Autor Tópico: Erro no boot (grub)  (Lida 4397 vezes)

Offline wilsondeal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Erro no boot (grub)
« Online: 26 de Janeiro de 2011, 16:57 »
Pessoal, é o seguinte.
Meu HD é de 500GB e só possuia o Ubuntu. Inseri o live cd, e iniciei a liberação de espaço na minha partição do ubuntu, pois pretendia fazer dual-boot com o slackware. Porém, no meio do processo de partição, cancelei e depois "re-aumentei" minha partição do ubuntu, deixando-a como estava. Reiniciei o pc e aparece o seguinte:

error: invalid magic number
error: you need to load the kernel first
Press any key to continue...

eu pressiono um tecla e ele reinicia..e fica nesse "loop". Já pesquisei de tudo no google... mas nada. Já inseri o live CD...tentei reparar o GRUB... tentei reinstalar, mas nada.
Pelo que vi, após eu montar minha partição (/dev/sda2) e tentar criar um "prompt de root" ele retorna erro "/bin/sh"...(eu utilizo o comando chroot /mnt/sda2)
Agora liberei espaço e instalei na outra partição o ubuntu. Acontece que na partição que estou com problemas, não visualizo meus perfis (onde tenho todos os documentos etc..) e tbm ñ visualizo as pastas com permissões de root.

O grub do novo ubuntu está normal (é o grub2), mas da partição que está com problemas...tá "osso" (é grub [menu.lst]).
Nenhum dos arquivos do grub.. ou que seja necessário abrir como root eu consigo abrir pelo gedit.

Alguém tem uma idéia do que posso fazer?

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Erro no boot (grub)
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2011, 19:04 »
Citar
(...) porém, no meio do processo de partição, cancelei e depois "re-aumentei" minha partição do ubuntu, (...)

Você não devia ter cancelado. Esses processos de redimensionar partição é suscetível a dar erro, ainda mais cancelando no meio do processo.  Acho que deve ter corrompido algum arquivo do sistema.

Vamos ver se alguém consegue te orientar pra não precisar instalar tudo de novo. E acredito que vai ter que dar uma verificada na integridade do disco.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline wilsondeal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Erro no boot (grub)
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2011, 11:26 »
Li alguns tutoriais para reparar o grub da partição que está com problemas (sda2, formato ext4) e percebi que a maioria conseguiu através do comando "chroot".

Porém, eu o executo (chroot /mnt/sda2) e ele retorna o seguinte erro:

/bin/sh: error while loading shared libraries: /lib/tls/i686/cmov/libc.so.6: invalid ELF header

Tá difícil viu...

Alguém?
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, 09:48 por wilsondeal »

Offline wilsondeal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Erro no boot (grub)
« Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 20:26 »
Pois é pessoal, infelizmente não obtive ajuda =/

Depois de tantos tutoriais lidos e relidos.... analisando meu problema.. concluí que o problema estava no kernel. Ele estava corrompido.
Como tinha duas partições lógicas (uma com ubuntu zerado e a outra com o problema) peguei o live cd da última versão do ubuntu e pensei em atualizar a distro.

Antes, criei alguns arquivos e pastas na partição boa, para ter certeza que não seria formatada. Até aí blza. Inseri o live cd.. .atualizei a distro da 10.04 para 10.10. Carreguei o perfil e... atualizou sem problemas!!! Manteve meus arquivos, configurações e talz.

Daí pensei, como deu certo nessa partição, vou tentar na que está com problemas. Fiz o mesmo procedimento e...

Deu derma. A partição foi formatada. Ele apagou todos os meus arquivos. 2 anos de facú, dados pessoais de muito tempo, fotos únicas...pois é...
disso tudo tirei uma lição e a repasso: faça backup de tudo!

Gosto muito do ubuntu e do mundo linux.. sou um usuário de nível 6,5 numa escala de 1 a 10, mas pra mim já era. Instalei outro sistema operacional.

Offline wilsondeal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Erro no boot (grub)
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 20:29 »
Agradeço à quem tentou me ajudar. Procurei pelo fórum como fechar o tópico mas não achei link algum.


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Erro no boot (grub)
« Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 20:32 »

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Erro no boot (grub)
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 23:37 »
Além da lição do backup, você também aprendeu a nunca interromper essas operações envolvendo partições.

E além disso tudo admitir os nossos erros. Tem coisas que os sistemas falham mesmo. Mas tem coisas que a culpa está entre o teclado e a cadeira. Independentemente do sistema que esteja usando.

T+.
Ubuntu 12.04