Autor Tópico: Liberdade à uma Lan-house  (Lida 30204 vezes)

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Liberdade à uma Lan-house
« Online: 26 de Janeiro de 2011, 12:12 »
Bom dia pessoal do fórum
até peço perdão antecipadamente por criar esse tópico aqui na área de iniciantes, pois eu me considero um por ainda não ter tempo para estudar o ubuntu 10.10 que instalei há menos de 1 mês, quanto pelo fato de ter pouco menos tempo para ler os diversos guias que baixei.
Esses dias comecei a ler o guia FOCA, o qual me agradou muito até agora, porém minha dúvida é uma questão de aplicativos apenas.
Até dia 20/12/2010 eu tinha uma lan-house, tive ela durante dois anos, administrei a rede, fiz a manutenção dos computadores, configurei todos windows xp sp2 das máquinas para um bom uso do cliente e tudo mais que ocorre em uma lan-house (configuração de impressora em rede, configuração de ip manual, editores de texto, alguns jogos, navegadores, messenger etc.).
Hoje, com a lan-house nas mãos do novo dono, ela vem a dar problemas, pois o novo dono não entende de computadores, ele entendia o mínimo, e o que não lhe ensinei, ele aprendeu intuitivamente com o tempo.
Assim sendo, depois de algumas mudanças no software das máquina por mim mesmo, os computadores começaram a se infectar pelo pen-drive e assim impossibilitando o bom uso da rede com os muitos processos puxando a internet por trás dos aplicativos que rodam (todos sabem como funciona o windows).
Como dito, usando o ubuntu desde o começo de janeiro, de uns tempos para cá pensei em instalar o ubuntu em todas as máquinas.
À meu ver, o único problema seria o aplicativo que gerencia o tempo das máquinas, pois não sei se teria algo parecido no ubuntu, no mais, eu poderia rodar com o wine e procurar algum comando que fizesse as máquinas executarem o arquivo 'cliente.exe' automaticamente toda vez que a máquina ligasse, e o caixa da mesma maneira executando o arquivo que dá inicio ao gerenciador.
Vou me dispor à colocar algumas idéias à vocês e se alguém puder dar uma opinião estarei aberto a ouvir e aceitar.
Primeiramente.
Os aplicativos principais serão colocados na área de trabalho com nomes 'intuitivos' como por exemplo (Navegador de internet Mozilla Firefox),
Remover do menu do ubuntu os programas que possam causar maiores problemas como a aba sistema, remover o lançador do sistema de arquivos da aba locais e coisas do tipo (peço que me ajudem dando dicas do que pode dar problemas para usuários básicos (todos que vem à lan-house),
eu nunca tentei rodar jogos no meu ubuntu em casa, no caso eu tendo as pastas dos jogos, eu poderia simplesmente colá-las no hd do sistema de arquivos, fazer um lançador do executável e configurar para ele abrir sempre com o wine?
enfim, não vai ser nesse post que vocês vão tirar todas minhas dúvidas.
Como provavelmente terei mais problemas devido ao meu pouco conhecimento peço especialmente que o pessoal tenha a disposição de me ajudar e ajudar a lan-house e também o ubuntu, disseminando-o pelo bairro e a pequena cidade onde vivo.
Tenho entendimento em hardware, software e inglês além de disposição para aprender principalmente por ser um sistema um tanto 'novo' para minha pessoa e também por ser algo livre, de melhor desempenho e fácil uso quando bem configurado.
Conforme for entrarei na internet por esses dias durante à manhã e a tarde (das 10:00 às 19:30).
na tentativa de conseguir a solução antes possível, considerando o fato do fim de semana ter pouco movimento e ser uma ótima oportunidade de fecharmos e formatamos as máquinas.
prosseguirei com testes baseados nas idéias que expus (tentar usar o gerenciador do tempo pelo wine em rede e procurar uma boa disposição dos ícones para os clientes se sentirem o menos deslocados possível).

Abraços.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2011, 13:20 »
Complicado, antes de mais nada, dê uma pesquisada aqui no fórum. Pra explicar isso corretamente eu levaria horas escrevendo, vou fazer um resumo que vai precisar ser complementado.... nada que uma pesquisa no google não te ajude.
O primeiro ponto seria definir o que é o estabelecimento, a maioria aparece pra jogar? Lanhouse. Se a maioria aparece pra acessar a internet, então é cybercafé.
-Um cybercafé com linux no(s) servidor(es) e máquinas clientes é fácil, exemplo: http://br-linux.org/2010/click-cybercafe-com-mandriva-linux-e-um-pouco-de-historia/
-Pra lanhouse recomendaria o uso somente no(s) servidor(es). Fatores relevantes: seu pouco conhecimento do sistema, a provável falta de mão de obra qualificada e/ou suporte (isso se você está fora das capitais), o wine que não é recomendado pra produção (ele só deve ser usado em ultima instancia, na total falta de alternativas).
Em nenhum desses casos, seria jogada de fim de semana. Uma coisa dessas precisa ser planejada e testada com antecedência. Isso é "lei"? Não, você pode estar disposto a contratar um profissional e a usar jogos nativos, mas ai a conversa muda completamente.

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2011, 14:15 »
Primeiramente, desculpe por não ter procurado por nada antes no google, cheguei sedento ao fórum, depois de pensar a noite toda no assunto.
Obrigado pela ajuda, vou pesquisar um pouco, e aguardar a resposta do site que me encaminhou, dependendo do resultado decido melhor o que fazer.

Obrigado.
Lucas Pitta Simões

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2011, 15:25 »
Ola Lucas, acho a distinção que o companheiro Irtigor frisou muito impotante, Cyber-cafe e mais voltado para internet para acesso, e Lan-House e mais voltado para games. Eu nao sei se ainda e assim, porque houve um estouro com Lan-Houses aparecendo para todos os lados e entao nao sei se essa cena se diversificou e se ainda da para fazer a distinção de uma Lan e de uma Cyber cafe.

Ja que e para dar dicas, com Windows para nao bugar tudo com virus, o pessoal usava o Deep Freese nas Lan-Houses e o programa e bom e realmente funciona bem, ha tbm similares para Linux Ubuntu http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71842.0.html.

Rodar games pelo Wine vai ser um bom desafio dependendo do jogo, se for um game "simples" sem muitos recursos acho que e viavel, mas eu investiria mais em games nativos para linux, Como o Americas Army http://www.youtube.com/watch?v=aaRq1LUoqls&feature=related para instalar;

Americas Army Assist2.5--->http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,67847.0.html

Tem varios outros games nativos bons, que usam a engine do Quake3 e que vale a pena testar, tem o Doom3 e Quake
Download Doom3 http://zerowing.idsoftware.com/linux/doom/
                                       Outros     --->http://ftp://ftp.idsoftware.com/idstuff/
                                                     --->http://ftp://ftp.idsoftware.com/idstuff/doom3/linux/ 

Instalando Doom3--->http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50155.0.html

Mais alguns games aqui tbm;

http://www.penguspy.com/#/All/free_and_commercial/sort=1/view=1/limit=0

Nao sei tbm o perfil de usuario que vc tem, se e gamer ou jogador casual.

Ha varios programas de gerenciamento de lan para o linux, vi esses dias tbm um cara de um Cyber-cafe reportando umas dicas para o temporizador nesse link http://ambientevirtual.wordpress.com/ mas infelizmente nao esta mais disponivel a solução que ele encontrou, mas garanto que se vc entrar em contato talvez renda uma bom papo.


\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Altair Julião

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 286
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2011, 17:39 »
Olá Lucasps91, eu acho uma boa ideia instalar linux numa lan house, o problema é que a grande maioria das pessoas simplesmente não quer nem ouvir falar em linux, talvez seja melhor fazer algo tipo uma conscientização, além de pesquisar como criar rede, analisar se algum hardware pode ser complicado de configurar e pesquisar bastante sobre os jogos que quer instalar. Talvez seja melhor você utilizar somente um ou alguns para testar se vai dar certo.

Abraços e boa sorte!
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2011, 18:57 »
Acho que os usuários vão estranhar os jogos nativos pra linux, pois aqueles jogos clássicos que muitos gostam de jogar como GTA, CS, Need for speed, acredito que pra fazer funcionar eles no wine vai dar trabalho.

Quanto ao sistema ser linux acho que não vão sentir muita falta pois eles vão abrir o firefox que tem a interface parecida com o do windows.

Outra coisa além dos jogos é o tal Windows live messenger que muitos vão estranhar demais. Teve gente aqui que voltou pro windows só por causa do W.L.M.

Mas seria uma boa experiência uma lan-house usando linux. Mas tem que ser pensado e planejado como já falaram em tópicos anteriores.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #6 Online: 06 de MAR?O de 2011, 16:19 »
Boa tarde Pessoal do fórum!
Volto alegremente aqui, assumindo um compromisso comigo mesmo e pedindo mais uma vez ajuda de vocês.
Como dito, tinha vendido a lan-house, porém, a proposta não foi cumprida e o contrato rescindido!
Sendo assim, ela voltou a ser minha e estou para mexer em quase tudo.
Uma questão importante!
No começo a lan tinha jogos on-line e os convencionais (GTA san andreas, CS source, Need for Speed Underground 2) porém com a implementação do Norton GoBack nas máquinas eu tirei os jogos on-line, já que os patches se perdiam após a reinicialização e cada vez demorava mais para atualizar,então de repente minha vida passou por uma mudança muito grande e do meu ponto de vista eu passei a não ver os jogos como algo bom.
O ambiente se tornou pesado com tanta 'criança' gritando "matei um, matei outro" e todo tipo de palavrões, isso sempre existe em lan-houses, porém me passou a ser um incômodo.
Decidi abrir mão do dinheiro que os jogos me traziam e preferi um público mais selecionado, transformando o estabelecimento em um cyber-café. porém sem serviço de café e lanches.
Infelizmente, por morar em cidade pequena, o serviço de internet é um tanto precário.
Onde estou, não chega speedy, aqui na cidade não existe NET, Banda larga móvel é uma opção relativamente boa para quem precisa de internet para trabalhar, porém para o cyber não seria rentável, sobrando para mim a 'internet via rádio'.
Recebo um sinal de 600kbps e divido o mesmo em 10 máquinas (9 + caixa + baia vazia em que as vezes é conectado notebook de clientes que preferem uso do computador pessoal).
As máquinas são todas Semprom le1150 2,0 ghz com 1gb ddr2, som, rede e vídeo nvidia 6150 onboard, imagino que, com o ubuntu instalado a rede melhoraria já que os aplicativos ocultos do windows consomem a rede sem uso, muitas vezes atrapalhando o uso dos clientes.
Quanto a segurança, pelo meu conhecimento ninguém conseguiria mexer em algo que pudesse causar algum estrago valendo-se do fato de que os aplicativos que podem causar instabilidade necessitam de autenticação para abrir/mexer.
Gostaria de primeiramente dar algumas sugestões.
- Vou fazer uma placa, para anunciar a implementação do novo sistema para saber se será algo bem recebido e antes de mais nada familiarizar o público:
" Visando a melhoria na qualidade de nossos serviços estaremos implementando o sistema Ubuntu Linux em nossas máquinas e para maior comodidade deixamos disponíveis máquinas com o sistema instalado para clientes interessados em testar o sistema e dar opiniões."
- Gostaria de instalar o Ubuntu 10.10 que é um sistema que particularmente eu estou um tanto familiarizado e por ser o mais novo também.
- Segue a lista de aplicativos instalados nesse momento nas máquinas sendo assim o essencial para trabalhar: Office 2007 (OpenOffice), Adobe Reader, GoogleChrome, Mozilla FireFox, CCleaner (Descartado), Flash Player, Java runtime enviroment 6.0 upgrade 22, media player codec pack (Descartado), Windows XP-KB942288-v3 (Descartado), WinRar (7zip), Windows Live + Plus (emesene), Skype (não tenho conhecimento mas acredito que haja versão para linux), .Net Framework 2.0 (Descartado), TinaSoft Easycafe (?) e Norton Goback (Deep Freeze).
NOTA: entre parênteses está o programa cujo substituirá o software que uso aqui, e Descartados são os que provavelmente não serão necessários, sobrando assim os "?" que simbolizam os programas que eu preciso adquirir para substituir.
Me corrijam caso tenha me equivocado em algo.
Inicialmente irei formatar duas máquinas e fazer um computador client para familiarização dos clientes e teste junto à outro computador que formatarei para simular um servidor.
Se tudo correr bem em uma semana de testes, todos dias, eu faço remastersys e passo no resto da lan, já que todos  computadores são iguais por exceção de alguns que tem uma placa mãe diferente, porém imagino que o isso não interfira pois eu usei o remastersys de meu desktop sem driver proprietário de vídeo (asus m4a79t deluxe + 4gb ddr3 + Phenom II x4) no meu notebook (Hp Pavilion dv5) e não apresentou incompatibilidade.
No mais, eu instalo um por um, o que não seria problema para quem já perdeu dias formatando e instalando XP em 10 máquinas.
Estou aberto para opiniões.
Um abraço à todos.
Lucas Pitta

Offline Altair Julião

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 286
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #7 Online: 06 de MAR?O de 2011, 19:30 »
Olá Lucas, o único software que precisa é um gerenciador para lan house / cyber café?

Pesquisando no google encontrei esse tutorial sobre o CafePilot:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-gerenciador-de-Lan-House-no-Linux

Site oficial: http://cafepilot.com/

Você descatou o media player codec pack, mas você já deve saber que terá que baixar os codecs de áudio e vídeo (win32codecs) e uma boa dica é instalar também o repositório Medibuntu.

Código: [Selecionar]
sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list \ --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list sudo apt-get -q update sudo apt-get --yes -q --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring sudo apt-get -q update
Após adicionar o repositório Medibuntu será possível instalar directamente a partir do Synaptic Package Manager o seguinte software:

    * Acrobat Reader
    * Google Earth
    * IBM Java Runtime Environment
    * SUN Java Runtime Environment
    * Opera
    * Real Player
    * Skype

Assim como plugins para diversos formatos multimedia:

    * bmp-wma
    * ffmpeg
    * libavcodec0d
    * libavformat0d
    * libdvdcss2
    * libk3b2
    * libk3b2-mp3
    * libpostproc0d
    * ppc-codecs
    * w32codecs
    * w64codecs
    * xmms-wma

fonte: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Medibuntu
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #8 Online: 18 de MAR?O de 2011, 21:10 »
Boa noite pessoal

Domingo fará uma semana que a lan está fechada, depois de muito ler e apanhar, configurei uma máquina cliente do modo que ela deve ficar, fiz um backup com remastersys e implementei a cópia no caixa.
de começo testei digitalização, impressão pelo caixa e aprendi a usar o cups para impressões em rede.
então, veio o terror...
O CafePilot.
Desculpe se me expressei mal, ou me equivoquei.
maas parece que tem erros no tutorial que você me enviou, lógico que a culpa não é sua alt9225, mas sim de quem escreveu...
e ainda assim, me expresso mal ao dizer culpa, pois eu posso estar errado, e assim como eu, quem escreveu é ser humano, assim sendo passivo de erro.
na parte que ele cita comandos para você criar um lançador para o cafepilot, me parece que ele erra o nome da pasta, colocando cafepilot_client no caminho do arquivo de modo que há uma certa contradição.
criar um lançador do cafepilot_server sendo que o caminho está como cafepilot_client...
enfim, esse não foi o único problema.
tentei do modo que ele explica, segui exatamente e não funcionou.
tentei mudar o comando, conforme lógico para java -jar /usr/CafePilot_Server/CafePilot_Server.jar, e não foi também.
Além disso, o fato de o programa não ser gratuito me desanimou, já que quase que ao "fim" quando já está dentro do programa do servidor, existe uma aba que diz para copiar o serial gerado pelo programa e enviar para a equipe a fim de comprar uma licença para 50 computadores, já que o modo habilitado gerencia apenas duas máquinas client.

enfim, peço à vocês mais uma luz, alguém que já tenha usado algum programa e o recomende ou que passou por experiência parecida na instalação do cafepilot mesmo.

além disso, procurei pelo Cafe con leche, um gerenciador que tinha visto antes e até tinha visto um tutorial na net ( http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=777093 )

amanhã vou tentar mexer nele e ver o que consigo, agora está tarde, vou para casa meditar e amanã cedo volto para a minha batalha.

Um abraço à todos e muito obrigado desde já!

Offline Altair Julião

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 286
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #9 Online: 21 de MAR?O de 2011, 20:51 »
Olá Lucasps91, foi mal pela dica mal elaborada, vou te passar alguns outros links sobre o cafepilot, não sei se vc já os viu antes:

http://livre.wiki.br/debate/index.php?topic=216.0

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-gerenciador-de-Lan-House-no-Linux?pagina=1
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #10 Online: 22 de MAR?O de 2011, 12:00 »
Imagine alt9225, sem problemas!

Hoje fazem 9 dias que a lan-house está fechada devido à revolução por assim dizer que resolvi fazer...
Tenho boas notícias para vocês:
Achei um gerenciador chamado Mkahawa, Muito bom e completo.
instalei ele no ubuntu 10.10 e o servidor se comportou bem, porém o client não quis iniciar, então procurei saber na internet sobre o funcionamento dele.
achei um fórum estrangeiro de linux/ubuntu em que uma pessoa relatava o mesmo problema que o meu (o client não toma posse do sistema na inicialização) e ele comenta ao dar o tópico como resolvido:
Achei o funcionamento do client insatisfatório com o ubuntu 10.10 então instalei o 10.04 e tudo deu certo.
Pois bem, domingo anoite, após ler isso, deixei baixando o 10.04 x32 para a lan e o x64 para minha pessoa, ontem cheguei aqui cedo, instalei em uma máquina e instalei os pacotes que o client necessita para rodar.
como o caixa funcionou normalmente e já tinha o servidor instalado, mesmo sendo 10.10 eu deixei ativo e ao terminar de seguir o tutorial ocorreu o esperado, o client tomou posse do usuário do sistema após a inicialização...
Não procedi a configuração completa pois estava 'desesperado' para fazer funcionar logo...foi um erro mas eu tenho muitas contas à pagar essa semana e preciso voltar a trabalhar.
No mais, a máquina client foi aberta do caixa, como de esperado e isso bastou.
Qualquer notícia eu volto!

Um abraço à todos.

Offline Gabr1990

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • @Gabr1990
    • Ver perfil
    • Mente Abduzida
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #11 Online: 22 de MAR?O de 2011, 13:21 »
Conteúdo interessante e bom humor: http://menteabduzida.net/ :D

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #12 Online: 22 de MAR?O de 2011, 15:43 »
Olá Lucas, eu jogo uns jogos do windows aqui instalados pelo "PlayOnLinux", inclusive um que adoro: Age of Empires 2, é antigo, mas ainda prefiro o modo de jogo deste as novas versões deste jogo. Este PlayOnLinux dá para instalar uns Need for Speed, tenho aqui instalado Need for Speed: Most Wanted", bem como outros jogos do windows, até Office 2007, funciona relativamente bem o Word, Excel e PowerPoint..., para aqueles clientes que gostam da versão da microsoft ou estão acostumados a só aquele tipo. Eu agora já acostumei com "Empathy", mas antes gostava de utilizar "gaim" como msn.

Na "central de programas do ubuntu>jogos" possui uma boa quantidade de jogos, tens uns lá que são legalzinhos.

Um site que recomendo dar uma olhada é:

http://www.ubuntugames.org/

Em relação ao skype aqui uso de boa e dá para instalar do próprio site do skype:

http://www.skype.com/intl/pt/get-skype/on-your-computer/linux/

Aqui no site do google dá para abaixar o google earth:

http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/download/ge/agree.html

Espero que estas informações sejam lhe útil.E desejo sucesso nesta empreitada...
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #13 Online: 22 de MAR?O de 2011, 15:59 »
Esqueci, no wine também dá para ver se tal jogo esta funcionando e grau de funcionamento por uns review de uns usuários... Este site é bom para ver alguns jogos se já estão começando a ser suportados pelo wine:

http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=category&iId=2&sAction=view&sTitle=Browse+Applications

Aqui é a página inicial do programa "wine":

http://www.winehq.org/

Atualmente esta nestas versões:
Stable:   Wine 1.2.2 (shortlog) -> estável
Development:   Wine 1.3.16 (shortlog) -> em desenvovimento
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Liberdade à uma Lan-house
« Resposta #14 Online: 22 de MAR?O de 2011, 17:42 »
Mais problemas!!

Bom pessoal, tenho um problema e gostaria de compartilhá-lo com vocês.
Completo o sistema com multimídia e vídeo, mas tenho um backup dele sem o vídeo caso as outras máquinas não aceitem mesmo o hardware sendo igual.
Criei o iso do sistema com o remastersys 2.0.18-1, o mesmo que usava no ubuntu 10.10...
A iso foi feita, ocupando 1,3gb como sendo backup, o tamanho esperado por mim porém a iso não deu boot.
à começo, quando eu criei o pendrive com a iso do 10.04 que tinha baixado, dava o mesmo erro ao dar boot:

vesamenu.c32: not a com32r image
boot:

procurei por solução na internet, e se não me falha a memória, aqui mesmo, o usuário platão dizia que isso era comum, bastava digitar help para abrir outra tela e você pressionava enter para dar o boot normalmente...

Porém, quando se digita qualquer coisa (help por exemplo) aparece:

Could not find kernel image: help

realmente, não faço idéia do que possa ser feito!
se alguém puder me ajudar, ficarei imensamente agradecido, já que o futuro do ubuntu no meu bairro depende de mim.

Antes de mais nada devo agradecer mesmo que pela ajuda indireta que o fórum me dá.

Um abraço à todos.
Lucas Pitta