Autor Tópico: Esclarecimento (Café com Ubuntu)  (Lida 14508 vezes)

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Online: 06 de Julho de 2006, 15:16 »
Não quero ferir nenhuma regra do fórum, então peço que me esclareçam uma coisa.

Na seção Café com Ubuntu, lê-se o seguinte:

Citar
Café com Ubuntu
O local para descontração. Poste aqui sobre outros assuntos relacionados ao Ubuntu e software livre. Fotos de eventos, integração social.
Atenção: Aqui não serão aceitas mensagens com conteúdo obsceno, racista, sexual, esportivo, religioso, político, violento, publicitário ou que incentivem a pirataria.

Já na seção Notícias:

Citar
Notícias
Coloque aqui as últimas notícias sobre o mundo do Ubuntu. Notícias fora do contexto "Software Livre" devem ser postadas no "Café com Ubuntu".

Em suma. Pode ou não postar assuntos não relacionados à software livre (de acordo com as regras do fórum) na seção Café com Ubuntu?

"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2006, 15:23 »
Pode sim.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2006, 15:53 »
Inclusive esportivas?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2006, 17:14 »
Leia as normas do Café
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Piras

  • Visitante
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2006, 02:34 »
Fica consignado o meu protesto.

Não vejo razão para escolher matérias polêmicas e "a priori" exclui-las da conversação. Nós temos sempre que zelar para que a conversação sobre qualquer tema seja civilizada, mas excluir de pronto tema como política, religião e esporte pode parecer censura pura e simples. E pior ainda, é parternalista e e politicamente subdesenvolvido. Digo isto porque a dificuldade que tem certas pessoas em discutir civilizadamente ou mesmo de aceitar idéias opostas às suas não será superada dizendo que tais ou tais assuntos, por serem mais polêmicos, ficam de pronto excluídos do debate.

Em suma, o espaço deve ser livre ou não? Se é um espaço livre, deve-se velar apenas para que as normas de um conversa civilizada sejam observadas. Se não é, o melhor é exclui-lo de vez.

Mas, se a decisão é mesmo por manter um espaço para conversas "meio livres", então, por favor, mudem o nome. Os cafés sempre foram, historicamente, lugares onde gente "de espírito" discutia sobre todos os temas, todos mesmo, principalmente aqueles excluídos deste fórum. É por esta razão que os cafés foram tão importantes para o desenvolvimento intelectual da Europa. Chamar de "café" um lugar onde a liberdade de conversação é a mesma que nós tínhamos na época da ditadura, me perdoem, mas beira o desrespeito.

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2006, 11:44 »
Belo argumento Piras. Apesar de não ser culto como você (posso te chamar de você né?) concordo com o que você disse. Mas não pretendo discutir com os moderadores sobre isso porque sei o que pode gerar (o passado sempre nos perseguirá).  :-X
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2006, 14:08 »
Leia as normas do Café

Não foi uma resposta muito educada. Como o nosso colega que criou o tópico, eu também não quero desrespeitar as normas do forum. Seria legal se elas estivessem bem explícitas. Não sabia que a seção Café com Ubuntu tinha normas específicas. Li o tópico de normas do fórum como um todo e tirei minha assinatura que dizia "São Paulo Futebol Clube - O mais querido", para me manter dentro das regras. Agora, se esse é um espaço livre, como nosso outro colega Piras disse, não haveria porque haver censura de assuntos. A não ser que essa censura ficasse bem explícita.

Ok, vou ler essas normas do Café. Assim que descobrir onde vocês as esconderam.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2006, 14:15 »
Café com Ubuntu
O local para descontração. Poste aqui sobre outros assuntos relacionados ao Ubuntu e software livre. Fotos de eventos, integração social.
Atenção: Aqui não serão aceitas mensagens com conteúdo obsceno, racista, sexual, esportivo, religioso, político, violento, publicitário ou que incentivem a pirataria.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2006, 15:01 »
Olha, para mim vocês estão reclamando sem razão. Fica bem claro nas regras do Fórum que se você quer fazer parte dele, você está aceitando as regras. Portanto, não existe desrespeito. Se é censura, ditadura, inquisição, tribunal ou sei lá o que mais, vai da cabeça de vocês. Este é um Fórum de informática. Quando havia total liberdade, não souberam aproveitar. Virou uma zona, e quando a gente quis controlar, virou revolta e anarquia.

Infelizmente ainda não sabemos viver sem regras. O período mais calmo do Fórum foi exatamente sem o Bodega. Eu fui um dos que queria ele aberto mas com novas regras. Se não for possível nem com as novas regras, a gente tira. Assim acaba com as controvérsias de vez. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Piras

  • Visitante
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2006, 18:09 »
Citar
Fica bem claro nas regras do Fórum que se você quer fazer parte dele, você está aceitando as regras

Discordo. Aceitar as regras significa observá-las, obedecê-las. É o que costumo fazer. Não significa que não se possa questionar as regras, inclusives com o objetivo de aperfeiçoá-las. Se as regras não podem ser discutidas, como afinal se conseguirá melhorá-las? Salvo, é claro, que a discussão das regras seja monopólio dos Moderadores. Neste caso, sugiro que este norma seja explicitada nos seguintes termos:

"As Regras de Etiqueta deste Fórum só podem ser objeto de discussão por parte dos Moderadores".

Citar
Quando havia total liberdade, não souberam aproveitar.Virou uma zona, e quando a gente quis controlar, virou revolta e anarquia.

Discordo novamente. Há um evidente exagero nestas afirmativas. Nunca vi nem "zona" nem "anarquia" neste fórum. Se haviam alguns tópicos equivocados ou mensagens indevidas, todas as armas estavam à disposição dos Moderadores.

Alguém foi suspenso ou expulso do fórum durante aquele período de "zona" ou "anarquia"? Estas são armas que podem ser utilizadas contra quem abusa da sua liberdade. Se não foram utilizadas, perdoem-me dizê-lo, isto significa que vocês mais uma vez incidiram no velho vício brasileiro: ao invés de punir quem abusa de uma liberdade comum, suprime-se esta. Resultado: quem abusou continuará abusando, não precisando discutir futebol, eleição ou Cirstianismo para tanto. E quem não abusou passará a ser tratado como criança.

Citar
O período mais calmo do Fórum foi exatamente sem o Bodega.

Eu já conheci vários fóruns que caíram na "paz dos cemitérios". Um deles chegou a ser famoso no mundo da música erudita. Gente de todo tipo o freqüentava e haviam ali discussões maravilhosas. Mas é claro que haviam também alguns excessos. Aliás, foram nas melhores fases do fórum que ocorreram as discussões mais exaltadas e, às vezes, mais malcriadas.

Enfim, tentando também restabelecer a "paz" introduziram normas tão restritivas que o fórum praticamente morreu. E não foi o único caso. Se quisermos manter um fórum animado temos que assumir os riscos inerentes a esta animação. Aliás, é exatamente a pessoa que menos precisa do fórum em termos de suporte a que mais precisa de discussões animadas para sentir-se atraído a frequentá-lo. Se as pessoas começarem a visitar o fórum apenas por necessidade, em breve não teremos mais gente para respoder ao usuário iniciante, excetuando-se os próprios Moderadores.

Por outro lado, excluir temas como política do fórum pode parecer em princípio muito fácil, mas não é. Há pouco, por exemplo, discutíamos a matéria da VEJA sobre o software livre. Havia ali um componente político que era inseparável da Informática. E se nós quisermos discutir, por exemplo, as propostas dos candidatos a Presidência da República para o Software Livre, não poderemos?

Alguém poderá responder: sim, mas somente neste caso, quando a política cruzar com a Informática. Ótimo! Mas se alguém quiser falar, por exemplo, da trajetória do PSDB para argumentar sobre a credibilidade de suas propostas para o setor, poderá fazê-lo?

E se eu quiser usar alguma metáfora esportiva para tratar de uma distribuição? Também não poderei fazê-lo? No fundo, no fundo, tais exclusões prévias podem gerar tanta controvérsia quanto a liberdade. Melhor, portanto, assumir o risco da liberdade.

Enfim, faço estas ponderações apenas por dever de ofício, porque não gosto de me omitir quando a questão diz respeito a princípios. No entanto, para não dizerem que quero criar polêmicas intermináveis, encerro aqui minha participação a respeito do assunto. Não voltarei mais ao assunto, mas lamento o caminho que se está tomando neste fórum.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2006, 20:37 »
Citar
Fica bem claro nas regras do Fórum que se você quer fazer parte dele, você está aceitando as regras

Discordo. Aceitar as regras significa observá-las, obedecê-las. É o que costumo fazer. Não significa que não se possa questionar as regras, inclusives com o objetivo de aperfeiçoá-las. Se as regras não podem ser discutidas, como afinal se conseguirá melhorá-las? Salvo, é claro, que a discussão das regras seja monopólio dos Moderadores. Neste caso, sugiro que este norma seja explicitada nos seguintes termos:

"As Regras de Etiqueta deste Fórum só podem ser objeto de discussão por parte dos Moderadores".

Citar
Quando havia total liberdade, não souberam aproveitar.Virou uma zona, e quando a gente quis controlar, virou revolta e anarquia.

Discordo novamente. Há um evidente exagero nestas afirmativas. Nunca vi nem "zona" nem "anarquia" neste fórum. Se haviam alguns tópicos equivocados ou mensagens indevidas, todas as armas estavam à disposição dos Moderadores.

Alguém foi suspenso ou expulso do fórum durante aquele período de "zona" ou "anarquia"? Estas são armas que podem ser utilizadas contra quem abusa da sua liberdade. Se não foram utilizadas, perdoem-me dizê-lo, isto significa que vocês mais uma vez incidiram no velho vício brasileiro: ao invés de punir quem abusa de uma liberdade comum, suprime-se esta. Resultado: quem abusou continuará abusando, não precisando discutir futebol, eleição ou Cirstianismo para tanto. E quem não abusou passará a ser tratado como criança.

Citar
O período mais calmo do Fórum foi exatamente sem o Bodega.

Eu já conheci vários fóruns que caíram na "paz dos cemitérios". Um deles chegou a ser famoso no mundo da música erudita. Gente de todo tipo o freqüentava e haviam ali discussões maravilhosas. Mas é claro que haviam também alguns excessos. Aliás, foram nas melhores fases do fórum que ocorreram as discussões mais exaltadas e, às vezes, mais malcriadas.

Enfim, tentando também restabelecer a "paz" introduziram normas tão restritivas que o fórum praticamente morreu. E não foi o único caso. Se quisermos manter um fórum animado temos que assumir os riscos inerentes a esta animação. Aliás, é exatamente a pessoa que menos precisa do fórum em termos de suporte a que mais precisa de discussões animadas para sentir-se atraído a frequentá-lo. Se as pessoas começarem a visitar o fórum apenas por necessidade, em breve não teremos mais gente para respoder ao usuário iniciante, excetuando-se os próprios Moderadores.

Por outro lado, excluir temas como política do fórum pode parecer em princípio muito fácil, mas não é. Há pouco, por exemplo, discutíamos a matéria da VEJA sobre o software livre. Havia ali um componente político que era inseparável da Informática. E se nós quisermos discutir, por exemplo, as propostas dos candidatos a Presidência da República para o Software Livre, não poderemos?

Alguém poderá responder: sim, mas somente neste caso, quando a política cruzar com a Informática. Ótimo! Mas se alguém quiser falar, por exemplo, da trajetória do PSDB para argumentar sobre a credibilidade de suas propostas para o setor, poderá fazê-lo?

E se eu quiser usar alguma metáfora esportiva para tratar de uma distribuição? Também não poderei fazê-lo? No fundo, no fundo, tais exclusões prévias podem gerar tanta controvérsia quanto a liberdade. Melhor, portanto, assumir o risco da liberdade.

Enfim, faço estas ponderações apenas por dever de ofício, porque não gosto de me omitir quando a questão diz respeito a princípios. No entanto, para não dizerem que quero criar polêmicas intermináveis, encerro aqui minha participação a respeito do assunto. Não voltarei mais ao assunto, mas lamento o caminho que se está tomando neste fórum.


Você fala que eu exagero, mas não foi você que ficou apagando tópicos dos Trolls aqui no Fórum! Pelo menos 12 usuários foram banidos depois do episódio do fechamento do Bodega.


Pra mim esse assunto acabou também, nao vou mais tocar neste assunto.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2006, 20:44 »
O galera vai começar de novo ?  :P :-X :-\ :'( :( >:(


vamo discutir algo mais produtivo...!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
O valor do ser político
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2006, 20:56 »
Pois você, membro piras, acaba de tomar a decisão correta! É hora de buscar novas soluções e alternativas para o usuário ubuntista. Acho que já conversamos sobre isto por aqui.

O fórum foi re-estruturado e alguns pedidos foram atendidos, ótimo, mas o discurso da desilusão política não pode comportar o espírito que ainda se espera dele, conforme os membros gaijin e mrbin apontaram.

Ser político é um valor do qual aprecio muito, mais do que qualquer norma ou regra a feição de uma sociedade ou grupo. Álias, é por isso que me identifiquei contigo, piras.

Se eu fosse um usuário bitolado de Linux, como os quais estamos acostumados a ver em toda a comunidade do sistema operacional, já teria me tornardo mais um daqueles meninos do alto do edifício que deixou de dividir sua bola com a grande turma para bater um "toquinho" com um ou dois vizinhos. Acho que você pode entender que tipo de mentalidade nutre uma criatura como esta.

Espero não ter tornardo a mensagem confusa com o parágrafo acima, caso tenha, tudo que você precisa saber é o quanto minha mente está aberta, minha cabeça arejada e livre de pré-conceitos arraigados. Pronto estou para aprender a trabalhar com pessoas! Não vou me livrar do problema e, sim, resolvê-lo!

Sinto-me seguro dentro do fórum quando vejo que há um relações públicas nele e não pelas suas regras e normas, mas isto porque você, piras, já desconstruiu muito bem aqui.
« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 21:04 por arsolto »

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
e ae
« Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2006, 21:02 »
Piras

vc é um dos usuários mais antigos do Fórum, assim como eu

entendo sua opinião e a respeito

esclareço que juntamente com a equipe (Adm. e Mod.) decidimos tornar mais rígidas as regras da antiga Bodega pra que ela pudesse voltar

tudo isso devido diversas ofensas pessoais e conteúdo totalmente deturpado

longe de optar pelo que foi falado: remoção da seção

mas se as pessoas optarem por fugir declaradamente do bom senso e começarem a prejudicar a imagem do Fórum iremos sim removê-la

abraços



« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 21:15 por KubLin »

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Esclarecimento (Café com Ubuntu)
« Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2006, 15:38 »
n3to, essa descrição foi alterada recentemente.

Se está dito, então está dito. A minha reclamação era apenas de não haver regras claras para que fossem seguidas.

E, mais uma vez, sua resposta não foi educada. Por favor, tente ser mais amigável ao responder críticas. Afinal, essa é a seção CRÍTICAS E SUGESTÕES, não é? Se não querem críticas, não coloquem uma seção dessas no ar.

Estou aqui numa boa. Se não é para ter tópicos esportivos, ainda que eu ache uma besteira essa regra, eu vou respeitar. Só acho que os demais usuários do fórum também deveriam ser ouvidos. Aqui temos PESSOAS. Não meros nicknames que respondem perguntas como se tivessem inteligência artificial, de uma maneira padrão e cheia de pré-conceitos (sic). Pessoas possuem opinião. E quem tem opinião quer ser ouvido. Quem entra em um fórum é para falar e ouvir - no caso, escrever e ler.

Possuímos diferenças, temos de aceitar. E, onde há diferenças, há discussões. Onde há uma organização, há falhas. Onde há falhas, há pessoas que vão reclamar. E é para isso que existe essa seção, não é mesmo?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004