Autor Tópico: "Matar" Processos Via Init 3 e "Levantar" com Init 5  (Lida 2006 vezes)

Offline coelhojhezebell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
"Matar" Processos Via Init 3 e "Levantar" com Init 5
« Online: 18 de Janeiro de 2011, 16:39 »
Olá amigos, boa tarde.

Trabalho em uma rede de supermercados e aqui na empresa (Frente de Loja) nos computadores dos checkout`s sempre utilizamos Fedora Core.Todo o suporte ás nossas lojas é feita via Putty SSH. O que ocorre é o seguinte, no Fedora quando executamos o comando init3 como root, este mata toda a interface gráfica e os processos que "corriam" juntamente com a mesma. Depois executamos os procedimentos de manutenção lógica e em seguida executamos init 5 que recarrega a interface gráfica e os processos que estão configurados para "subir" com a mesma. Na nossa loja mais recente as máquinas são ubuntu 9 Karmik Koala, executamos init 3 o sistema aceita, mas não mata a interface gráfica. Já li várias coisas pela net mas nenhuma nos ajudou ainda, ent~!ao estamos tendo um trabalhão de executar Killall em 4 ou 5 processos referentes ao softweare de frente de loja quando na verdade poderíamos ter muito mais praticidade com init 3 e init 5. A pergunta é teria uma forma prática de trabalhar de tal forma com o ubuntu assim como no Fedora?
Aguardo a ajuda de vc`s pois sei que só tem fera aqui e devemos compartilhar o conhecimento, precisando de mim também estamos aí, abraços a todos e muito obrigado...

Sérgio C Coelho - 18/01/2011
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "Matar" Processos Via Init 3 e "Levantar" com Init 5
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2011, 16:53 »
O Ubuntu não sobe no nível 5, e sim no nível 2.
Também não usa mais o "inittab", e sim o "upstart".

Pra matar a interface gráfica, vc pode usar o comando "sudo service gdm stop".

Citar
A pergunta é teria uma forma prática de trabalhar de tal forma com o ubuntu assim como no Fedora?
Não.

Eu espero que você não me interprete mal... eu adoro o Ubuntu (na verdade o Kubuntu), e sempre vou dar preferência a ele nos computadores sob minha responsabilidade.

Mas... no seu caso, eu recomendo que você instale o Fedora em todas as máquinas. O motivo é simples: padronização do parque. Simplificação dos procedimentos. Inclusive, se suas máquinas forem todas iguais, vc pode criar um esquema de imagem de instalação, simplificando e agilizando a instalação.

Se você não tivesse experiência prévia com o Fedora, eu iria te recomendar o contrário: migrar tudo pro Ubuntu. Até pq eu tenho restrições severas contra o uso do Fedora em produção (já usei e me arrependo amargamente). Mas a gente tem que ser pragmático, nessas horas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D