não quero que elas sejam formatadas
Isto o botão de formatar se estiver desmarcado vai impedir, mas não vai impedir que a partição seja sobrescrita, ou seja, seus dados podem ser apagados mesmo sem formatação.
Para evitar isto é que a maioria dos usuarios cria uma partição pessoal "/home" separada do sistema.
queria fazer o mesmo esquema do 2003
hd 750GB
part 1 60 GB Sistema
part 2 640GB Dados
Já um erro aí.
Recomendo
Partição Sda1 60 gB Sistema ou seja a partição raiz ou "/"
Partição Sda2 XX gB para do configurações do sistema e pastas pessoais dos usuarios ou seja a partição "/home"
Partição Sda3 XX gB para dados que
não podem ser perdidos (pode ser até em NTFS se desejar)
e Hd 1Tb
part1 Dados
Partição Sdb1 com tamanho e formato que desejar.
e queria que elas fossem facilmente reconhecidas pelo nautilus e pelo samba...
devo ou não especificar o ponto de montagem??...
Quem determina isto não é o nautilus nem o samba, e sim o arquivo texto fstab.
Basta editá-lo a seu gosto, incluindo o hd de 1tera ou as entradas do samba no caso dos compartilhamentos.
se sim qual o ideal /usr/e e /usr/d foi chute total...
Tanto faz a partição, caso deseje ter o diretório /usr em partição separada. Vai fazer o sistema ficar mais dificil de administrar se não tiver bons conhecimentos.
No inicio anote quem é quem nas partições e cole na porta do gabinete da CPU
não quero que o sistema use minhas partições ou hds pra nada, só o samba deve usar, ou se eu indicar como no caso do amule...
qual seria o padrão pra especificar partições que não seriam formatadas numa outra eventual formatação... porque tudo bem se perdi tudo hj... só que se precisar formatar outro dia preciso saber que não vou perder tudo em todos os hds
ver parágrafo anterior.
OBS. Debian eu tentei antes do ubuntu... na verdade rodou até mais lizinho, e foi bem mais facil o unico problema e que a versão era de 2008 e não reconheceu uma das minhas placas de rede, e o debian demora mais pra atualizar ou sei lá...oque tornou inviavel deixar ele como servidor de pppoe com uma placa só...o ubuntu mais atualizado leu tudo... só que por incrivel que pareça me deu mais trabalho pra configuras muitas opções que tenho no debian com varios menus de marcar e desmarcar no ubuntu só consigo editando arquivos e talz...
voltar pro debian é complicado porcausa dessa placa de rede... (e até pq já fiz tudo funcionar com o ubuntu uma vez...)
Marcar e desmarcar dá para fazer com Ubuntu alternate.
Mas é questão de preferencias. Para mim o Ubuntu é mais fácil.
[]'s