Autor Tópico: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta  (Lida 26597 vezes)

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #30 Online: 22 de Janeiro de 2011, 11:55 »
FreeBSD

http://www.freebsd.org/

Dê uma olhada aqui também:

http://distrowatch.com/
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2011, 11:57 por MauroMN »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #31 Online: 22 de Janeiro de 2011, 15:34 »
Ótimas notícias!!!  :D
Instalei de novo o Ubuntu Studio 10.10 64-bit no notebook e baixei (agora não lembro onde) um xorg.conf que conseguiu melhorar bastante a resolução da tela.
Até então eu só conseguia 800x600 nessa distribuição. Com esse novo xorg.conf, consegui 1024x768. Ainda não é bem o ideal, mas o aspecto da tela ficou bem melhor, mais "trabalhável".
Só falta um passo dentre os dois: colocar a resolução em 1366x768 ou 1280x720, ou até mesmo 1024x576, já que a proporção (16:9) é a mesma. Se alguém puder me ajudar nesse ponto, ficarei grato...

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #32 Online: 23 de Janeiro de 2011, 17:50 »
Aproveita, copia o xorg e posta ele aqui, para se alguém mais precisar...

Abraços

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #33 Online: 23 de Janeiro de 2011, 18:16 »
O xorg.conf que eu usei foi pego de um site cujo link não lembro agora, mas encontrei uma outra alternativa bastante parecida:

http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/index.php?page=VesaDriver

Offline memel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #34 Online: 24 de Janeiro de 2011, 12:39 »
também estou com esse problema no meu notebook ..
-modelo: Philco 14514, Core 2 Duo, 4GB, 500HD, e a #@$@# da SIS ....
-aqui eu to usando dual boot com win 7 x64 e o Ubuntu 10.10 32bits ...

ja testei no meu desktop .. Phenom II x6 .. ATI HD6850 .. 8GB CL7 O.C. 2TB de hd Caviar Black
nele pega certinho...
acontece q esse sis ja ta enchendo o saco, eu to a 2 semanas aki tentando de tudo.. tutorial na net ja tentei todos .. a maiorias trava ai eu do o # rm etc/X11/xorg.conf ... e começo tudo dnvo .. tentei 2 vesa q axei na net, tipo neles do # reboot .. ai inicia so q a tela divide em umas 4 e fica tudo com umas linhas verticais... to danado com isso cara ... depois vo testa deb e mandriva .. mais enquanto n conseguir por a resolução 1366 aki ... ¬¬ ... e tipo aki eu não da nem a 1024 .... fica so na 800x600 .. ta dando ate dor de cabeça...

Offline memel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #35 Online: 24 de Janeiro de 2011, 12:49 »
Aew .. nuss grande avanço kkk 1024x768 ta pegando .... ja eh uma melhora grande viu .. nus .. quer dizer pequena .. tava tudo gigante aki kkk .... vo continuar tentando aki...

Eis a xorg responsavel pela 1024:

Código: [Selecionar]
Section "Device"
Identifier  "Card0"
Driver      "vesa"
VendorName  "Silicon Integrated Systems [SiS]"
BoardName   "771/671 PCIE VGA Display Adapter"
BusID       "PCI:1:0:0"
EndSection

Section "Screen"
     Identifier "Screen0"
Device     "Card0"
Monitor    "Monitor0"
    SubSection "Display"
        Depth    24
        Modes    "1280x768"    "1024x768"    "800x600"    "640x480"
    EndSubSection
EndSection

Section "Monitor"
     Identifier   "Monitor0"
VendorName   "Monitor Vendor"
ModelName    "Monitor Model"
     HorizSync    28-72
     VertRefresh  43-60
EndSection


da pra colocar o EnableSisctrl .. nessa xorg usando vesa ?...

e fugindo da parte de resolução .. aki nao da pra desativar o touchpad nem a net sem fio usando Fn ... alguem sabe o motivo?
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2011, 12:55 por memel »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #36 Online: 24 de Janeiro de 2011, 12:54 »
Tenta colocar 1024x576. Se conseguir, farei o mesmo...

Offline memel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #37 Online: 24 de Janeiro de 2011, 13:34 »
Galera to perto viu ... eu consegui colocar a taxa de renovação a 85Hz ... ta 1024x768 mais ta bom ... vo continuar tentando a 1366x768...

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #38 Online: 24 de Janeiro de 2011, 14:18 »
Achei um tutorial para Slackware que talvez sirva no Ubuntu, no openSUSE e em outras distros também:

http://softwarelivre.org/viva-o-linux/blog/configurando-a-placa-de-video-sis-671771-no-slackware-13.1-64-bit?lang=fr

Offline memel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #39 Online: 24 de Janeiro de 2011, 15:13 »
To tentando ainda  ;D ... mais n sai da 1024x768 .... so consigo com vesa, tento o sis q tem em varios tutoriais e nada .....
tipo como eu descubro o HorizSync e VertRefresh do meu monitor ?? .... eu descobrindo isso axo q da pra colocar 1366.... preciso deles pra configurar corretamente as resoluções .... axo q eh isso..

Offline memel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #40 Online: 24 de Janeiro de 2011, 15:21 »
Achei um tutorial para Slackware que talvez sirva no Ubuntu, no openSUSE e em outras distros também:

http://softwarelivre.org/viva-o-linux/blog/configurando-a-placa-de-video-sis-671771-no-slackware-13.1-64-bit?lang=fr

Se for seguir esse tutorial pule a parte de converter para TGZ .. e baixe apenas o Driver q eh para mandriva e continue ....
mais aqui estou com um problema q n entendo, axo q eh na hora q salvo os arquivos usando #sudo nautilus ..... aparece um erro quando eu do sudo nautilus .. n sei pq .. vou tentar o metodo #chmod +x ..........

mais vo tenta mais uma vez com o vesa c nao der certo vo pula pro sis ....

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #41 Online: 24 de Janeiro de 2011, 18:44 »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #42 Online: 24 de Janeiro de 2011, 18:49 »
Bom, já tentei umas "n" distribuições aqui, dentre Ubuntu, Fedora, openSUSE, Mandriva, Satux, Debian, Arch, Linux Mint, Pardus, PCLinuxOS, dentre outras. Meu notebook se recusou a reconhecer a resolução certa na maioria delas; e algumas sequer funcionaram (e em casos mais extremos nem mesmo instalaram - na hora de abrir o instalador, a atividade do HD parava e só ficava uma tela preta). Ainda tentei umas soluções não-Linux, como FreeBSD (que eu não entendi bulhufas...) e OpenSolaris - sem absolutamente nenhum sucesso. Estou cada vez mais convencido de que esse meu notebook não foi feito para sistemas UNIX/Linux.
Ainda me restam duas opções (e nenhuma delas inclui instalação de "RUIMdoU$$$ Piratation"): tentar um derivado do BeOS ou comprar um notebook com chipset NVidia ou ATI. E agora?
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2011, 18:54 por eliseu_carvalho »

Offline memel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #43 Online: 24 de Janeiro de 2011, 20:04 »
Cuidado nem todos NVIDIA/ATI tem suport GNU/Linux... aqui a ATI teve, também ne uma HD6850 meu amigo ... ta entre as tops.. quanto a SIS tem sim uma solução, s não tiver eu axo uma mauhaahha KKKKK..... mais tipo essas outras q tu falo q travam na tela preta ... tente colocar antes de iniciar a instal ... acpi=off     noapic    nolapic .......... noapic e nolapic eu uso aqui por causa do Intel Core 2 Duo... se eu n uso da a tela preta/shell .... e o apci=off eu n uso .. mais pode ocorrer de a distro ter prol com o gerenciador de energia/bateria ai precisa usar ele .. e outros também como vga=778 etc ... mais tenta isso #acpi=off  #noapic   #nolapic ..... tente também Big Linux, Mandriva, Outras versões do Ubuntu, Kurumim etc .. vo continuar tentando solucionar esse prol, varias pessoas na net conseguiram usando um driver sis vo v c da aki .... No mais n desiste n ... use um Dual-boot ... ou win 7+ubuntu com virtualbox .... eu uso dual-boot e recomendo ..... sem prol, sem riscos de infecção, win7 com karpesky e mta seguurança e pra reforça o ubuntu também anda com a segurança em dia ... axo q somando isso eh seguro ..... talvez n ne kkk ... mais tenho q usar assim.. n tem como ficar so em um ou noutro .. sempre preciso de recursos dos dois...


mais se quiser compra um PC BOMM mesmo monta um tipo o meu ... saiu por 3,5k (R$ 3.500,00) ... super F$#@ .. AMD total kk, phenom x6 .. ati hd6850 ... 8gb cl7 (overclock ed) ... 2tb de hd caviar black(top) . e a placa mãe (asus com USB 3 e SATA 6gb/s) da um crossfire com a ati e fica SHOW... vai na www.guerradigital.net super confiavel .. são bons em atendimento/entrega/preço/negocio...
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2011, 20:31 por memel »

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta
« Resposta #44 Online: 25 de Janeiro de 2011, 01:24 »
Bom, já tentei umas "n" distribuições aqui, dentre Ubuntu, Fedora, openSUSE, Mandriva, Satux, Debian, Arch, Linux Mint, Pardus, PCLinuxOS, dentre outras. Meu notebook se recusou a reconhecer a resolução certa na maioria delas; e algumas sequer funcionaram (e em casos mais extremos nem mesmo instalaram - na hora de abrir o instalador, a atividade do HD parava e só ficava uma tela preta). Ainda tentei umas soluções não-Linux, como FreeBSD (que eu não entendi bulhufas...) e OpenSolaris - sem absolutamente nenhum sucesso. Estou cada vez mais convencido de que esse meu notebook não foi feito para sistemas UNIX/Linux.
Ainda me restam duas opções (e nenhuma delas inclui instalação de "RUIMdoU$$$ Piratation"): tentar um derivado do BeOS ou comprar um notebook com chipset NVidia ou ATI. E agora?

Eliseu,

Brother, a situação não é realmente agradável. As distro Linux estão tendo muitos problemas com compatibilidade de Placas de Vídeo, como nosso próprio companheiro Memel nos informou ali e eu também já compartilhei dos meus problemas com ATI Radeon HD3200. Acredito eu que, as empresas de placas de vídeo ainda não descobriram que o futuro está ligado diretamente ao software livre e, concomitantemente, ao linux.

Eu agora descobri o https://bugs.launchpad.net/ubuntu e, coincidentemente achei outras 9 pessoas que reportaram o mesmo erro que eu quanto ao Unity + ATI Radeon HD 3200 (https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/unity/+bug/666715). Vale a pena se cadastrar e conferir. Eu me subscrevi no Bug para receber qualquer nova msg ou atualização quanto ao seu status.

Talvez lá vc descubra pessoas que tem o mesmo problema que o seu, ou até a solução. Eu ainda só não entendo a SIS que não dá suporte nenhum para Software livre. A Maior concorrente d Linux, (Lixosoft), depois que criou o Knect tentou entrar na justiça contra o cara que criou um patch de utilização do mesmo em software livre. Por fim, retirou o processo porque o Knect começou a vender MUITO mais do que só para os consumidores do Xbox 360.

Eu, por exemplo, não compro pc's com placas SIS porque sei da dificuldade de adequação com o Linux. Elas que perdem com isso. Mas continua sendo um grande infortúnio para quem as tem.

Vamos aguardar as melhoras....

PS: FreeBSD é Punk Pacas!!!