Autor Tópico: Liberdade à uma Lan-house  (Lida 30207 vezes)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #15 Online: 22 de MAR?O de 2011, 20:23 »
Ola, primeiro pode testar com os pacotes padrao que sao;

Lucid - 2:3.63+dfsg-2ubuntu3  Usb-Creator - 0.2.22 remastersys 2.0.18.1 --->nessa configuração funcionou normalmente o remaster e o pen-drive e nao houve a necessiadade de nenhum parametro adicional para o Lucid

Maverick - 2:4.01+dfsg-3ubuntu1  Usb-Creator - 0.2.25 --- esses sao os pacotes padrao do Maverick que vc deve testar

Naty - 2:4.02+dfsg-7ubuntu1  Usb-Creator - 0.2.28

Entao se vc tem o Maverick teste primeiro com os pacotes padrao, combinaçoes direferentes dessas podem dar erros como eu estava enfrentando, se vc ja testou com essa combinação de pacotes padrao, entao vc deve testar com o pacote syslinux mais novo, e tbm certificar que vc tem instalado os pacotes mtools, casper e os readers do kernel no caso do Lucid tenho instalado;

http://img534.imageshack.us/i/screenshot1afz.png/

Teste tbm gravando a imagem em DVD e veja o resultado obtido, se tudo mais falhar e vc precisa criar com urgencia, entao use o Unetbootin http://almalivre.wordpress.com/2010/02/04/usando-o-unetbootin-para-criar-um-pendrive-inicializavel/ e depois com mais calma quando tudo estiver certo, vc volta e tenta encontrar o problema com o Usb-Creator nativo.

Outra coisa importante e desconectar o cabo de rede e tbm desmontar todas as partiçoes que estiverem montadas antes de criar a imagem.

Se vc estiver com o Lucido pode dar uma olhada aqui onde tem uma ISO ja pronta e so mandar bala e instatar posteriomente os aplicativos para a lan http://hamacker.santhanna.net/?page_id=2133 e tbm aqui tbm um script que talvez possa aproveitar http://hamacker.santhanna.net/?page_id=2136

Veja tbm;
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/usb-creator/+bug/645818
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #16 Online: 23 de MAR?O de 2011, 10:33 »
Bom dia platao.

Obrigado pela explicação, segue abaixo meu parecer sobre o que você disse...
Não entendi esse "termo": 2:3.63+dfsg-2ubuntu3
O Usb-creator é essa versão mencionada, mas no synaptics está apenas instalado o usb-creator-commom e o usb-creator-gtk, havendo um pacote chamado apenas usb-creator, com a mesma versão dos dois e também a sua, aqui no meu sistema descrita como 0.2.22.1.
A versão do remastersys é essa mesma...
Quanto à mtools, casper e readers (acho que você quis dizer headers) do kernel estão na seguinte disposição:
mtools 4.0.10-1ubuntu1
pacotes casper e ubiquity-casper versões 1.236.2
e quanto ao kernel se apresenta assim:
linux-headers-2.6.32-30
linux-headers-2.6.32-30-generic
linux-image-2.6.32-30-generic
eu vou gravar uma iso que tenho aqui sem o proprietário da nvidia em dvd pelo brasero na velocidade mínima e testar...
quanto a criação da imagem, você diz para eu desmontar as partições montadas e desconectar o cabo de rede antes de abrir o remastersys ou entendi errado?
assim que proceder a gravação e testes do dvd, se não tiver o resultado esperado, farei um novo remaster do sistema sem o cabo de rede...
Dúvida de leigo (desculpe a ignorância, são 3 meses conhecendo e 2 semanas usando frequentemente ubuntu):
quanto a desmontar partições, posso desmontar as partições do sistema por exemplo? as únicas presentes aqui são o sistema e o usb.
A imagem está a baixar, caso nada disso corra bem, tento recorrer à ela.
se for um problema do usb-creator, esse Unetbootin resolveria?
e desculpem como me vou me expressar, mas me sinto insatisfeito, já que o problema pode ser resolvido mas ao certo não foi descoberto por mim...
o problema é bug no usb-creator nativo ou na iso criada pelo remastersys??
tem alguma diferença criar iso com proprietário já instalada ou melhor criar com vídeo nativo e instalar o proprietário em cada máquina?
Muito obrigado mais uma vez, mais do que ninguém, vocês estão me ajudando a abandonar a pirataria e ajudando o ubuntu a se desenvolver aqui no meu bairro, onde mal se ouve falar de linux.
Um grande abraço à todos.
Lucas Pitta
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2011, 10:37 por lucasps91 »

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #17 Online: 23 de MAR?O de 2011, 11:16 »
Desculpem por não responder-lhes mas estou um tanto atordoado com os problemas aqui e tentando fazer o máximo para resolver logo.

Gabr1990,

Obrigado pelas dicas, a maioria já está em conformidade com o 'projeto'...
A lan já tem 2 anos, só que funcionava com windows 'pirate edition', e além disso umonte de outros softwares em inconformidade com a lei.
passei por uma mudança e isso me fez ver que a lan também precisava mudar comigo, afinal um comércio é a cara do dono.

Um abraço.


toso51,

Quanto à jogos, já não me interessa mais, é errado falar lan-house mas é tão habitual para mim que sai naturalmente.
o estado do estabelecimento hoje é Cyber-cafe, ou melhor até, sala de internet, como descrito ao retirar o cnpj, já que não temos serviço de lanchonete e cafeteria como visto em outros ambientes.
Mas mesmo assim, obrigado pelas dicas, sei que foram de boa vontade.

Um abraço.

Uma coisa.
como as máquinas se tornarão públicas, por assim dizer, não seria perigoso deixar o linux, um sistema tão rico em recursos, na mão dos usuários?
se aparece alguém que entenda mais que eu? (quase qualquer um)
pensei em criar um usuário com permissão total sobre o sistema e limitar esse que tem os programas instalados e configurado para o uso público antes de ativar o deep-freeze(like), porém, eu poderia mexer nesse usuário limitado com o usuário com permissão? digamos, um intervir no sistema do outro?
o que me recomendam, lembrando que sou leigo no sistema, estou aberto à ideias de todos aqui e pronto para discorrer construtivamente para o bem da causa.

e outra coisa.

Tive uma idéia esses dias o que me fez pensar sobre os direitos da canonical...
Mandei fazer adesivos para as portas de vidro, anunciando horário de almoço e os serviços prestados aqui, já que eu tinha adesivos mais fui tirando ao longo do tempo e assim deixando um tanto imcompleto a comunicação com o cliente.
e com isso me veio em mente:
Por quê não fazer um "grande" adesivo com o logo do ubuntu e colar na porta?
o tema da lan-house é laranja e bege, mas como o bege suja muito estou a aposentá-lo e pintar em verde.
acho que ficaria legal, e como o laranja ja é padrão aqui, ia "cair bem".
a dúvida é: preciso colocar algo junto do logo? (TM, (R) ou outros simbolos de propriedade)
Não sei como funciona isso e não quero fazer nada de errado.
Quanto tudo estiver pronto tiro fotos e envio aos interessados! (não tenho idéia de como postá-las aqui, sinceramente, recorro à internet apenas para prencher meu conhecimento necessário quanto ao sistema um tanto novo para mim e coisas que acho de maior importância no momento, não participo de redes sociais ou coisa assim, no máximo emesene para comunicação no caso de necessidade (não passa de um ponto de vista meu, nada contra quem usa algo do tipo ou tem conduta contrária ao citado aqui, sou uma pessoa diferente!).

Abraços, Lucas.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #18 Online: 23 de MAR?O de 2011, 11:42 »
Ola, o termo 2:3.63+dfsg-2ubuntu3 e em relação ao pacote syslinux, que na verdade e ele quem faz todo o trabalho, os outros pacotes sao so complementares.

Sim, desmonte as unidades que estiverem montadas que nao sao do sistema, como por exemplo, uma partição ntfs de dados, pen-drive tbm deve ser removido e remova o cabo de rede antes de iniciar o processo de criação da ISO.

O Unetbootin tbm e muito eficiente em criar a pen vc pode testar e tbm mais simples de usar.

Crie a ISO sem o proprietario instalado e posteriormente vc faz a instação do driver mais recente, se pegar a ISO do 10.04 ja pronta que indiquei vc so precisa instalar os programas de gerenciamento da Lan, pois os outros pacotes multimidia ja vao esta instalados, o script que mencionei tbm faz a mesma coisa so que ele te da a opção de escolher o que vc vai instalar.

Faça seus testes. ;)

« Última modificação: 23 de MAR?O de 2011, 19:01 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #19 Online: 23 de MAR?O de 2011, 11:50 »
Muito obrigado pela sua atenção platao, parece que sabia que ias me responder rápido.
quanto ao termo 2:3.63+dfsg-2ubuntu3, obrigado por falar sobre o pacote syslinux, não sabia do que se tratava, checarei e se estiver em conformidade sigo com os testes.
pois bem, como o proprietário estava instalado e usei bastante o sistema ontem, dei uma geral para poder fazer backup (desinstalei o proprietário, limpei kernel, configurações, pacotes e demais com o ubuntu tweak, limpei histórico e dados dos navegadores, limpei lixeira e afins).
comecei a fazer com o remastersys com unidades desmontadas e sem cabo de rede, ao terminar essa iso vou fazer outra com o Unetbootin que me recomendou, não sabia que ele fazia backups do sistema como o remastersys em formato iso.
terminado, testarei no pen antes para não queimar mídias.
uma coisa, tentei gravar no brasero mas deu erro e perdi uma mídia, que aplicativo recomendas para gravar iso? (no windows usava ImgBurn, com opçoes para gravar em 2x)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #20 Online: 23 de MAR?O de 2011, 12:02 »
Ola, eu gosto do gnomebaker para gravar, mas tbm o Brasero nunca me deixou na mao. Acho que tbm nao e necessario uma velocidade tao baixa se vc for gravar em DVD, pode ser abaixo de 10X que fica bom.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #21 Online: 23 de MAR?O de 2011, 12:11 »
Está bem, obrigado pela dica.

antes de ir almoçar, deixei o remastersys à criar uma iso do sistema, já que não achei a opção para fazer isso no Unetbootin.
Ao voltar, criarei um usb bootavel com o unetbootin e testarei, caso não obtenha sucesso vou queimar um dvd com o gnomebaker ou até mesmo o brasero.
Uma coisa, a máquina que estou a conversar com você está com o ubuntu 10.10 e sucessivamente o gravador de dvd.
quer que grave na máquina com o 10.04?
ou melhor, no caixa que tem processador e memória melhores, porém ubuntu 10.10?
li uma vez no fórum que o kernel do 10.10 é instável (2.6.34) no caso o meu aqui é 2.6.35-27.48, isso me fez pensar que a gravação pode ter falhado por problemas internos do sistema, pelo fato desse computador ter um hardware simples (semprom 2.0ghz, 1gb ddr2 ram).
antes de mais nada, meu conhecimento é muito limitado quanto ao funcionamento do sistema, 6 anos que mexo com computadores e sempre usei windows, portanto nunca soube como uma máquina realmente funciona.
Estou 'entregue' ao conhecimento de vocês.
assim que possível, retorno com resultados.

Um abraço,
Lucas.
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2011, 12:15 por lucasps91 »

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #22 Online: 23 de MAR?O de 2011, 18:06 »
Boa noite pessoal!

Bom, tudo certo por aqui, pelo menos até a formatação da máquina com o liveusb criado pelo Unetbootin....
Porém, não sei oque aconteceu com minha partição, que a iso ficou sem grub.
segui um tutorial sobre grub mas ainda assim não funcionou....
vou deixar para fazer outros testes amanhã.
se alguém puder me ajudar, tanto no grub quanto à iso, de modo que não tivesse que repetir o procedimento em outras máquinas, seria muito bom.
se me expressei mal, arrumar meu sistema de modo que eu faça uma iso dele e não precise ficar configurando grub manualmente nas demais instalações, se for possível.
se não, qualquer luz é bem vinda...
já deu minha hora, vou jantar e meditar, amanhã cedo eu volto.
Forte abraço à todos, obrigado pela ajuda.
Lucas.

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #23 Online: 26 de MAR?O de 2011, 10:53 »
Bem, depois de muito fuçar, consegui resolver o problema do GRUB2
atarde virei terminar as máquinas e dar fim à essa novela!
Finalmente, a lan-house se libertou das correntes da pirataria.
Um abraço á todos e meus sinceros agradecimentos à todos que me ajudaram e a toda comunidade ubuntu que direta ou indiretamente me ajudou com os fórums e afins pela internet a fora...
Lucas.