Autor Tópico: Internet dial-up p/ Ubuntu 9.10  (Lida 3335 vezes)

Offline lulaband

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Internet dial-up p/ Ubuntu 9.10
« Online: 17 de Janeiro de 2011, 18:12 »
Boa noite! Alguém poderia informar como configurar a internet discada no Ubuntu 9.10. Grato.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet dial-up p/ Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2011, 19:43 »
Olá lulaband,

Você já instalou o driver para seu modem?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lulaband

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2011, 13:08 »
Boa tarde! Conforme orientado no suporte do S.O. do Ubuntu, instalei o ScanModem e segui as orientações do suporte, porém chegar na terceira linha de digitação do TERMINAL, onde está começa por SUDO, o sistema pede PASSAWORLD, só quando tento digitar uma senha ( que nem sei se é a minha ), não aceita registro de nenhum caracter, nada mesmo, ficando o cursor parado e pescando, não conseguindo fazer mais nada, pra sair só fechando ou limpando a tela do TERMINAL. Como posso resolver a seguir para instalar a conexão Dial-up? Grato.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2011, 13:18 »
o sistema pede PASSAWORLD
É "Password". ::)

só quando tento digitar uma senha ( que nem sei se é a minha ), não aceita registro de nenhum caracter, nada mesmo, ficando o cursor parado e pescando, não conseguindo fazer mais nada, pra sair só fechando ou limpando a tela do TERMINAL.
Apenas digite a sua senha e aperte ENTER. Não vai mostrar nada enquanto vc digita, é assim mesmo.
Se achar que errou, aperte BACKSPACE várias vezes, pra apagar tudo que vc digitou, e comece do início.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lulaband

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2011, 17:35 »
Grato! vou refazer.

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2011, 17:45 »
Tudo que foi recomendado (usar o scaModem, etc) é o correto, mas como vejo que você é bem iniciante devido ao problema da senha pelo terminal, talvez os resultados do script scanModem sejam muitas informações para um leigo (de início), então sugiro você abrir um terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digitar os comandos:

lspci

e

lspci -n

que são comandos para listar todos os seus componentes PCI e suas IDs respectivamente. Atenção que a primeira letra dos comandos é a letra L minúscula e não a letra i maiúscula ok. Outro erro muito comum com os iniciantes.

Daí é só você copiar e colar aqui os resultados dos comandos acima que o pessoal do fórum irá lhe orientar de uma forma melhor.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2011, 18:22 »
Nem todo modem aparece no "lspci", linuser104. É justamente por isso que há o "scanModem".

lullaband, se não conseguir entender a saída do "scanModem", salve-a em um arquivo de texto, em um pendrive, e leve esse pendrive pra uma máquina com acesso internet. De lá, cole o conteúdo do arquivo aqui, e a gente analisa pra você.

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2011, 21:41 »
Nem todo modem aparece no "lspci", linuser104. É justamente por isso que há o "scanModem".

lullaband, se não conseguir entender a saída do "scanModem", salve-a em um arquivo de texto, em um pendrive, e leve esse pendrive pra uma máquina com acesso internet. De lá, cole o conteúdo do arquivo aqui, e a gente analisa pra você.

Bem a grande maioria dos modems para conexão discada são PCI, alguns poucos são USB (que funcionam no linux) e outros são placas de som especial que tem a função de modem também, são os chamados modems HDA, e que também é possível saber se é um desses (HDA) pelo comando lspci e lspci -n, agora é lógico que com o scanModem há um detalhamento e uma orientação do que usar de forma mais precisa, mas como disse antes é muita informação que poderá confundir ainda mais, num primeiro momento, um iniciante.

Veja os comandos lspci e lspci -n podem rapidamente indicar que o modem do usuário seria um motorola sm56 (ou outro modem PCI tipo o LG IM-56, etc) e aí bastaria seguir o tópico, bastante completo, do usuário alarcon aqui do fórum neste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.0.html

Se for um HDA talvez seja melhor mesmo usar o scanModem, mas geralmente o que ele recomenda seria usar ou o driver smartlink ou o driver conexant para alguns destes modems HDA que dá muito trabalho de fazer funcionar no linux pelo que já pude perceber pelo fórum.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2011, 21:54 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2011, 21:54 »
mas como disse antes é muita informação que poderá confundir ainda mais, num primeiro momento, um iniciante.
E é pra isso que estamos aqui, pra orientá-lo, enquanto ele não é capaz de fazer isso sozinho.

Não esqueça que o lspci também pode ser amedrontador para quem não está acostumado.

E se há um comando específico pra verificar modems, pra quê jogar isso fora, pedindo pro cara executar um comando que pode não dar um resultado útil? Pq se só há um ou dois modems que não aparecem no lspci, são justamente os mais comuns, por serem também os mais baratos...

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2011, 22:00 »
mas como disse antes é muita informação que poderá confundir ainda mais, num primeiro momento, um iniciante.
E é pra isso que estamos aqui, pra orientá-lo, enquanto ele não é capaz de fazer isso sozinho.

Não esqueça que o lspci também pode ser amedrontador para quem não está acostumado.

E se há um comando específico pra verificar modems, pra quê jogar isso fora, pedindo pro cara executar um comando que pode não dar um resultado útil? Pq se só há um ou dois modems que não aparecem no lspci, são justamente os mais comuns, por serem também os mais baratos...

Porque, primeiro ele não vai ter que saber o link do site de onde baixar o scanModem.gz e depois saber como descompacta ele e depois saber como se dá permissão de execução e depois saber como executar o script e depois saber qual dos arquivos da pasta Modem criada pela execução do script é o mais importante e depois saber inglês para interpretar as orientações do arquivo...

Mais simples é abrir o terminal e digitar:

lspci

e

lspci -n

E somente se esses comandos não forem suficientes para resolver, aí sim se partiria para o scanModem ou algo equivalente. Tenho por princípio sempre partir de algo mais simples para algo mais "sofisticado" em relação a iniciantes, agora é certo que às vezes o que nos parece simples pode não ser para quem vai executar/verificar.

Acho que você se equivocou ou eu não entendi bem, mas é justamente o contrário o comando lspci é capaz de mostrar a maioria dos modems para conexão discada e não um ou dois, por exemplo, o driver smartlink dá suporte para mais de 30 tipos de modems para conexão discada e todos são mostrados pelo comando lspci, ou melhor, quase todos, porque tem uns que são usb e aí o comando seria lsusb.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2011, 22:06 por linuser104 »

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2011, 22:25 »
Não, eu não me equivoquei. Os modems que não aparecem no lspci são justamente os mais comuns.

Ou você acha que o ScanModem foi criado por uma seita de odiadores do lspci?

E não é tão difícil assim de encontrar. Nosso amigo já encontrou, pelo que eu entendi. Afinal, está nos tutoriais.

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2011, 22:38 »
Não, eu não me equivoquei. Os modems que não aparecem no lspci são justamente os mais comuns.

Ou você acha que o ScanModem foi criado por uma seita de odiadores do lspci?

E não é tão difícil assim de encontrar. Nosso amigo já encontrou, pelo que eu entendi. Afinal, está nos tutoriais.

Ok, talvez até depois de tudo isso ele tenha um modem HDA, muito provável se for um notebook, e aí se usar os comandos lspci e lspci -n e indicar que sua placa de som for HDA e não listar um modem, eu vou dizer para ele usar o scanModem para confirmar e você irá dizer: está vendo!

Agora dizer que os modems para conexão discada que mais são comuns não parecem no lspci , pena que não possa escrever "você está equivocado" em letras maiúsculas, pois é só o que tem:

motorola sm56
HSP56 MR (VIA)
HSP56 MR (SiS)
LG Netodragon
LG IM-56

e por aí vai, tem muito mais, mas você diz que não, não vou ficar rebatendo. ;)

O script scanModem não foi criado apenas para identificar o modem e sim para orientar que rumo tomar para fazê-lo funcionar, essa é a verdadeira função dele.

Usar antes o lspci e lspci -n poupa até espaços no fórum, pois provavelmente o usuário vai colar aqui o extenso arquivo ModemData.txt, já estou informando o arquivo mais importante ;D, para alguém orientá-lo.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2011, 22:44 por linuser104 »

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2011, 22:47 »
Você pode assumir o auxílio a ele, linuser? Pq eu estou me afastando do tópico, senão nós vamos acabar brigando.

Boa sorte, colega.

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2011, 22:56 »
Você pode assumir o auxílio a ele, linuser? Pq eu estou me afastando do tópico, senão nós vamos acabar brigando.

Boa sorte, colega.

Não se trata de quem pode ou não ajudar ou de uma competição de quem ajuda mais ou sabe mais, só vi pelo que ele falou sobre a senha que era bem iniciante e resolvi se mais simplista que você, mas desde o início eu falei que o que você havia recomendado era muito correto, portanto nem sei porque de tanto estresse da sua parte. Posso não ter o tanto de posts que você e portanto o seu nível de conhecimento, mas de modem para conexão discada sei um pouquinho por que já usei por muito tempo e já vi muitos tópicos do usuário alarcon o qual aprendi muito e talvez seja a pessoa mais indicada para ajudar.

Desculpe-me se eu vi algo equivocado de sua parte e não me calei, gosto de esclarecer, mas pelo que vejo não é uma atitude bem vinda, então dou por encerrado aqui.

Se o usuário  deste tópico quiser, eu posso continuar a ajudar sim , mas isso aqui não é propriedade de beltrano ou sicrano. Qualquer um que saiba pode ajudar. Tendo preferencia que ajudou primeiro, desde que não fique como criança com birra por ser contrariada em algum ponto.

Dou por encerrado o assunto e só volto aqui quando o dono do texto continuar com dúvidas e ninguém tiver ajudado.

Offline lulaband

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2011, 07:31 »
Boa dia ZEKKERJ E LINUSER104!

Neste exato momento acabei de ler a polêmica causada com a minha falta de conhecimento no assunto, acreditem não era minha intenção, desculpem por isso. Mas fico feliz em saber que haja interesse em  daqueles que já detém sapiência em ajudar os que ainda não há possuem, o que fico muito agradecido por isso também.

Bem, ontem revisando o que fiz, sem saber das informações aqui destina por vocês, achei o CD da placa de Modem,