7.. e sobrou um core 2duo pro servidor que estava com o

troquei a maquina, até funcionou... mais deu alguns bugs normal...

gravei todos meus arquivos pra compartilhar a net (rc.local,fstab... e etc) junto com meus outros arquivos na partição /usr/e...

e vamos formatar o linux (ou seja somento o sda1 e sda2 (swap)...

a instalação segue tranquila marco a particionamento manual... (como em qualquer formatação windows...)

abro os dois hds o e deleto os SDA1 e o SDA2 (que é o SWAP)... aumento o tamanho do swap diminuindo o do SDA1...

marco ponto de montagem pro SDA1 como /

desta vez não queria perder horas no fstab..portanto

e clico no SDA3 que já está em ext4

reparo que existe uma opção formatar partição
oque me deixa mais tranquilo...
pois não marcando aquela opção não perderia meus arquivos...

não clico nela...

e marco o ponto de montagem como /usr/e
como já estava acostumado

faço mesmo procedimento para o sdb /usr/d... que estava com quase 1tb de partes de downloads e arquivos baixados da net...

sigo tranquilamente com a instalação
ele me manda um aviso bizarro

pra eu fazer backup e que perderia o ponto de montagem e os arquivos /etc... e outros..

eu não tinha outro HD nem queria comprar outro ou dois pra fazer backup de tudo...imaginei que ele estava se referindo a partição /... do SDA1... mandei processeguir

porque afinal mandei ele não formatar minhas partições...
depois disso foi tudo tranquilo

configurei o pppoconf em segundos...

e fui em /usr/e pegar os meus arquivos de backup do rc.local o systcl.conf...

pra descobrir que esta porcaria de sistema apagou mais de 400GB de aquivos meus que tinha reunido ao longo 6 anos...
e por estar ext4 não existe nenhum sistema recovery que eu teria caso estivesse em ntfs..

ou seja perdi tudo mesmo dizendo pra não formatar... imagina minha cara de felicidade...

sinceramente como pode existir tanta burrice em colocar um botão perguntado se devia apagar, e apagar as coisas dos outros mesmo sem ele estar apertado...

é o mesmo que o lixeiro invadir a sua casa e jogar suas coisas fora contra a sua vontade... por falar nisso é a unica coisa que posso char isso que nem da pra se chamar sistema operacional... isso é um lixo!!...

não desisti do linux.. ainda odeio o windows... mais agora odeio ainda mais o ubuntu...

sei lá vou tentar o debian no servidor... talvez eu leve mais tempo pras coisas pegarem... mais nunca perdi nada com ele, na verdade só com essa m... do ubuntu que isso acontece...



PC - Core2Quad 2.4 GHz  Memoria - 4 Gb
Hd - 500 Gb Sata Samsung Video - 320 mb Gts8800 (Geforce)
Monitor - LCD 17" LG e LCD 19'' LG Sistema Operacional - Windows 3.11 For Workgroups Dual boot para amiga Workbench 2.0

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2011, 17:32 »
Para recuperar seus dados existe o Testdisk disponivel no gerenciador synaptic ou aqui=> http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk

Se for tentar usar o Debian, um alerta: ele em comandos e erros é igualzinho ao Ubuntu ou qualquer outra distribuição debian like.

Debian exige mais estudo que o Ubuntu para se iniciar no sistema, com uma curva de aprendizado mais longa.

Bons estudos e boa sorte em seus projetos.

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2011, 17:44 »
Você não domina o sistema, então levar mais tempo pra configurar e cometer erros é mais do que esperado. Estude e boa sorte.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2011, 17:56 »
me parece que o colega tá condenando o ubuntu por um simples erro de usuário ao fazer manutenção do hd, também já passei por isso, teclei errado e dados foram perdidos
espero que vc refresque a cuca
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline lore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2011, 18:06 »
não domino não sou entusiasta apenas... postei na hora que perdi meus 350gb na verdade fora minha biblioteca de software e uns 500gb de downloads esquecido na pasta do torrent e do amule... perdi pouca coisa pessoal... (a maioria tinha no meu note e havia esquecido...) ...


então vou pedir uma ajuda a vocês... a maquina está parada

vou tentar o ubuntu mais uma vez.. (amanhã talvez... hj chega..)

oque devo fazer com minhas partições...

não quero que elas sejam formatadas

queria fazer o mesmo esquema do 2003
hd 750GB
part 1 60 GB Sistema
part 2 640GB Dados

e Hd 1Tb
part1 Dados

lá eram C, D, E

e queria que elas fossem facilmente reconhecidas pelo nautilus e pelo samba...
devo ou não especificar o ponto de montagem??...

se sim qual o ideal /usr/e e /usr/d foi chute total...

a primeira especifique /home pro 1tb e ficou uma bagunça total, e tive que formatar depois...

não quero que o sistema use minhas partições ou hds pra nada, só o samba deve usar, ou se eu indicar como no caso do amule...

qual seria o padrão pra especificar partições que não seriam formatadas numa outra eventual formatação... porque tudo bem se perdi tudo hj... só que se precisar formatar outro dia preciso saber que não vou perder tudo em todos os hds


Fazendo um adendo a famosa frase de Wozinak...

Nunca cofie num computador que você não possa jogar pela janela nem um que não possa formatar
preciso de segurança que poderei formatalo daqui a 6 meses sem perder 1tb de arquivos novamente...

e ainda bem que resolvi esperimentar primeiro em casa pq quase coloquei no do trabalho...rsrsrs

OBS. Debian eu tentei antes do ubuntu... na verdade rodou até mais lizinho, e foi bem mais facil o unico problema e que a versão era de 2008 e não reconheceu uma das minhas placas de rede, e o debian demora mais pra atualizar ou sei lá...oque tornou inviavel deixar ele como servidor de pppoe com uma placa só...o ubuntu mais atualizado leu tudo... só que por incrivel que pareça me deu mais trabalho pra configuras muitas opções que tenho no debian com varios menus de marcar e desmarcar no ubuntu só consigo editando arquivos e talz...
voltar pro debian é complicado porcausa dessa placa de rede... (e até pq já fiz tudo funcionar com o ubuntu uma vez...)
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2011, 18:15 por lore »
PC - Core2Quad 2.4 GHz  Memoria - 4 Gb
Hd - 500 Gb Sata Samsung Video - 320 mb Gts8800 (Geforce)
Monitor - LCD 17" LG e LCD 19'' LG Sistema Operacional - Windows 3.11 For Workgroups Dual boot para amiga Workbench 2.0

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2011, 18:42 »
não quero que elas sejam formatadas

Isto o botão de formatar se estiver desmarcado vai impedir, mas não vai impedir que a partição seja sobrescrita, ou seja, seus dados podem ser apagados mesmo sem formatação.

Para evitar isto é que a maioria dos usuarios cria uma partição pessoal "/home" separada do sistema.

Citar
queria fazer o mesmo esquema do 2003
hd 750GB
part 1 60 GB Sistema
part 2 640GB Dados

Já um erro aí.

Recomendo

Partição Sda1 60 gB Sistema ou seja a partição raiz ou "/"
Partição Sda2 XX gB para do configurações do sistema e pastas pessoais dos usuarios ou seja a partição "/home"
Partição Sda3 XX gB para dados que não podem ser perdidos (pode ser até em NTFS se desejar)

Citar
e Hd 1Tb
part1 Dados

Partição Sdb1 com tamanho e formato que desejar.


Citar
e queria que elas fossem facilmente reconhecidas pelo nautilus e pelo samba...
devo ou não especificar o ponto de montagem??...
Quem determina isto não é o nautilus nem o samba, e sim o arquivo texto fstab.
Basta editá-lo a seu gosto, incluindo o hd de 1tera ou as entradas do samba no caso dos compartilhamentos.

Citar
se sim qual o ideal /usr/e e /usr/d foi chute total...
Tanto faz a partição, caso deseje ter o diretório /usr em partição separada. Vai fazer o sistema ficar mais dificil de administrar se não tiver bons conhecimentos.

No inicio anote quem é quem nas partições e cole na porta do gabinete da CPU  :D

Citar
não quero que o sistema use minhas partições ou hds pra nada, só o samba deve usar, ou se eu indicar como no caso do amule...

qual seria o padrão pra especificar partições que não seriam formatadas numa outra eventual formatação... porque tudo bem se perdi tudo hj... só que se precisar formatar outro dia preciso saber que não vou perder tudo em todos os hds
ver parágrafo anterior.

Citar
OBS. Debian eu tentei antes do ubuntu... na verdade rodou até mais lizinho, e foi bem mais facil o unico problema e que a versão era de 2008 e não reconheceu uma das minhas placas de rede, e o debian demora mais pra atualizar ou sei lá...oque tornou inviavel deixar ele como servidor de pppoe com uma placa só...o ubuntu mais atualizado leu tudo... só que por incrivel que pareça me deu mais trabalho pra configuras muitas opções que tenho no debian com varios menus de marcar e desmarcar no ubuntu só consigo editando arquivos e talz...
voltar pro debian é complicado porcausa dessa placa de rede... (e até pq já fiz tudo funcionar com o ubuntu uma vez...)

Marcar e desmarcar dá para fazer com Ubuntu alternate.

Mas é questão de preferencias. Para mim o Ubuntu é mais fácil.

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2011, 18:52 »
Crie os pontos de montagem no /media (somente se precisar das partições sempre montadas), suspeito que você não fez o certo quando perdeu os seus dados, então pergunte e/ou veja um tutorial antes de mexer no fstab.

Offline lore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2011, 19:08 »
Bom primeiro obrigado pela ajuda ae...passada a frustração de perder tudo vem algumas duvidas...

O sistema tem uma partição pequena porque é basicamente porque ele em si vai ser muito pouco utilizado, o sistema funciona como um servidor (apesar de eu utilizar a versão desktop pq a server não tem ambiente grafico e mesmo instalando nada funciona direito) ...

a primeira partição 60 GB é pra conter só o sistema e pastas pessoais...

pq como se trata de um micro caseiro não vai existir um active directory (ou o equivalente samba que não sei usar ainda...)
o resto do hd de 750 é pra mais uns 8gb de swap que sei que o linux precisa já que tem 4gb de memoria

e oque sobrar pra criar um enorme repositorio de programas Mac, Windows e ISO até tinha alguma coisa de Playstation2 ali.rsrs nada que não possa baixa novamente uma especie de poupa tempo... que não deveria ser formatada nunca..

e uma outra aqual tivesse o maior tamanho possivel que funciona como um enorme temporario sem organização nenhuma de tudo que é baixado ja´que esse pc fica ligado 24 horas todos botam coisas pra baixar ali pra terminar mais rapido..


irtigor..


Obrigado acho que vou por no media.. mesmo...

sobre o fstab eu fiz direito da primeira vez... só que deu muito trabalho (instalei gparted pra descobrir ids e talz...), mais perdi tudo pq tentei fazer com que a instalação do ubuntu fizesse tudo automaticamente... (pra se não ia formatar e estava perguntando o ponto de montagem.. pra mim o nome de onde aquelo deveria ser montado...)
não queria ter que me preocupar com fstab toda vez que formatasse o sistema apenas que minhas coisas continuacem lá como no caso do windows quando existe um d:\ e formatamos o c:\ e seus arquivos permacem na partição d:\

PS: até imaginei que fosse ter problemas com permissões de usuario e talz por ser outra formatação.. até estava esperando por... só não estava esperando perder tudo mesmo não marcando a opção talz...
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2011, 19:11 por lore »
PC - Core2Quad 2.4 GHz  Memoria - 4 Gb
Hd - 500 Gb Sata Samsung Video - 320 mb Gts8800 (Geforce)
Monitor - LCD 17" LG e LCD 19'' LG Sistema Operacional - Windows 3.11 For Workgroups Dual boot para amiga Workbench 2.0

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2011, 20:03 »
...a primeira partição 60 GB é pra conter só o sistema e pastas pessoais...

Mas aí é que mora o perigo.

Se tiver que reinstalar o sistema, as pastas pessoais vão junto.

Faça um /home separado do sistema para poder dormir tranquilo.

De resto, basta seguir o que foi recomendado.

[]'s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2011, 20:06 »
Ah,

Se não usou o hd ainda, use o testdisk recomendado acima.

Recupera 100% (ou quse) do seu disco apagado...

Offline lore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2011, 21:28 »
o testdisk naum pegou....

ele só encontrou o lost+found....

mais valeu a intenção..

nao sou acostumado a usar pastas pessoas estilo meus documentos e derivados, mexo em computador deis da epoca em seus arquivos ficavam no c:\ direto... e quando formatava perdia tudo a menos que vc copiasse pro disquete antes..rsrsrs...

deis de que descobri partições só guardo minhas coisas no d:\

mesmo no trabalho o active directory redireciona as pastas dos usuarios pro d:\...
se formata lá não perde nada...
PC - Core2Quad 2.4 GHz  Memoria - 4 Gb
Hd - 500 Gb Sata Samsung Video - 320 mb Gts8800 (Geforce)
Monitor - LCD 17" LG e LCD 19'' LG Sistema Operacional - Windows 3.11 For Workgroups Dual boot para amiga Workbench 2.0

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Desisto do Ubuntu....
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2011, 21:54 »
o testdisk naum pegou....

ele só encontrou o lost+found....

mais valeu a intenção..

nao sou acostumado a usar pastas pessoas estilo meus documentos e derivados, mexo em computador deis da epoca em seus arquivos ficavam no c:\ direto... e quando formatava perdia tudo a menos que vc copiasse pro disquete antes..rsrsrs...

Engraçado que uso PC's desde 1989/1990 (e windows pouco depois, talvez 1993-1995) e nunca vi isso de usar arquivo direto na raiz.

Citar
deis de que descobri partições só guardo minhas coisas no d:\

mesmo no trabalho o active directory redireciona as pastas dos usuarios pro d:\...
se formata lá não perde nada...

Mas também sempre gostei de colocar meus dados em uma partição separada.

Posso dar uma dica para você? Desculpe, pois nada tem haver com o tópico, mas o que acha de usar um Verificador Ortográfico para Português do Brasil direto no browser?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!