Autor Tópico: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta  (Lida 26608 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
Hoje eu instalei no meu notebook Philco PHN14505 o Ubuntu Studio 10.10 64-bit. O sistema funciona que é uma maravilha, mas... nem tanto, pois não consigo de jeito nenhum colocar a resolução em 1366x768. O driver da placa interna do notebook (SiS 671) me deixa restrito apenas a 800x600 e 640x480.
Encontrei muitos tutoriais por aí, tanto em português como em outros idiomas, segui tudo o que estava neles, mas nada, absolutamente nada deu certo. Gastei todo o dia de hoje para ver se conseguia colocar o sistema na resolução correta, e estou quase chegando à conclusão de que é melhor ou comprar uma placa de vídeo tipo Express Card (que não é barata), ou trocar de notebook.
Alguém pode me dar uma última esperança aí?

Configuração básica do notebook:
- processador Intel Pentium Dual Core 64-bit
- 4GB de RAM, HD de 320GB
- tela widescreen 14" WXGA (1366x768)

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Olá, bom dia.

Tente isso aqui: http://www.4shared.com/dir/DSkVmGsc/Linux.html ou http://sis.4shared.com.

Ambos dão no mesmo lugar. Baixe o arquivo SIS 771 (que também vem funcionando para a 671), descompacte e, depois, pelo Terminal, entre na pasta e digite: chmod +x instalar.sh && sudo ./instalar.sh

Qualquer coisa me avise.

Abraços
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 07:41 por MauroMN »

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Obs.:

Na verdade, rs, é o contrário. O Drive é da Placa Sis671 e também funciona para as placas 771, isso porque meu pai tem um note com a placa 771 e eu salvei o arquivo com esse nome para me lembrar rs.

Abraços

eliseu_carvalho

  • Visitante
Nada feito. Tudo o que acontece é o computador entrar no modo tty e não funcionar o modo gráfico.
Pelo visto o jeito é tentar o Fedora ou outra distribuição.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 08:45 por eliseu_carvalho »

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Olá

Acho que não custa você tentar usar o arquivo xorg.conf abaixo.

Para mim sempre funcionou nessa placa SiS.


Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
   Driver      "SiS"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
        HorizSync 30 - 50
        VertRefresh 50 - 65
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device       "Configured Video Device"
EndSection


O caminho para instalação é /etc/X11.

Flavio

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Olá de novo.

Esqueci de dizer que você deve reiniciar o note.

Depois, vá em Sistema> Preferências> Monitores e aplique a nova resolução.

Flavio

eliseu_carvalho

  • Visitante
Ainda assim, nada feito. Acho que deverei ir atrás de uma placa de vídeo tipo Expresscard (isso se eu encontrar)... ou trocar de notebook.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 09:21 por eliseu_carvalho »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incor
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2011, 12:22 »
Ainda assim, nada feito. Acho que deverei ir atrás de uma placa de vídeo tipo Expresscard (isso se eu encontrar)... ou trocar de notebook.

Ja pensou em utilizar o Mandriva One 2010? Tenho um notebook com esse chip grafico e o Mandriva foi a única distro que reconheceu de primeira.

Valeu...

Fui...

Ate mais...!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

eliseu_carvalho

  • Visitante
Agora no momento eu estou tentando o openSUSE 11.3 64-bit. Se esse não funcionar, tenho duas opções: esse Mandriva ou a versão 10.04 do Ubuntu (que ouvi falar que reconhece essa resolução).

eliseu_carvalho

  • Visitante
Update: o Ubuntu Studio 10.04 64-bit sequer instala. A imagem do instalador fica completamente confusa, como se fosse uma TV antiga fora do ar.
Estou neste momento tentando o Mandriva 2010.2 64-bit (meu notebook tem 4GB de memória, então tem que ser sistema 64-bit para toda ela ser reconhecida).

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2011, 17:47 »
Novo update: o Mandriva sequer conseguiu executar depois de instalado. Assim também foi com o Ubuntu 10.10 64-bit (não o Studio). Tentei novamente o openSUSE e também não deu certo. Já estou começando a pensar que isso não é problema da distribuição usada, e sim da própria placa de vídeo, que aparentemente não suporta Linux.
Ainda não testei o Arch, mas já ando tão desanimado que nem quero mais ficar mexendo com essas coisas. Acho que vou é acabar me contentando com os 800x600... ou talvez mais adiante comprar um Sony VAIO.

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2011, 18:41 »
Caro Eliseu,

Assim, eu moro em Vitória, Capital do ES e, um grande amigo meu, trabalha em 2 empresas que só consertam note's aqui no Estado. O cara é muito bom, até reconstrução de circuito em placa mãe ele faz. Uma das coisas que ele me disse, quando perguntei a ele sobre marcas de Pc's foi: "Nunca compre um VAIO, aquela M#R%@ é ser descartável." Ele trabalha no ramo a muitos anos e, como amigo pessoal, só me deu dicas válidas. Fica a dica para vc aí.

Não sei se você já tentou mas, quando tive problemas com a instalação da placa de vídeo sis771 do note do meu pai, eu só consegui resolver quando quando procedi com aquele arquivo que te passei instalado no ubuntu 10.04 pelo cd alternate. Incrível, o cd Desktop, aquele pacote não funcionou direito.

Logo, se vc tiver um pendrive de 1gb ou mais contigo, baixe o alternate do ubuntu 10.04 e, com o criador de discos de inicialização, faça a cópia para o pendrive, a instalação fica 100% mais rápida e mais segura, já com a internet ligada por cabo ethernet desde o início. Eu não sei quando a outros linusers daqui, mas minhas instalações com o alternate sempre ficara melhores que com o Desktop.

Abraços

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2011, 19:05 »
Eu baixei o ISO do Ubuntu Studio 10.10 64-bit Alternate. Também baixei o mesmo na versão 10.04, mas esse não passava nem da primeira tela de instalação, como falei antes.
Segui o tutorial que você me passou e nada; segui uma infinidade de outros tutoriais que encontrei por aí e tudo deu na mesma: nada. Acontece sempre a mesma coisa: depois que reinicio o notebook, o sistema inicia em modo console e o servidor gráfico não funciona.
Também descobri um jeito de instalar drivers do Windows no Ubuntu, mas até onde sei, só funciona com drivers de placas de rede sem fio.

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2011, 19:12 »
Rapaz... Sinistro.

Todo problema é a porcaria do xorg.conf. Alguns conseguem fazer funcionar. Outros não... etc. Vc já ouviu falar no Script Ubuntu Perfeito do Hamacker Santhanna? Pois é, nas versões, acredito eu, até 9.10 ele tinha uma opção assim: Resolver problemas com a resolução de placa Sis. E funcionava Perfeitamente.

Já na versão 10.04 eu tenho certeza que não tem mais essa opção. Talvez, você entrando em contato com ele por e-mail, ou baixando o script dele das versões anteriores consiga, ao editar, visualizar como é que ele fazia ou até onde é que ele baixava as versões dos pacotes. É uma opção.

http://hamacker.santhanna.net/

Falow

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2011, 19:29 »
Dando mais uma olhada nos tutoriais eu notei que todos eles pedem para fazer alterações no arquivo xorg.conf - se não manualmente, através dos scripts, que as fazem de forma automática. O Ubuntu Studio 10.10 64-bit não possui esse arquivo, mas eu sempre colocava um na pasta /etc/X11/, conforme os tutoriais solicitavam - e era sempre depois desse ponto (e de reiniciar o PC) que o servidor gráfico parava de funcionar.
Acho que descobri uma parte do problema: a presença do xorg.conf. Quando eu apagava o arquivo no modo console, o sistema voltava a funcionar normalmente - ainda que em 800x600.
Será que existe alguma outra solução que não exija a presença desse arquivo?

Em tempo: durante o teste com o openSUSE, consegui uma resolução um pouco melhor: 1024x768. Mas ainda assim não cheguei à resolução certa, de 1366x768.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 19:31 por eliseu_carvalho »