Autor Tópico: Quem tem o maior uptime?  (Lida 6943 vezes)

Safetec

  • Visitante
Quem tem o maior uptime?
« Online: 20 de Janeiro de 2011, 14:49 »
Olá pessoal como podem ver abaixo tirei um printscreen hoje de um de nossos servidores onde o uptime fez aniversário ontem(19/01/2011).

Servidor rodando Slackware 13. Não importa qual a distro e sim porque é Linux. Linux = estabilidade.

Agora diga aí qual o seu uptime. Vamos fazer um pequeno desafio de quem tem o maior uptime onde quem só tem a ganhar é o Linux.

Cole um print do seu uptime e diga a data.

Abraço a todos.


Safetec

  • Visitante
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 10:59 »
Atualizando a informação.



Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 11:38 »
Só duas curiosidades.

1) Como ficam as atualizações de Kernel?

2) Tem Nobreak? Se sim, de quantos Kva?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Safetec

  • Visitante
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 11:52 »
O kernel continua o mesmo já que estive verificando não houve nenhuma falha grave de segurança.
A respeito da infra-estrutura não sei lhe responder já que não é nossa. Porém tenho atentado a estabilidade do sistemas que roda sobre o hardware e infraesturtura.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 11:57 »
O meu maior aqui é o abaixo:

Código: [Selecionar]
uptime
 11:58:50 up 32 days, 11:25   2 users,   load average: 0.56, 1.19, 1.28

E só tá em 32 dias porque foi quando terminou a reforma aqui e voltamos pra sala, ai tudo foi desligado e religado.

Mas costumo atualizar o kernel e reiniciar a máquina.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 12:17 »
Pois é Safetec, foi como o clcampos falou, quando tem atualização de kernel normalmente tem que reiniciar a máquina!  Daí a minha pergunta quanto a isso. Sei que muitos serviços podem ser parados e reiniciados sem necessidade de religar a máquina, mas o kernel....

Daí imaginei que se você não atualiza o kernel, então fica só faltando uma queda de energia pra desligar a máquina, por isso a pergunta do Nobreak!  E como aqui onde eu moro as quedas são freqüentes e pelo menos uma vez a cada 5 dias tem queda de energia que levam mais de 30 minutos para voltar, achei que você tinha um nobreak tora para resistir a muito tempo sem energia!

O seu sistema não vai ficar mais inseguro por não atualizar o kernel? E as atualizações de segurança do kernel, como ficam?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 12:24 »
Isso pra não falar de falha de hardware; máquina ficando um ano sem dar defeito? Sem uma memória ou serviço  rateando? Nem a enterprise NCC 1701 Classe Galaxy ficou sem dar defeito depois de um ano saída da doca espacial, pelo menos segundo o episódio em que os caras pegaram um cristal em um planeta onde o cristal era uma forma de vida...

E clcampos, assim não vale, senão olha como fica o meu uptaime "editado":

Citar
uptime
 12:26:03 up 5322 days, 12:26   1 users,   load average: 0.44, 0.15, 0.55

Usa o Gimp que fica mais autêntico, hehehehe...
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, 12:27 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 12:28 »
Mas na Entrerprise tinha o Scott e o La Forge. Sem falar do Data......

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 13:07 »
Um ano sem atualizar o kernel é certeza de algumas dezenas de bugs na mão, alguns gravíssimos, sem sombra de duvidas. A única forma de atualizar sem reiniciar, que eu conheço, é o ksplice, mas tem suas limitações.

Safetec

  • Visitante
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 13:47 »
Bom pessoal, um kernel rodando a mais de um ano sem travar sem ser invadido(está em um ambiente seguro), e com serviços rodando que não podem parar, é um bom sinal que está bem testado e com mínimo de falhas. Somando-se o custo benefício no meu caso é claro, é melhor deixar o kernel explodir para aí sim colocar no lugar uma máquina atualizada. Pois o transtorno de uma simples reiniciada pra mim não vale o benefício.

O que quero tornar importante nesse tópico não é infraestrutura, pois isso qualquer um pode montar uma excelente tendo dinehiro é claro.

Mas o que é importante nesse tópico é ter um sistema rodando a mais de um ano sem travar e dar nenhum tipo de problema. Aí fica a pergunta....

Será que o Windows ou outro SO conseguiria ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 14:41 »
Heheheh

Rapaz, se até o computador da Enterprise dava pau com "aquele pessoal todo" na ponte de comando ou na engenharia....

O velox256 ainda lembrou bem dos paus de Hardware!

Olha, respondendo ao Safetec quanto ao tempo de uptime de servidores, tem esse site aqui:

http://uptime.netcraft.com/up/today/top.max.html

Como podem ver, tem um Windows Server 2003 que ficou 1816 dias sem um reboot!

Ele não conta Linux nem BSD!  Ele explica no FAQ:  http://uptime.netcraft.com/up/accuracy.html
Se um Windows pode ficar quase 5 anos sem reboot, o que dirá um Unix! 

Agora cai na minha pergunta inicial!  E a segurança desse sistema?   O windows pede para reiniciar a quase toda atualização dele para terminar a instalação da bagaça! Quase 5 anos sem reiniciar.....

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Safetec

  • Visitante
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:33 »
Hehehehe bem lembrado galactus. Até pra instalar uma impressora o Windows pede pra reiniciar.....

Mas até então o tópico foi produtivo, valeu a pena tê-lo aberto.

Já ouvi falar que o SO com maior uptime é o FreeBSD..


Alguém tem referência dessa informação  ?

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:39 »
Sem querer ser chato, mas já sendo, será que o uptime de mais de 1 ano não estaria meio que sendo cumulativo e não o real?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:47 »
Isso pra não falar de falha de hardware; máquina ficando um ano sem dar defeito? Sem uma memória ou serviço  rateando? Nem a enterprise NCC 1701 Classe Galaxy ficou sem dar defeito depois de um ano saída da doca espacial, pelo menos segundo o episódio em que os caras pegaram um cristal em um planeta onde o cristal era uma forma de vida...

E clcampos, assim não vale, senão olha como fica o meu uptaime "editado":

Citar
uptime
 12:26:03 up 5322 days, 12:26   1 users,   load average: 0.44, 0.15, 0.55

Usa o Gimp que fica mais autêntico, hehehehe...


Nem vem velox, nem vem... e a preguiça de subir imagem e postar?

Se fizer questão eu coloco, mas é aquilo mesmo. Tenho 3 nobreaks porretas aqui que aguentam bem o rojão.

Sem querer ser chato, mas já sendo, será que o uptime de mais de 1 ano não estaria meio que sendo cumulativo e não o real?

Essa não entendi.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Safetec

  • Visitante
Re: Quem tem o maior uptime?
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 16:22 »
Sem querer ser chato, mas já sendo, será que o uptime de mais de 1 ano não estaria meio que sendo cumulativo e não o real?

Desculpe velox256 mas também não entendi o que quer dizer com cumulativo.